Como preparar o seu cabelo para um penteado

sex, 12/07/2013 - 11h41

Como preparar o seu cabelo para um penteado

Foto: Image Source/Corbis

Quer reproduzir aquele penteado incrível? Para que dê certo você precisa preparar bem os seus cabelos. Dois fatores contam muito para o bom resultado dele: a lavagem e a secagem do cabelo.

Antes de tudo é essencial que o cabelo passe por uma boa lavagem. Durante esse processo os fios devem ser lavados com xampu duas vezes, para limpar bem os fios.

Já o condicionador deve ser usado apenas uma vez, em pouca quantidade, só nas pontas. Para hidratar melhor as mechas, recomenda-se que seja feita uma massagem durante a sua aplicação. Por fim, enxague o suficiente para tirar todo o condicionador do cabelo.

O processo de secagem é tão importante quanto o processo de lavagem. Ao enxugar as madeixas, não esfregue a toalha, apenas aperte-a com delicadeza sobre os fios. Desembarace-os com um pente próprio para o seu tipo de cabelo.

Para o penteado ficar perfeito é preciso caprichar numa boa escova. O finalizador é produto obrigatório antes da escova, pois protege os fios do excesso de calor do secador, além de tornar a secagem mais rápida e fácil.

Outra das funções exercidas por ele é garantir um efeito defrisante nas madeixas. Os cabelos precisam passar por um processo de pré-secagem antes da secagem definitiva (deve estar com apenas 20% de umidade antes da escovação para não ser danificado pelo jato de ar quente do secador), na qual utiliza-se a escova mecha por mecha.

Para certificar-se de estar secando os cabelos da maneira correta, verifique se o secador está provocando uma evaporação excessiva. Caso esteja, pare com a escova e seque os cabelos por inteiro, deixando-os com apenas 20% de umidade, antes de retomar com a escova.

A escova deve ser trabalhada apenas na parte de cima do cabelo, deixando a raiz rente ao couro cabeludo, caso a intenção seja obter um efeito liso sem volume. Para obter um efeito liso com volume, a escova deve ser posicionada na parte debaixo dos fios. Você também pode proveitar para deixar os cabelos ondulados ou lisos.

Para uma escova ondulada, enrole mecha por mecha em uma escova pequena e faça movimentos circulares subindo e descendo, como se estivesse enrolando bobes. Uma dica é usar também uma pequena quantidade de mousse do comprimento para as pontas sobre os cabelos ainda úmidos para domar os cachos.

Nunca permita que o bico do secador tenha contato direto com os cabelos, pois essa prática pode queimá-los, enfraquecê-los e quebrá-los. Outra dica é manter o eixo do secador parado, movimentando apenas o bico para frente e para trás durante toda a secagem. Depois o processo do penteado acaba sendo mais simples e o cabelo pronto para segurar qualquer produção!


Por Jessica Moraes

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas