Rodrigo Cintra, o hairstylist do Esquadrão da Moda

Qui, 06/05/2010 - 05h00

Rodrigo Cintra o hairstylist do Esquadrão da Moda

Rodrigo Cintra. Foto: divulgação.

Muitos o conhecem por ser o cabeleireiro do programa do SBT "Esquadrão da Moda" - um reality show que transforma as pessoas dos pés a cabeça.

Publicidade

Mas Rodrigo Cintra é bem mais do que isso.

Aos 13 anos, ele deixou de lado o antigo sonho de ser piloto de avião da força aérea para se tornar um renomado hairstylist. A responsável por levá-lo ao mundo da beleza e da vaidade foi uma tia, podóloga de um renomado salão de beleza em São Paulo, que deu o primeiro empurrãozinho. "Iniciei minha carreira como auxiliar de cabeleireiro no salão onde comecei do zero mesmo", conta o profissional.

Como primeira aventura no mundo dos cortes e penteados, Rodrigo conta que utilizou de cobaia todos os primos. "Muito curioso, comprei uma tesoura e um pente na minha primeira semana de trabalho no salão e mesmo sem saber lavar cabelo, cortei o cabelo de todos meus primos no quintal mal iluminado da minha casa", relembra. Mas a experiência foi bem desastrosa. "Ficou todo mundo com cabelo torto, foi uma piada em casa", declara.

Depois de quatro anos de trabalho, Rodrigo juntou as malas e foi se especializar fora do país, mais precisamente em Barcelona, Espanha. Após um ano e meio de estudos, o cabeleireiro voltou para casa formado por um dos mais renomados Institutos de Beleza do mundo, o Llonguera.

Mesmo com toda essa bagagem no currículo, Rodrigo conta que enfrentou dificuldades para mostrar que era capaz. "Quando voltei para o Brasil era o cabeleireiro mais jovem do salão, e tinha que mentir a idade para as clientes confiarem em mim", diz.

Esquadrão da Moda
O talento de Rodrigo chamou a atenção de um diretor de televisão. Audrin Mazzei estava procurando alguém que tivesse a cara do programa que iria lançar e Rodrigo foi o escolhido. Para o cabeleireiro, a chance foi um marco em sua carreira e em sua vida.

Claro que isso não significa que tudo é um mar de rosas. A maior dificuldade encontrada por Rodrigo durante as gravações é convencer as participantes de que elas precisam de mudanças, mesmo elas não tendo escolhido estarem na TV. "Tenho para fazer as grandes mudanças nas participantes que não pediram para estar lá, elas foram indicadas por alguém, e, na maioria das vezes, não têm ideia de que estão necessitando de um rapaginada no visual", afirma.

Rodrigo diz que a melhor parte do trabalho é, com certeza, fazer as pessoas ficarem de bem consigo mesmas e restabelecer a alegria de viver de muita gente. "Devolver a auto-estima para as pessoas é algo que não tem preço, e se eu ganhasse na loteria e não precisasse mais de dinheiro continuaria fazendo a mesma coisa que faço", orgulha-se. E admite: "Sou apaixonado pela minha profissão!".

Apesar disso, o trabalho lhe tira um tempo precioso de dedicação que ele não pode dar à esposa e à família, por conta da correria. "Gostaria muito de ficar mais tempo com eles, mas divido esse tempo entre o salão, TV, revistas e minhas palestras que ministro em todo país", lamenta.

Cada escolhida que passa no programa é um desafio novo, resultando em fortes emoções a cada episódio. Durante as gravações, sempre tem uns momentos engraçados, como na vez em que Nildete, uma senhora de aproximadamente 55 anos, marcou presença. "Ela não parava de me agarrar, apertar meu braço, meu chamar de gostoso. Foi muito engraçado, uma saia justa", admite Rodrigo.

Ao mesmo tempo, sempre existe um dia de tristeza e, com o cabeleireiro, não poderia ser diferente. Rodrigo não pode deixar de citar a participação de Stephany - a garota do clipe "CrossFox" - que, infelizmente, foi a única das participantes que não quis mudar o look. "Fiquei muito chateado", revela.

Fora das telinhas, Rodrigo faz parte da equipe dos selecionados cabeleireiros do Studio W. O profissional atende celebridades como Beth Faria e a apresentadora do "Globo Esporte" Glenda Kozlowisk. Mas ele deixa claro que cada cliente é especial, sendo ela comum ou artista. "Meu objetivo não é somente atender celebridades ou pessoas famosas, pois para mim uma cliente comum é especial tão quanto uma atriz ou uma personalidade. Trato ambos com a mesma atenção".

Super Dicas
Para finalizar, Rodrigo deixou algumas dicas para as adoradas mulheres que curtem o Vila Batom. Comecemos pelo corte. O cabeleireiro afirma que o cabelo médio desconectado com franja lateral é uma boa pedida para este outono/inverno. Além disso, quem gosta de colorir as madeixas, a grande aposta é tons amarronzados: "As cores com fios de luzes em tons de avelã, bem finos na raiz e mais acentuados nas pontas". E não esqueça: "Na finalização pontas para fora moderniza e alegra a estação".

Para manter sempre o cabelo saudável e os fios brilhantes, Rodrigo afirma que é fundamental a escolha de produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Para cabelos coloridos, sempre utilize produtos para cabelos tingidos. "Eles fecharão as escamas do cabelo e a cor terá uma durabilidade maior e com mais brilho", ensina o especialista.

Para cabelos cacheados, que não são definidos, a dica é aplicar produtos para ativas os cachos. "Aplique sempre depois do banho para uma definição maior", explica Rodrigo.

E lembre-se sempre de:
- Nunca deixar condicionador no cabelo, pois ele pode, ao invés de hidratar os fios, ressecá-los. Por isso, existe o leave-in que é um produto específico para ser deixado no cabelo, que serve também para hidratá-los.
- Corte o cabelo em um período máximo de dois a três meses.
- Escolha um cabeleireiro Visagista, pois ele saberá qual é o melhor corte e cor de cabelo para você.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

42 comentários no Vilaclub

Comente!
Daniele Tristao Salles Daniele Tristao Salles
Qua, 08/08/2012 - 11h03 - reportar abuso

Rodrigo,quero saber como faz o cabelo igual o da Vanessa do esquadrao,qual cor escura q posso usar,qt de cabelo q pega p fazer o rabo p frente,qt d aguá oxigenada 30 ou 40 e qt de descolorante?

responder ao comentário
izabel cristina do nascim izabel cristina do nascim
Dom, 01/07/2012 - 21h11 - reportar abuso

rodrigo eu ti acho um homem mais charmoso que existe eu nunca vi uma delicia assim como vc gostaria que vc mi manda se um alo sempre eu amo vc como um anjo eu sou sua fa que ti adora como uma adolecente eu nao perco um programa do esquadrao da moda so pra ti ver bjs de quem e verdadeiramente sua e sempre sua fa meu nome e izabel

responder ao comentário
NADJANI MORENO DE MELO NADJANI MORENO DE MELO
Sáb, 23/06/2012 - 20h03 - reportar abuso

Rodrigo sou sua fã e adoro o seu trabalho, fico babando toda vez que você realiza uma mulher com um de seus cortes maravilhosos, Parabéns

responder ao comentário
regina celia soares regina celia soares
Seg, 18/06/2012 - 14h41 - reportar abuso

RODRIGO MORO EM SAO JOSE DOS CAMPOS E GOSTARIA MUITO DE FAZER UM CORTE NO MEU CABELO COM VOCE VOCE TEM ALGUM DIA PRA ESSE ANO QUE VOCE VEM PRA SAO JOSE DOS CAMPOS DAR ALGUM CURSO ?

DESDE JA AGRADEÇO
REGINA

responder ao comentário
Silvia Silvia
Seg, 28/05/2012 - 19h28 - reportar abuso

adoro seu trabalho

responder ao comentário
Claudinéia da Silva Bezer Claudinéia da Silva Bezer
Sáb, 05/05/2012 - 23h02 - reportar abuso

Rodrigo sou sua fã!
pretendo abrir um salão de cabelereiro e queria fazer o curso com você. TE acho super profissional, acredite meu sonho é conhecer você...Atenciosamente

Claudinéia da Silva Bezerra

responder ao comentário
Luana Luana
Qua, 25/04/2012 - 16h14 - reportar abuso

Rodrigo sou gordinha tenho o rosto redondo gordo tambem e eu gostaria de saber qual tipo de cortre que combina com meu cabelo atualmente uso ele longo gostaria muito que vc me desse uma resposta.

responder ao comentário
Ana livia Ana livia
Qua, 11/04/2012 - 11h35 - reportar abuso

todos os seus trabalhos são muito bem feitos parabens.

responder ao comentário
vanessa vanessa
Sáb, 03/03/2012 - 17h20 - reportar abuso

rodrigo qual o corte ideal para cabelos que armam facil. ta dificil lidar com o meu..

responder ao comentário
Clara Lúcia Clara Lúcia
Seg, 27/02/2012 - 21h07 - reportar abuso

Rodrigo,
Gostaria que vc me ajudasse
Meu cabelo é carapinha(bom bril mesmo)
Faço relaxamento e enrolo bobis
gostaria de que ficasse liso...bonito
O conselho vc me da??????

responder ao comentário
Veja mais comentários

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cabelos curtos cortes de cabelo escova progressiva penteados penteados para formatura tranças
X
Exilis Elite contra a gordura localizada
Exilis Elite contra a gordura localizada Veja aqui por vilamulher