Sintomas da tireóide

ter, 19/02/2008 - 10h20

tireoide

Depressão, ganho de peso, dificuldade para engravidar e até queda de cabelo. Problemas tão diferentes que, na verdade, podem ter a mesma causa: o mau funcionamento da glândula tiróide. Conheça os sintomas da tireóide.

Para quem já ouviu falar, a tireóide é uma glândula endócrina, em formato de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço e essencial para o funcionamento harmônico do organismo.

Os hormônios por ela liberados, T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), regulam o metabolismo, ou seja, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos e funções vitais. "Quando essa pequena glândula desafina, começam os problemas", explica o endocrinologista Flavio Madruga, de São Paulo

Se a produção dos hormônios tireoidianos cai bastante, a pessoa passa a manifestar cansaço, depressão, aumento de peso, pele seca, prisão de ventre, diminuição da freqüência cardíaca, entre outros sintomas. Nesse caso, ela sofre de hipotireoidismo. Por outro lado, se a tireóide acelera, há uma produção excessiva de T3 e T4, o que leva ao hipertireoidismo, distúrbio caracterizado por insônia, taquicardia, perda de peso abrupta, irritabilidade e falta de concentração.


Diagnóstico

O especialista diz, ainda, que uma eventual disfunção da tireóide pode ser detectada por meio da realização de um ultra-som da glândula e de um exame de sangue específico, que avaliará a dosagem de um terceiro hormônio, denominado TSH - produzido pela hipófise e diretamente relacionado aos hormônios tireoideanos -, além dos próprios T3 e T4. "O ideal é que o diagnóstico seja precoce. Se estiver no início, o controle fica facilitado e o paciente ganha em qualidade de vida", afirma Flavio Madruga.

163 comentários no Vilaclub

Comente!
daiane
sex, 04/07/2014 - 23h30 - reportar abuso

ficou muito nevosa com um pigarro na pargata e estou esmagrecendo muito estou fazendo vários enxames .

responder ao comentário
TAMIRIS
seg, 30/06/2014 - 19h55 - reportar abuso

TENHO FORTES DORES DE CABEÇA NO PEITO MEUS CABELOS ESTÃO CAINDO MUITO SOU IMPACIENTE,ANSIOSA,ESTRESSADA ISSO PODE SER A TIREOIDE

responder ao comentário
Dina Esther Obrownick Del nero
quin, 27/02/2014 - 18h51 - reportar abuso

Boa Tarde Minha filha tem 46 anos e esta com nodulos nos dois seios e doi ,e esta com medo de ir ao medico e ser cancer ,E ela esta tomando puran t 4 Ja faz mais de um ano que tem esses nodulos ,E quando chega os dias da menstruação doi mais ainda ,Sera a grandula mamaria que faz isso ou pode ser doença mesmo Aguardo uma Resposta Muito Obrigada

responder ao comentário
guilherme
seg, 09/12/2013 - 22h15 - reportar abuso

Ola meu nome é guilherme, e que minha mãe ta sentindo irritação na garganta,sensação de lesão,uma secreção que sai da boca parecida com uma clara de ovo,fraquesa,cansasso,irritação,perda de peso,ardencia,ja passou por alguns otorrinos,fez varios exames,o de sangue deu uma pequena alteração na tireoide mas o medico disse q esta normal,e os medicos não dão nenhuma solução ,sera q pode ser tireoide???por favor me dê uma resposta.

responder ao comentário
Cinelândia Tito Santiago
ter, 09/07/2013 - 12h52 - reportar abuso

Me ajudem a resolver esse problema. Estou bem tranquila quando de rrepente começo a tossir, a garganta fica irritada, me dá fraquesa, fico com se estivesse com bronquite, a garganta fica tão irritada, me dá fraquesa, mal estar mesmo. Estou preocupada pois o T4 o resultado esta 1,22 ng/dl e olimite é até o,1 e o TSH eo resultado esta 0,994 e o limite é até 0,008. Já mostrei p/ o Médico ele disse que esta tudo normal. Devo confiar. Preciso de um resposta. Obrigado.

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

casamentoorgasmo femininodrenagem linfáticamusculaçãomaquiagempenteadostriglicéridessaladasansiedadecortes de cabeloorganizaçãopartobolo de cenourakama sutrabolo de chocolatebepantoldieta dukandieta detox