Medo de dirigir

seg, 14/04/2008 - 15h00

Carros parados na avenida Paulista

Viver sem carro parece impossível para quem mora nas grandes cidades. Quem ainda não tem o seu, ganha um empurrãozinho do mercado cheio de financiamentos e facilidades de pagamento. Mas por incrível que pareça existem pessoas que fogem do volante e têm medo de dirigir.

Nós, mulher, somos maioria nesse grupo, a maior parte entre 30 e 45 anos, conforme a pesquisa desenvolvida pela psicóloga Neuza Corassa, especialista em medos e fobias também autora do livro Vença o Medo de Dirigir - Como Superar-se e Conduzir o Volante da Própria Vida (Ed. Gente).

Ao levar as filhas na escolha, Neiva Piloni, de 43 anos, não conseguia sentir as mãos e as pernas, esse foi o sinal de alerta para a engenheira procurar ajuda. “Ao entrar na garagem, o carro se transformava em um monstrinho”, comenta.

Na maioria das vezes, o medo de dirigir não está relacionado com traumas em acidentes, seqüestros relâmpagos ou perda de familiares e pessoas próximas no trânsito, como no caso de Neiva. “Eu tinha medo de atrapalhar o trânsito. Também tinha pavor de uma simples rampinha perto de casa”, explica.

Segundo a psicóloga, o medo ocorre em pessoas extremamente responsáveis, organizadas ou detalhistas. Geralmente são pessoas bem sucedidas com receio de errar e ser desaprovado pelo outro, inclusive no trânsito. Neuza conta que um dos seus pacientes inventava mil desculpas para não ter que dirigir. “Ele até deixava de preencher cupons de concursos de carros para não ter que ganhar”, acrescenta.

Em alguns casos, o medo é tão grande que se transforma em fobia. Entre os sintomas relacionados estão tremedeira nas pernas, transpiração excessiva e taquicardia.

Durante o tratamento, Neiva passou por três etapas que incluíam a análise funcional, fase em que são tratadas as ansiedades, o relaxamento, principalmente muscular para liberar a tensão.

“Também levantamos os principais medos, como, trânsito, manobras e rampas”, explica à psicóloga. Por fim, os pacientes que já tem a carteira de habilitação voltam às ruas com instrutores treinados pela própria psicóloga.

São oito sessões no consultório. O tratamento prático acontece uma vez por semana, de quinze em quinze dias e mensalmente. Tudo é realizado entre três e quatro meses. “Depois disso bastaram quinze dias para eu voltar à minha rotina. Hoje em dia tenho uma ótima relação com o monstrinho (risos)”.

10 dicas para vencer o medo de dirigir

Segundo a psicóloga Neuza Corassa, o medo do volante é o mais comum. Após a trajetória de acidentes com avião durante o ano passado, o pânico de voar foi a segunda razão para as pessoas procurarem o seu consultório. Veja algumas dicas para enfrentar o volante:

1.Procure trabalhar sua respiração. O ansioso respira muito rápido e "curto" - apenas com o tórax e não da forma correta envolvendo também o abdômen.

2.Faça algum tipo de atividade física ou relaxamento muscular, para produzir endorfinas que irão neutralizar a química da ansiedade noradrenalina.

3.Inicie uma aproximação com o carro dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.

4.Ainda dentro da garagem, ligue o carro e faça pequenos movimentos para frente e para trás.

5. De voltas no quarteirão em horários sem movimento. Procure ruas tranqüilas e que não tenham crianças.

6.No começo, escolha um ou dois trajetos. Isto evitará ansiedade.

7.Marque em sua agenda, pelo menos duas vezes por semana para praticar o exercício de dirigir. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hábito diário fará você adquirir confiança.

8.Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos.

9.Não se assuste com os sintomas da ansiedade que se manifestarão no seu corpo: tremedeira, taquicardia, transpiração. Elas tenderão a diminuir.

10.Dirija inicialmente para você. Não tente provar nada para os outros. Isto diminuirá as expectativas sobre você e baixará a ansiedade.

Fonte -

Vença o medo de dirigir

Neuza Corassa

Editora Gente

Por Juliana Lopes

31 comentários no Vilaclub

Comente!
Vicentini
qua, 17/12/2014 - 16h51 - reportar abuso

ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.

ATENDEMOS: Cubatão - Santos - São Vicente - Praia Grande - Mongaguá.

Hoje em dia é comum a figura do Personal Trainer, aquele profissional que ajuda pessoalmente e quase que diariamente o cliente a manter sua forma física. Mas o que pouca gente conhece é o serviço de Personal Driver.

Este é o trabalho realizado pelo instrutor Fábio Vicentini. O curso é voltado para pessoas que tem algum tipo de dificuldade, falta de confiança ou restrição para dirigir.

O serviço é pioneiro e exclusivo na região metropolitana de São Paulo. As aulas são individuais e o instrutor busca o aluno em casa, no trabalho ou onde ele estiver para todas as atividades.

No início do curso o instrutor avalia a habilidade do aluno e a partir daí desenvolve o melhor planejamento de trabalho, que inclui noções básicas de dirigir, situações do dia-a-dia e viagens em auto-estradas.

Ao final do acompanhamento do Personal Driver, o aluno estará totalmente apto a enfrentar o trânsito das maiores metrópoles, bem como realizar grandes viagens com tranqüilidade e segurança.

É importante lembrar que o aluno precisa ser habilitado e o curso não substitui as aulas obrigatórias e todo o processo para adquirir a habilitação.

O programa de Personal Driver segue o nome bem à risca. Todas as aulas acontecem no sistema de Delivery Class, no qual o instrutor vai ao encontro do aluno, onde quer que ele esteja. O curso é tão personalizado que é o próprio cliente quem faz o seu horário.

Para que o curso seja mais produtivo é fundamental que o aluno se sinta à vontade para aprender com naturalidade. Fábio Vicentini dá toda a estrutura necessária com carros que possuem ar-condicionado, direção hidráulica e sempre uma música relaxante no cd player.

Além da estrutura diferenciada no sistema de aulas e nos carros utilizados no curso, outra grande diferença entre o serviço de Personal Driver e as tradicionais aulas para habilitados é a didática.

Transmitindo sempre calma e tranqüilidade, Fábio Vicentini passa o conteúdo das aulas com clareza e precisão aos alunos. A aprovação até hoje é de 100%.

O acompanhamento do Personal Driver tem carga de 20 horas-aulas, distribuídas conforme a disponibilidade e necessidade do cliente.

O curso é dividido em três partes: técnicas básicas de direção, reprodução das situações do dia-a-dia e desenvolvimento de técnicas em estrada.

Assim como numa avaliação física, Vicentini usa as primeiras aulas para enxergar como está a dirigibilidade do aluno e então fazer uma programação mais adequada a cada um.

No início o Personal Driver desenvolve o controle dos pedais e a técnica de dirigibilidade do cliente. Estes fatores geram mais controle, segurança e facilitam a condução do veículo em situações comuns, como subidas, retomadas, contorno de curvas, desvios, mudanças de faixas e ultrapassagens.

Após afiar a técnica para condução do veículo, o aluno passa a simular as situações que encontra no seu dia-a-dia, para se familiarizar e não ser pego de surpresa. Esta consiste em idas ao supermercado, à faculdade, ao shopping ou ao trabalho.

Preparado para enfrentar o trânsito de uma metrópole, o aluno chega à fase final, que é aplicar seus conhecimentos na estrada. O encerramento é uma viagem, no carro do cliente, ao litoral sul de São Paulo, passando por Praia Grande, São Vicente – com parada no topo da Ilha Porchat – e Santos.

Os alunos da baixada sobem a serra indo até São Paulo.

Fábio Vicentini está ligado com educação ao volante há mais de 15 anos. Ele iniciou seu trabalho como instrutor em 1996, dando aulas para futuros pilotos de carros e de motos. Neste mesmo ano ele fez parte da equipe de resgate do GP Brasil de Fórmula 1.

Faz parte do CEOC. Centro de Exelência de Oficiais de Competição reconhecida pela FIA.

Em 1996 Vicentini iniciou seu trabalho como instrutor de direção defensiva e instrutor de teste driver (função exercida na BMW e na Volvo,GM,BMW,Ford,Kia e em 1998 passou a realizar o xclusivo serviço de Personal Driver.

Ele também atua como piloto e instrutor de Test Drive, tanto de motocicleta quanto de carros. Atualmente também ministra aulas práticas de pilotagem competitiva na Alpie – Escola de Pilotagem, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Contato: (13) 34679848. (13) 99787-8976.

responder ao comentário
matheus oliveira
ter, 15/07/2014 - 16h28 - reportar abuso

Eu tinha muita dificuldade, mas estou me acostumando, até pra começar a aprender eu demorei, mas eu assisti algumas aulas que me ajudaram muito a perder o medo de dirigir, vou até deixar o link pra quem quiser assistir também: http://bit.ly/aprender-dirigir1

responder ao comentário
Arvin Avila
ter, 27/05/2014 - 22h22 - reportar abuso

É realmente um problema, mesmo os mais experientes depois de um determinado tempo em trânsitos caóticos como o de São Paulo e algumas outras grandes cidades acabam criando repulsa ao que já foi tão prazeroso, como dirigir.

Minha esposa, após ficar alguns anos sem pegar no volante, no que por sinal sempre foi uma motorista muito hábil (eu até preferia sair com ela dirigindo, mais cuidadosa, atenciosa, mais esperta) teve, por necessidade de um novo trabalho que arrumou, voltar a dirigir diariamente, não só de casa para o serviço e vice versa, como também a trabalho, pois a nova atividade dela é visitas e treinamentos a clientes.

Tive de socorrer ela no início, pois simplesmente travava no meio do trânsito.

Felizmente conhecemos um treinamento online que foi totalmente eficaz com ela, e ainda podia assistir as dicas e vídeos em casa, no serviço, ou seja em qualquer momento vago que aparecesse.

Se me permitem indicar, o site é dirigindosemmedo.com

Sucesso a todos(as)

responder ao comentário
mattos aulas para habilitados souza
seg, 06/01/2014 - 14h57 - reportar abuso

Feliz 2014 para todos

Treinamento p habilitados itaquera guaianazes e região,vamos no endereço sem custo 2851-0606

www.dirijaautocontrole.com

responder ao comentário
mattos aulas para habilitados souza
qua, 11/12/2013 - 23h52 - reportar abuso

olá, sou o mattos,dou aulas para habilitados aqui na leste itaquera,guaianazes e região 2851-0606 vamos no endereço,recomendo esta pagina,tem muita informação importante para muitos,parabens

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

casamentoorgasmo femininodrenagem linfáticamusculaçãomaquiagempenteadostriglicéridessaladasansiedadecortes de cabeloorganizaçãopartobolo de cenourakama sutrabolo de chocolatebepantoldieta dukandieta detox