Foto: Pexels
Poucas são as pessoas que dão importância para os altos níveis de triglicérides quando diagnosticadas. Acreditam que só a base dos remédios, eles estão controlados. É importante que tudo aquilo que for colocado na boca, seja revisto junto a uma nutricionista. Afinal, nem todos os alimentos são indicados para quem sofre com a hipertrigliceridemia, doença na qual a concentração de triglicerídeos no sangue se eleva acima dos valores normais.
A ideia de se privar de determinados alimentos pode parecer enlouquecedor, mas diante de tantas possibilidades de complicações, entre elas, a cardiovascular, não comê-los é o melhor remédio.
Foto - shutterstock
Foto: Pexels
Mantenha um peso saudável:
Pergunte ao seu médico qual é o peso ideal para você. A boa notícia é que uma pequena perda de peso (de três a cinco quilos) já pode gerar uma grande redução nos seus níveis de triglicérides.
Diminua as calorias:
As calorias extras são convertidas em triglicérides e armazenadas como gordura. Reduzir a quantidade calorias que você consome irá reduzir os triglicérides.
Evite alimentos açucarados e refinados:
Os carboidratos simples, como refrigerantes, bolachas e alimentos feitos com farinha branca podem aumentar os triglicérides.
Escolha gorduras saudáveis:
Troque a gordura saturada encontrada em carnes pela gordura monoinsaturada encontrada em plantas, tais como azeite, amendoim e óleo de canola. Substitua carne vermelha por peixes ricos em ácidos gordos omega-3 (como bacalhau, salmão, sardinha e atum).
Cuidado com a quantidade álcool:
O álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito particularmente potente em triglicérides. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar os níveis de triglicérides.
Mexa-se:
Além de uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas regularmente pode queimar o excesso de triglicérides e aumentar colesterol “bom”. De acordo com a empresa farmacêutica Pfizer, o ideal é tentar fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.
Por Kelly Jamal
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet