Moda das Famosas

Pratique RPG

Qui, 04/09/2008 - 12h32

Exercícios RPG

Andar na linha, com a coluna ereta e todos os músculos bem colocados, evita dores não só nas costas, mas no corpo todo. Ainda pode fazer aquela “barriguinha” saliente desaparecer.

Publicidade



O grande porém é que não se muda uma postura errada de anos tão facilmente. É preciso treinar o corpo e fortalecer a musculatura global. O que ajuda e muito é a Reeducação Postural Global (RPG).

A técnica alivia e previne as dores, não somente da coluna, mas do corpo todo. “Ela é baseada em três princípios: individualidade - cada ser humano sente e reage de maneira diferente; causalidade - a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG remonta da conseqüência à causa da lesão; e globalidade - não trata o corpo por partes isoladas e sim como um todo”, explica Gilberto.

O método pode ser indicado em todas as áreas em que a fisioterapia atua, independente da idade do paciente. “A técnica age contra dores lombares, dorsais e cervicais, lesões por esforços repetitivos, desvios de coluna, dos pés e dos joelhos, enxaquecas, bursites, torcicolos, hérnias de disco, em algumas alterações respiratórias, na dor lombar durante a gravidez, bem como preparação para o parto, e na proteção contra os processos degenerativos articulares.

Em crianças e jovens, previne as conseqüências da má postura. Seu campo de atuação é bem amplo”, afirma o médico. “A técnica também pode corrigir problemas estéticos como a ‘barriga’ em pacientes não obesos, que é causada por hiperlordose lombar”

O caso da professora Elizabete Garcia foi por decorrência do trabalho. “Eu trabalhava o tempo inteiro sentada e com o tempo passei a sentir dores nas costas. Procurei um especialista e passei a fazer RPG para melhorar minha postura. No início foi complicado. Tinha que me policiar o tempo todo, mas agora já me acostumei e as dores passaram”, conta a professora.

Efeitos

A RPG não tem contra-indicação, pois ela pode ser adaptada a qualquer tipo de paciente. Mas mulheres grávidas, com osteoporose e câncer devem tomar alguns cuidados. “O tratamento é individualizado e as sessões são semanais, durando aproximadamente uma hora cada.

Segundo o especialista, nas primeiras sessões já é possível notar alguns resultados, mas é em torno da décima que eles se tornam mais efetivos. “Depende muito do tipo de lesão e da assiduidade do paciente ao tratamento”, afirma.

A técnica também pode corrigir problemas estéticos. “Posso citar o exemplo de barriga em pacientes não obesos, que é causada por hiperlordose lombar. O paciente não é gordo, mas tem barriga proeminente. Com o tratamento isto é corrigido. Outro exemplo que posso citar é da gibosidade (corcunda) que também pode ser corrigida com a RPG”, conta o médico.

Fonte - MBPress

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos