Reposição hormonal: tire suas dúvidas

sex, 19/09/2008 - 18h22

Reposição hormonal

Conheça tudo sobre reposição hormonal com o Dr. Ricardo Meirelles, vice-presidente do Departamento de Endocrinologia e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Por que ela é necessária?

Porque a falta dos hormônios ovarianos causa diversos problemas. Em curto prazo, a mulher pode sentir ondas de calor, muito desconfortáveis, que ocorrem diversas vezes, inclusive durante a noite. Além disso, ocorre ressecamento vaginal, que pode prejudicar o relacionamento sexual. A continuidade da deficiência desses hormônios pode contribuir para aumento do colesterol e das doenças cardiovasculares, além da osteoporose , com enfraquecimento dos ossos e maior risco de fraturas.

Quais são os métodos usados para fazer esta reposição?

Os estrogênios podem ser administrados por via oral, por via transdérmica, sob a forma de adesivos, por gel de absorção percutânea, implantes e, mais recentemente, por via nasal, como spray. Os progestágenos são administrados por via oral.

Existe algum efeito colateral do tratamento?

O tratamento de reposição hormonal deve ser realizado com os mesmos hormônios que a mulher sempre teve no seu organismo e a dose deve ser adaptada às necessidades de cada uma. Desta forma, é improvável a ocorrência de efeitos colaterais.

É verdade que muitas mulheres sofrem distúrbios do sono durante a menopausa e, que se fizerem a reposição de maneira adequada isso pode melhorar bastante?

A reposição hormonal diminui rapidamente a ocorrência de ondas de calor, melhorando a qualidade do sono. Além disso, o uso da progesterona natural, que tem um efeito sedativo, também contribui para melhorar a insônia.

Qual a diferença de se usar hormônios sintéticos no tratamento, e quais são eles?

Os hormônios sintéticos, como os usados nas pílulas anticoncepcionais, não são apropriados para a reposição hormonal da menopausa, pois podem causar mais efeitos adversos. São mais capazes de promover aumento da pressão arterial e dos fatores de coagulação do sangue, o que pode levar a tromboses venosas.

Reposição hormonal engorda?

Todos têm maior propensão a engordar com o aumento da idade. Após a menopausa a mulher tem maior tendência a acumular gordura no abdôme, perdendo a cintura. Esse tipo de gordura, além das conseqüências estéticas, é o mais perigoso para a saúde, pois se associa ao diabetes, à hipertensão arterial e alterações das gorduras do sangue.

Fonte - MBPress

38 comentários no Vilaclub

Comente!
jessica
seg, 13/10/2014 - 00h25 - reportar abuso

Olá tenho 20 anos , e tenho seios muito pequenos gostaria de saber se com a reposição hormonal feminina eles vão crescer pelo menos um pouco ?

responder ao comentário
edvania
quin, 02/10/2014 - 14h04 - reportar abuso

Oi queria muito tirar uma duvida tenho 30 anos,e tenho disgenesia gonodal,tenho q tomar a reposição hormonal mais ja tomei os durante os 4 anos mais ou menos e nao posso mais continuar,gostaria de saber qual a diferença da reposição hormonal e o anticoncepcional.

responder ao comentário
Ivani Aparecida Coletti
ter, 23/09/2014 - 19h02 - reportar abuso

Qual a diferen~ça entre Tibolona e Isoflavona, tenho que tomar hormonio pois estou sofrendo muito com o calor,tenho cisto e mioma o ovário, minha dúvida é se tomar o ormónio ele irá alimentar o cisto e o mima!!!!qual hormonio mai indicado tibolona ou isoflavona!!!!! se atendida desde já agradeço. tenho 54anos.

responder ao comentário
natacha
qua, 06/08/2014 - 00h51 - reportar abuso

Gostaria de saber se um endocrinologista passa hormônio feminino para travesti adolescente ?

responder ao comentário
gloria
sab, 26/04/2014 - 13h07 - reportar abuso

activele pode ser uasado como anticoncepcional e reposiçao hormonal ao mesmo tempo?

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

casamentoorgasmo femininodrenagem linfáticamusculaçãomaquiagempenteadostriglicéridessaladasansiedadecortes de cabeloorganizaçãopartobolo de cenourakama sutrabolo de chocolatebepantoldieta dukandieta detox