Níquel e dermatite de contato

Níquel e dermatite de contato

O níquel, metal predominantemente usado na fabricação de aço inoxidável, pode ser encontrado em baterias de celular, nas adoradas bijuterias, botões de roupa e moedas. Até ouro, prata e sua comida preferida podem ter um pouquinho de níquel.

Pessoas alérgicas a essa substância precisam tomar cuidado, pois ela pode causar dermatite de contato. "Como é uma dermatite por sensibilização, através do sangue, pode causar a alergia não somente no local onde encostou, mas em áreas de pele onde nem houve contato", explica Silvia Zimbres, da Doux Dermatologia, em São Paulo. A médica Flavia Sternberg, dermatologista da Clínica Julio Gil, afirma que pelo menos 8% da população são sensíveis ao níquel.

Segundo Silvia, as pessoas alérgicas ao níquel precisam de apenas alguns minutos de contato para desencadear a dermatite. "Um botão de jeans encostado na barriga ou até segurar moedas na mão pode ser o suficiente", alerta. Ela garante ainda que o material usado nas baterias de celular não são nocivos. "As baterias só são perigosas se ‘vazarem’".

Para não sofrer às consequências da alergia, o ideal é evitar o contato. Algumas pessoas precisam inclusive forrar os botões metálicos das roupas. Se houver a alergia, o dermatologista deve ser consultado, tanto para tratar a crise como para orientar quanto ao que se deve usar ou não.


Outro meio onde se entra em contato com o níquel é comendo. "Muitos alimentos contem níquel, como o chocolate, a gordura hidrogenada, feijão, nozes ervilhas secas e cereais, por isso, uma pessoa que é sensível pode desenvolver sintomas alérgicos, mesmo não tendo utilizado qualquer objeto que o contenha, em sua composição", explica a nossa colunista e dermatologista Daniela Graff, de São Paulo. "Em casos graves, são prescritas medicações à base de corticóides e antibióticos", finaliza.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

alimentaçãomassagemcelulitedrenagem linfáticaemagrecermusculaçãovarizestpmperder pesomenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesalongamentoansiedadehpvdietacolesterolpartolinhaçacâncer de mamaautoestimaleg presssibutraminadieta detoxsuco detoxdieta ravenna