Um novo formato de protetor solar vem conquistando o mercado brasileiro: o protetor solar em spray. Mas será que ele é tão eficiente quanto o tradicional, em creme? Mesmo com promessas de eficácia, um teste realizado com dez marcas de protetor solar em spray vendidas no Brasil mostrou que todas possuem fator de proteção solar menor do que o que indicado no rótulo.
O teste realizado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) selecionou produtos que indicavam possuir o FPS 30 na embalagem. O que mais se aproximou desse índice foi o protetor Sport, da marca Cenoura & Bronze: FPS de 22,8.
O resultado é preocupante, já que o fator de proteção solar indica o tempo de exposição à radiação ultravioleta necessário para produzir vermelhidão na pele. Isso significa que se a pessoa usar o fator 30, ela vai demorar 30 vezes mais para queimar a pele do que se não estivesse usando protetor algum. Exemplo: se ela demora dez minutos para ficar vermelha, sem protetor, com um filtro de fator 30 ela fica protegida da exposição solar por cinco horas.
Mas nesse caso, o consumidor tem menos tempo do que acredita, pensando que está protegido. A coordenadora da Proteste, Maria Inês Dolci, afirma que se o produto não atinge o objetivo de proteção, é preciso mudar o rótulo. Os resultados do teste foram encaminhado à Anvisa com um pedido de cassação do registro dos produtos fator 30 que foram analisados, para que sejam reclassificados corretamente.
Veja a lista das marcas em spray reprovadas pela Proteste e o verdadeiro fator de proteção solar que, segundo a Associação, cada um possui:
- Cenoura e Bronze - FPS encontrado: 22,8
- Red Apple - FPS encontrado: 21,2
- Sundown - FPS encontrado: 18,2
- Natura - FPS encontrado: 17,5
- O Boticário - FPS encontrado: 17,1
- Australian Gold - FPS encontrado: 15,9
- Nívea Sun - FPS encontrado: 15,3
- L'Oréal - FPS encontrado: 15,2
- Coppertone - FPS encontrado: 14
- Banana Boat - FPS encontrado: 13,1
Por Jessica Moraes
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet