Níquel e dermatite de contato

qua, 17/03/2010 - 05h10

Níquel e dermatite de contato

O níquel, metal predominantemente usado na fabricação de aço inoxidável, pode ser encontrado em baterias de celular, nas adoradas bijuterias, botões de roupa e moedas. Até ouro, prata e sua comida preferida podem ter um pouquinho de níquel.

Pessoas alérgicas a essa substância precisam tomar cuidado, pois ela pode causar dermatite de contato. "Como é uma dermatite por sensibilização, através do sangue, pode causar a alergia não somente no local onde encostou, mas em áreas de pele onde nem houve contato", explica Silvia Zimbres, da Doux Dermatologia, em São Paulo. A médica Flavia Sternberg, dermatologista da Clínica Julio Gil, afirma que pelo menos 8% da população são sensíveis ao níquel.

Segundo Silvia, as pessoas alérgicas ao níquel precisam de apenas alguns minutos de contato para desencadear a dermatite. "Um botão de jeans encostado na barriga ou até segurar moedas na mão pode ser o suficiente", alerta. Ela garante ainda que o material usado nas baterias de celular não são nocivos. "As baterias só são perigosas se ‘vazarem’".

Para não sofrer às consequências da alergia, o ideal é evitar o contato. Algumas pessoas precisam inclusive forrar os botões metálicos das roupas. Se houver a alergia, o dermatologista deve ser consultado, tanto para tratar a crise como para orientar quanto ao que se deve usar ou não.


Outro meio onde se entra em contato com o níquel é comendo. "Muitos alimentos contem níquel, como o chocolate, a gordura hidrogenada, feijão, nozes ervilhas secas e cereais, por isso, uma pessoa que é sensível pode desenvolver sintomas alérgicos, mesmo não tendo utilizado qualquer objeto que o contenha, em sua composição", explica a nossa colunista e dermatologista Daniela Graff, de São Paulo. "Em casos graves, são prescritas medicações à base de corticóides e antibióticos", finaliza.

Por Sabrina Passos (MBPress)

14 comentários no Vilaclub

Comente!
Gabriela
sab, 08/02/2014 - 13h19 - reportar abuso

Gostaria de saber se os esmaltes também tem sulfato de niquel

responder ao comentário
Elaine
ter, 28/01/2014 - 19h59 - reportar abuso

No caso de ser alergico a níquel, e, estar passando pomadas que contém curticóide ou até tomar injeções que contenham curticóide... Tem que fazer isso pra sempre, qual é o tratamento para acabar com essa alergia? Pq esse é o meu caso, já fazem quase um ano que estou nessa situação... Me ajude por favor, pq estou desesperada...

responder ao comentário
janete lucia
dom, 15/07/2012 - 22h16 - reportar abuso

quais saos os alimentos que comtem sulfato de niquel e tudo que e feito dele

responder ao comentário
mariana nunes ferro gomes
dom, 06/05/2012 - 17h59 - reportar abuso

Olá...sou alérgica a sulfato de níquel e gostaria de saber quais materiais e quais alimentos tem níquel e como conviver melhor com essa alergia. Obrigada.

responder ao comentário
regina vieira
sex, 20/04/2012 - 16h39 - reportar abuso

Estava mesmo precisando de saber sobre Niquel, fiz varios testes Alergicos, deu positivo Niquel e cobalto, gostaria de saber mais sobre estes dois metais por favor. Sofro com muita alergia desde Fevereiro de 2011, médicos sempre passam medicamentos que melhoram por um tempo, depois voltam novamente, obrigada,

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas