Reposição hormonal: tire suas dúvidas

Sex, 19/09/2008 - 18h01

Reposição hormonal

Conheça tudo sobre reposição hormonal com o Dr. Ricardo Meirelles, vice-presidente do Departamento de Endocrinologia e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Por que ela é necessária?

Porque a falta dos hormônios ovarianos causa diversos problemas.

Publicidade

Em curto prazo, a mulher pode sentir ondas de calor, muito desconfortáveis, que ocorrem diversas vezes, inclusive durante a noite. Além disso, ocorre ressecamento vaginal, que pode prejudicar o relacionamento sexual. A continuidade da deficiência desses hormônios pode contribuir para aumento do colesterol e das doenças cardiovasculares, além da osteoporose , com enfraquecimento dos ossos e maior risco de fraturas.

Quais são os métodos usados para fazer esta reposição?

Os estrogênios podem ser administrados por via oral, por via transdérmica, sob a forma de adesivos, por gel de absorção percutânea, implantes e, mais recentemente, por via nasal, como spray. Os progestágenos são administrados por via oral.

Existe algum efeito colateral do tratamento?

O tratamento de reposição hormonal deve ser realizado com os mesmos hormônios que a mulher sempre teve no seu organismo e a dose deve ser adaptada às necessidades de cada uma. Desta forma, é improvável a ocorrência de efeitos colaterais.

É verdade que muitas mulheres sofrem distúrbios do sono durante a menopausa e, que se fizerem a reposição de maneira adequada isso pode melhorar bastante?

A reposição hormonal diminui rapidamente a ocorrência de ondas de calor, melhorando a qualidade do sono. Além disso, o uso da progesterona natural, que tem um efeito sedativo, também contribui para melhorar a insônia.

Qual a diferença de se usar hormônios sintéticos no tratamento, e quais são eles?

Os hormônios sintéticos, como os usados nas pílulas anticoncepcionais, não são apropriados para a reposição hormonal da menopausa, pois podem causar mais efeitos adversos. São mais capazes de promover aumento da pressão arterial e dos fatores de coagulação do sangue, o que pode levar a tromboses venosas.

Reposição hormonal engorda?

Todos têm maior propensão a engordar com o aumento da idade. Após a menopausa a mulher tem maior tendência a acumular gordura no abdôme, perdendo a cintura. Esse tipo de gordura, além das conseqüências estéticas, é o mais perigoso para a saúde, pois se associa ao diabetes, à hipertensão arterial e alterações das gorduras do sangue.

Fonte - MBPress

36 comentários no Vilaclub

Comente!
Ivani Aparecida Coletti Ivani Aparecida Coletti
Ter, 23/09/2014 - 19h40 - reportar abuso

Qual a diferen~ça entre Tibolona e Isoflavona, tenho que tomar hormonio pois estou sofrendo muito com o calor,tenho cisto e mioma o ovário, minha dúvida é se tomar o ormónio ele irá alimentar o cisto e o mima!!!!qual hormonio mai indicado tibolona ou isoflavona!!!!! se atendida desde já agradeço. tenho 54anos.

responder ao comentário
natacha natacha
Qua, 06/08/2014 - 00h34 - reportar abuso

Gostaria de saber se um endocrinologista passa hormônio feminino para travesti adolescente ?

responder ao comentário
gloria gloria
Sáb, 26/04/2014 - 13h10 - reportar abuso

activele pode ser uasado como anticoncepcional e reposiçao hormonal ao mesmo tempo?

responder ao comentário
Natália Oliveira Natália Oliveira
Qui, 24/04/2014 - 01h29 - reportar abuso

Preciso de ajuda,minha menstruação nunca foi regular mas de fevereiro pra cá fico 7 dias menstruada ai para passa 2 dias e começa tudo de novo não aguento mais isso,já fui ao médico ele me receitou um novo contraceptivo mas nunca consigo iniciar a cartela pois deve ser tomado no 5º dia após o término da menstruação,e como só fico 2 dias sem e depois volto a menstruar não sei o que fazer,o fluxo é intenso e o mal cheiro incomoda muito.

responder ao comentário
SILVIA VALERIA SILVIA VALERIA
Seg, 06/01/2014 - 14h35 - reportar abuso

Boa tarde tenho 43 anos, quando eu menstruo fico 10 dias com fluxo muito intenso resolvi por conta própria tomar anticoncepcional para suspender a menstruação sinto um calor terrível do pescoço pra cabeça um ressecamento vaginal meu libido diminuiu meu peso e 113 kilos tenho 1,75 de altura sei que estou obesa mas preciso de uma resposta eu tenho que fazer reposição hormonal tenho todos os sintomas de pessoa com hipotireoidismo onde eu moro e muito precário ter acompanhamento medico pois não existe isso no meu município e quando vamos pra outras unidades hospitalares eles não nos atendem porque somos de outro município não pode ser atendido por isso ,preciso de ajuda mesmo não sei mas o que fazer me ajudem alguém se tiver como muito obrigado abraço há me esqueci de mencionar moro em Belford roxo, RJ

responder ao comentário
tjdtqxekvl tjdtqxekvl
Dom, 24/11/2013 - 13h59 - reportar abuso

VilaMulher - Reposição hormonal: tire suas dúvidas
utjdtqxekvl
tjdtqxekvl http://www.gz337qikv3a1q5l8h73jr12h3977ybr9s.org/
<a href="http://www.gz337qikv3a1q5l8h73jr12h3977ybr9s.org/">atjdtqxekvl</a>

responder ao comentário
elsa Gaspar elsa Gaspar
Seg, 08/07/2013 - 11h46 - reportar abuso

tou na menopausa e reponho com manipulação estradiol e progesterona.. GEL. faço caminhadas todos os dias, boa alimentação..tou retendo muito liquido... o que devo fazer além de ingerir mto liquido, como pouco sal. etc. fiquei um ano sem a manipulação e melhorei mas o médico acha que não devo parar..voltei e comecei a reter.. posso procurar um endocrinologista?
obrigada (21) 80599662

responder ao comentário
crystiane crystiane
Ter, 21/08/2012 - 11h27 - reportar abuso

tenho 22 anos peso 49 kg e quero chega aos 58kg ate 60kg qual hormonio devo tomar?.lembrando que ja tomo anticoncepcional em injeção

responder ao comentário
maria de araujo maria de araujo
Seg, 06/08/2012 - 21h34 - reportar abuso

eu tive cancer de ovario ja faz 11 anos eu pesava 64 quilos hoje eu peso 104 eu tomo a tibolona ou estrofen quero saber se eles engordam

responder ao comentário
rosana da silva rosana da silva
Dom, 29/07/2012 - 21h20 - reportar abuso

oi tenho 46 anos parei de mestruar aos 29 anos e ainda não fiz a reposição hormonal meu ginicologista diz que não poso fazer e mesmo a sim sinto muito calor e dor nas relação sex fico sem saber o que fazer dizem que pode dar cancer fico com medo de fazer a reposição hormonal

responder ao comentário
Veja mais comentários

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Fones de ouvido x saúde
Fones de ouvido x saúde Veja aqui por vilamulher