Trombose - riscos e tratamentos

Qua, 30/03/2011 - 18h07

os riscos da trombose

Trombose é a formação de um coágulo sanguíneo, mais conhecido como trombo, que se forma em alguma veia profunda do corpo e pode se estagnar, impedindo o fluxo do sangue pelo organismo e também sua oxigenação para os outros órgãos. A maior parte dos casos trombose se dá nas veias das pernas e coxas, mas se não for tratada rapidamente, o caso pode-se agravar e a região dos pulmões ser afetada, ocorrendo a embolia pulmonar, o que pode até levar à morte.

Essa é uma doença alarmante segundo os médicos, pois pode ocorrer silenciosamente e ser ocasionada por diversos fatores como lesões internas, infecções, mas alguns deles provenientes de hábitos, tais como a permanência inativa dos membros por um longo período de tempo, idade avançada e obesidade, além do uso de medicamentos anticoncepcionais associados ao tabagismo.

Publicidade

É preciso tomar alguns cuidados preventivos. Os médicos recomendam uma observação das varizes - é bom verificar sempre se elas evoluem, se existem manchas incomuns no local, como vermelhidão ou até mesmo nódulos. Dor intensa e inchaço nas pernas também pode ser um sinal. Não combine cigarro com pílulas anticoncepcionais ou terapias de reposição hormonal. Pacientes em leito por muito tempo podem desenvolver a trombose, por isso medidas simples já são eficazes, como elevar os pés na cama do doente, por exemplo.

Também há medicamentos preventivos, como os anticoagulantes ou antitrombóticos, embora alguns sejam de alto custo, mas impedem o desenvolvimento de coágulos e trazem menos riscos ao paciente.

Nos casos de embolia pulmonar, a melhor forma de diagnosticar os sintomas é perceber se surge uma falta de ar inexplicável e dor ao respirar profundamente, ou até mesmo tosses com sangramentos.


Há varias formas de tratamento como os medicamentos específicos e até mesmo meias de compressão gradual, que reduzem o inchaço da perna depois de um coágulo desenvolvido. Os tratamentos realizados visam interromper o crescimento dos coágulos, prevenir o surgimento de anomalias proveniente destes e reduzir as chances de aparecerem novos coágulos.

Por Jessica Moraes

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Xô, depressão!
Xô, depressão! Veja aqui por vilamulher