Reposição hormonal: tire suas dúvidas

Reposição hormonal

Conheça tudo sobre reposição hormonal com o Dr. Ricardo Meirelles, vice-presidente do Departamento de Endocrinologia e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Por que ela é necessária?

Porque a falta dos hormônios ovarianos causa diversos problemas. Em curto prazo, a mulher pode sentir ondas de calor, muito desconfortáveis, que ocorrem diversas vezes, inclusive durante a noite. Além disso, ocorre ressecamento vaginal, que pode prejudicar o relacionamento sexual. A continuidade da deficiência desses hormônios pode contribuir para aumento do colesterol e das doenças cardiovasculares, além da osteoporose , com enfraquecimento dos ossos e maior risco de fraturas.

Quais são os métodos usados para fazer esta reposição?

Os estrogênios podem ser administrados por via oral, por via transdérmica, sob a forma de adesivos, por gel de absorção percutânea, implantes e, mais recentemente, por via nasal, como spray. Os progestágenos são administrados por via oral.

Existe algum efeito colateral do tratamento?

O tratamento de reposição hormonal deve ser realizado com os mesmos hormônios que a mulher sempre teve no seu organismo e a dose deve ser adaptada às necessidades de cada uma. Desta forma, é improvável a ocorrência de efeitos colaterais.

É verdade que muitas mulheres sofrem distúrbios do sono durante a menopausa e, que se fizerem a reposição de maneira adequada isso pode melhorar bastante?

A reposição hormonal diminui rapidamente a ocorrência de ondas de calor, melhorando a qualidade do sono. Além disso, o uso da progesterona natural, que tem um efeito sedativo, também contribui para melhorar a insônia.

Qual a diferença de se usar hormônios sintéticos no tratamento, e quais são eles?

Os hormônios sintéticos, como os usados nas pílulas anticoncepcionais, não são apropriados para a reposição hormonal da menopausa, pois podem causar mais efeitos adversos. São mais capazes de promover aumento da pressão arterial e dos fatores de coagulação do sangue, o que pode levar a tromboses venosas.

Reposição hormonal engorda?

Todos têm maior propensão a engordar com o aumento da idade. Após a menopausa a mulher tem maior tendência a acumular gordura no abdôme, perdendo a cintura. Esse tipo de gordura, além das conseqüências estéticas, é o mais perigoso para a saúde, pois se associa ao diabetes, à hipertensão arterial e alterações das gorduras do sangue.

Fonte - MBPress

 

Comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

alimentaçãomassagemcelulitedrenagem linfáticaemagrecermusculaçãovarizestpmperder pesomenstruaçãoosteoporosedepressãotriglicéridesalongamentoansiedadehpvdietacolesterolacneabortocâncer de mamaautoestimaleg presssibutraminadieta detoxzumbasuco detoxdieta ravenna