O que é blefaroespasmo?

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+

O que é blefaroespasmo

Piscar é saudável porque a lágrima limpa a córnea e neutraliza microrganismos que poderiam provocar infecções. Mas, em alguns casos, o ato de abrir e fechar os olhos pode caracterizar uma doença, o blefaroespasmo, cuja principal característica é piscar de maneira descontrolada e excessiva.

O blefaroespasmo atinge homens e mulheres a partir dos 60 anos. Normalmente, a doença começa de forma discreta e aos poucos vai se intensificando.

A pessoa pisca sem parar, a ponto de não enxergar. Segundo André Borba, doutor em Oftalmologia pela USP, o indivíduo com blefaroespasmo pode apresentar “cegueira funcional”, o que o incapacita para atividades normais do dia-a-dia, como dirigir, ler, escrever, cozinhar etc.

“Foi por meio do uso do botox em pacientes com blefaroespasmo que se descobriu o uso cosmético da substância”

Quando o tempo passa e o portador não encontra tratamento, a ansiedade aumenta. Muitos acham que o problema é psicológico e consultam especialistas. Artigos médicos

revelam que os doentes passam, em média, por três profissionais até obter o diagnóstico.

A literatura descreve também casos de indivíduos que, tomados por depressão, tentaram o suicídio. Segundo Borba, a divulgação da doença é importante por causa desse dado, pois o blefaroespasmo ainda é ignorado pela população.

Para o diagnóstico é necessário um minucioso exame oftalmológico que determinará se se trata de blefaroespasmo essencial ou secundário (provocado por problemas oculares).

A doença ainda não tem cura, mas é controlável com a injeção de toxina botulínica em pontos específicos nas pálpebras. “Em geral, observa-se o relaxamento muscular de 3 a 5 dias após a aplicação” afirma o especialista. O único inconveniente é que a aplicação tem

de ser repetida semestralmente.

Leia também: Óculos de sol - cuidados e recomendações! e Lentes de contato - cuidados com a higiene!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+

Comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

alimentaçãomassagemcelulitedrenagem linfáticaemagrecermusculaçãovarizestpmperder pesomenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesalongamentoansiedadehpvdietacolesterolpartolinhaçacâncer de mamaautoestimaleg presssibutraminadieta detoxsuco detoxdieta ravenna