Foto - Shutterstock
Vamos combinar, tem muita coisa que pode dar errado da cintura para baixo,. Embora comuns, alguns problemas com a saúde da vagina causam bastante constrangimento para as mulheres, que só querem resolver tudo o mais rápido possível.
Para te poupar de fazer aquelas buscas vagas na internet, resolvemos ir direto ao assunto. O VilaMulher conversou com a ginecologista e obstetra Erica Mantelli para sanar todas as suas dúvidas sobre os problemas que mais causam vergonha ou preocupação nas mulheres. Vem ver:
Os cistos vaginais são bolsas fechadas contendo líquido ou material semi-sólido que ocorre por uma obstrução de um glândula ou de um canal. Não é grave, porém, é preciso um acompanhamento médico.
Em alguns casos, o tratamento é apenas acompanhar o crescimento, se houver um aumento muito intenso do cisto pode ser necessária a remoção cirúrgica ou caso haja infecção do local é recomendado fazer o uso do antibiótico.
Não é nada grave nem que comprometa a fertilidade ou a saúde da mulher, porém, precisa de tratamento.
O odor desagradável na região vaginal pode significar alteração do pH predispondo infecções, inflamações vaginais, com corrimento ou também o processo de higiene que não está adequado.
Não é normal ter odor desagradável, caso note a presença do odor ou de corrimento procure um ginecologista para que o tratamento adequado seja realizado e receber orientações para higiene do local.
O ciclo menstrual deve durar de 21 a 35 dias, sangramento fora do período menstrual pode significar alterações hormonais, presença de cisto e miomas, pólipos e também inflamações no colo do útero acompanhado de lesões e/ou na vagina. Portanto, procure um ginecologista para ser avaliada o quanto antes.
O tratamento irá depender de qual é a causa, em muitos casos é possível tratar com anticoncepcional. Se for alguma infecção ou lesão no colo do útero pode ser necessário fazer uma cauterização ou uma pequena cirurgia. E se alterações hormonais o médico pode indicar medicamentos para a correção.
Não é normal ter coceira na região vaginal. A coceira pode se um sintoma de infecções provocadas por fungos.Portanto, é importante conversar com o seu médico para que seja feito um diagnóstico e verificar se há a presença de infecção causada por fungo ou alguma bactéria.
O tratamento pode ser feito com banho de acento com uso pomadas ou comprimidos vias vaginais ou oral.
Dor ao urinar pode ser um indicativo de infecção de urina. Além disso, pode ter dor pélvica, escurecimento da urina e aumento da vontade de urinar por varias vezes. Caso tenha a presença de alguns desses sintomas é importante conversar com o médico para que seja indicado o medicamento adequado, principalmente a base de antibiótico evitando o automedicamento.
Se a dor ao urinar for provocada pela infecção de urina o tratamento vai ser antibiótico e hidratação. O tratamento vai depender da causa.
A principal causa de falta de lubrificação são as alterações hormonais e também alteração no ciclo de resposta sexual. Muitas vezes a mulher durante a relação sexual não tem o tempo de preliminar adequado, e com isso, ela não consegue sentir-se excitada. Dessa forma, a relação ocorre sem lubrificação adequada causando a dor.
O tratamento vai depender da causa. Alguns anticoncepcionais também podem prejudicar a lubrificação, o médico deve avaliar a causa dessa ausência e diminuição de lubrificação para passar o tratamento correto, que pode ser feito com o uso de lubrificantes de uso tópico e medicamento via oral.
Nada de se desesperar, tudo tem solução! Persistindo as dúvidas você pode consultar seu ginecologista. A Dra. Erica Mantelli também pode ser encontrada no site www.ericamantelli.com.br . Cuide-se!
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet