Alisar os cabelos - escova progressiva ou selagem térmica?

sex, 22/04/2011 - 05h34

Alisar os cabelos  escova progressiva ou selagem t

É raro encontrar uma mulher que tenha cabelos completamente naturais, sem nenhum tipo de química. Estamos acostumadas a não resistir a colorações, progressivas, relaxamentos e afins. O problema é que todas essas e muitas outras químicas danificam a estrutura do fio. Depois de alguns processos, os cabelos podem ser tornar opacos e quebradiços. Pensando nisso, experts em cabelo criaram diversos métodos de recuperação da fibra capilar.

Um bom tratamento para as madeixas danificadas é a selagem térmica. Esse processo introduz nutrientes, como queratina, diretamente na estrutura dos fios. "Ao contrário da escova progressiva, que é um procedimento químico, a selagem é um tratamento para frizz que nutre o cabelo por meio do calor. É mais que uma hidratação, porque não injeta apenas água", explica Matheus Vieira, cabeleireiro do Studio W Campinas.

Embora as aplicações sejam parecidas, progressiva e selagem térmica são bem diferentes, sendo a única semelhança o combate ao frizz. A escova progressiva altera a estrutura e alisa os fios, o que resulta em ressecamento dos cabelos. Já a selagem reconstrói e devolve os nutrientes naturais às mechas. Mas não são apenas processos químicos que danificam os fios. Exposição ao sol, vento e cloro também causam degradação. "A selagem trata, mas não alisa. Já a escova progressiva alisa sem tratar", afirma Matheus.

Para quem se preocupa com volume excessivo, um bom corte pode ajudar. "O cabelo precisa levar um corte que controle a estrutura do fio, sem mexer no comprimento. Repicar dá mais volume, por isso o ideal é um estilo graduado, que reduz o número de fios", revela o cabeleireiro. O profissional indica ainda o uso de bons xampus e condicionadores, além de leave-in que "é indispensável".

Além da selagem térmica há diversos outros tratamentos capilares. "Hoje em dia no mercado existem tecnologias de tratamentos com soja catiônica, como a Escova Zero Frizz de RedKen", afirma Matheus. Ela nada tem de escova progressiva e trata os fios sem mexer na estrutura. Assim, não alisa e sim condiciona. "Existe também a linha Real Control de RedKen, desenvolvida especialmente para os cabelos das brasileiras", completa Matheus. Segundo a fabricante, 40% das brasileiras dizem ter cabelos ressecados, excesso de volume e indisciplina, além do odiado frizz.


Lembrando que todos esses procedimentos, exceto a escova progressiva, não alteram a estrutura dos fios. Eles não "brigam" com nenhuma química e qualquer pessoa pode fazer. Segundo o especialista, a progressiva contém química que reage às outras, incluindo tinturas. "Quem já tem este tipo de produto no cabelo tem que tratar, jamais alisar. É um ou outro. Se uma cliente com tintura me pede uma progressiva, eu não faço. Indico o tipo de produto de acordo com a necessidade de tratamento do cabelo", pontua o cabeleireiro.

Gostou? É difícil não se interessar. Cabelos bem cuidados são sempre bem-vindos. Sobre a durabilidade dos tratamentos, Matheus Vieira afirma que todos resistem, em média, a 25 lavagens.

Por Bianca de Souza (MBPress)

8 comentários no Vilaclub

Comente!
Vanessa
seg, 18/11/2013 - 16h20 - reportar abuso

Olá gostaria de saber se posso fazer a selagem pois estou amamentando ? E se aliza ?

responder ao comentário
EDILEUZAROSA
ter, 23/04/2013 - 09h00 - reportar abuso

OLÁ GOSTARIA DE SABERQUAL PRODUTO SE FAZ A SELAGEM

responder ao comentário
maria aparecida
quin, 09/08/2012 - 12h41 - reportar abuso

Gostaria de ter uma opinião! Tenho cabelos de fibra grossa, muito volume e como já tenho bastante fio branco, faço progressiva e uso um tonalizante natural de nome Hena Surya para disfarçar os fios brancos.

Há algum erro nisso?

responder ao comentário
ELENYEBER APARECIDA DE FREITAS
seg, 02/07/2012 - 11h20 - reportar abuso

oi eu sempre faço nos meus cabelos selagem fica otimo mas cai muito.........estou querendo passar a fazer escova de soja..........será qual e o melhor..

responder ao comentário
silvania
sex, 16/12/2011 - 12h56 - reportar abuso

Gostaria de saber se eu posso fazer a progressiva e depois de uma semana fazer a selagen, pos o meu cabelo estar caindo, o que devo fazer

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

hidratação cabelosorgasmo femininomaquiagemluzesescova progressivapenteadosansiedadecortes de cabelomechastrançascabelos loiroscabelos curtoscabelos vermelhosbepantoldicas de cabelocabelos com luzes