Cortes para domar cabelos cacheados

Seg, 13/04/2009 - 05h00

Cortes para domar cabelos cacheados

“Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, uma história para contar, de um mundo tão distante”, já cantou Caetano Veloso. Mais do que histórias para contar, mulheres de cabelos cacheados têm mistérios para resolver.

Publicidade

Um deles, e quem sabe o mais difícil, é encontrar um corte ideal. Já pensou em aliar praticidade e beleza, volume e forma, tudo na medida certa, ao mesmo tempo? Seria esse o mundo tão distante?

Não importa se ondulados, cacheados ou crespos, a verdade é que esse tipo de cabelo possui uma característica extremamente notável: a personalidade. “Cabelos encaracolados são especiais, possuem vontade própria e devem ser tratados da maneira que eles querem”, explica Robson Trindade, cabeleireiro do Red Door Salon e Spa, em São Paulo. Segundo ele, o fio do cabelo cacheado tem estrutura diferente. E a estrutura que compõe um fio de cabelo liso, por exemplo, é circular. “Já a do cabelo encaracolado é torcida, o que faz com que tenha forma proeminente”.

Diante dessa realidade, Robson afirma que o primeiro passo para cuidar do cabelo enrolado é fazer um estudo da estrutura e ver como os fios querem ser tratados. Para ele, um dos piores erros é desfiar. “Esse tipo de corte só deixa o cabelo mais frisado, fica incontrolável”. E ensina que o ideal é cortar o cabelo cacho por cacho, extremidade por extremidade.

Além de cabeleireiro, Robson também é professor de técnica de Visagismo da Universidade Anhembi-Morumbi. E fala que esse método consiste em fazer uma interpretação pessoal da cliente, para assim poder encontrar um corte de cabelo ideal. O visagismo costuma ser muito utilizado para achar o resultado da equação que alie forma e volume. “É preciso fazer uma análise das características da cliente para assim propor um corte de cabelo que realce o que ela tem de melhor”, explica.

Robson diz que o que mais dá prazer em sua carreira é domar cabelos com personalidade. Seus anos de experiência e cursos de especialização em cabelos cacheados, ondulados e crespos, feitos nos Estado Unidos, fizeram dele um especialista em fios rebeldes. Sendo assim, ele dá a dica de como se livrar do cabelo bandido. Para começar, alerta que diferente do que muitos pensam, cabelos ondulados são os que mais possuem versatilidade de corte.

Outro mito que deve ser abolido é cortar os cabelos molhados. O melhor, segundo o especialista, é cortá-los a seco para ver como eles se comportam diante da tesoura. O trabalho de Robson possui muitas peculiaridades. Pentes e escovas de cabelo não fazem parte do seu cotidiano e a maneira como ele desembaraça os fios é somente com as mãos. O motivo para que o profissional não use pentes é para não armar os cabelos e também para não poluir. “Pentes de madeira são os piores, porque é preciso derrubar árvores para produzi-los”, afirma.

Na hora de secar, Robson abre mão das toalhas convencionais e as substitui por toalhas de papel de alta absorção. Ele explica que o cabelo cacheado não pode ser torcido e que essa mudança na hora de secar já dá um resultado espetacular.

Quando vai cortar o cabelo de uma cliente, Robson primeiro retira as pontas ressecadas e, em seguida, começa a trabalhar na forma, dando estilo ao corte. Entretanto, seu trabalho não consiste apenas em cortar o cabelo e sim ensinar às mulheres a melhor maneira de prender, lavar e compor um penteado.


São inúmeras as possibilidades de cortes. Um alerta que ele dá é para ter cuidado com os repicados. “Quem quiser ter cabelo assim deve deixar a extremidade reta, se não o cabelo fica com um frizz desnecessário”. Uma das possibilidades é deixar a nuca mais acentuada e as laterais mais longas. Outro corte que pode ser usado é o repicado longo com contorno leve.

Com essas possibilidades de cortes de cabelo, as clientes de Robson se veem livres da ditadura das chapinhas e alisamentos, valorizando sua beleza natural e tendo mais tempo para se dedicar a outras coisas. O cabeleireiro explica que nos últimos dez anos as mulheres brasileiras se renderam a todo tipo de técnica de alisamento. Entretanto, ressalta o especialista, somente as mulheres brasileiras contemplam o cabelo escorrido. “Nos catálogos de moda não se vê mais mulheres com cabelos lisos. Os Estados Unidos aboliram as chapinhas há três anos”.

A modernidade e as tendências pedem um toque de naturalidade ao visual das mulheres. Cabelos cacheados, ondulados e crespos dão o grito de independência e mostram que tem muitas histórias para contar.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

59 comentários no Vilaclub

Comente!
Gabriela Gabriela
Qua, 11/12/2013 - 15h06 - reportar abuso

Olá,meus cabelos sao cacheados, mas tenho duvidas de cabeleileros,porque tudo o que o robson faz minha cabeleilera nao faz.Assim gostaria de saber onde fica o salao dele!por favor,preciso do contato do ROBSON!!!
AGRADEÇO.

responder ao comentário
SOCORRO ARAUJO SOCORRO ARAUJO
Sex, 25/10/2013 - 12h57 - reportar abuso

Gostei das dicas, tenho cabelos cacheados e longos, gosto muito do meu cabelo, mais gostaria fazer um corte de acordo com o meu rosto, pra diferenciar um pouco.

responder ao comentário
Tatiane Tatiane
Dom, 05/08/2012 - 09h33 - reportar abuso

Gostaria do contato do cabelereiro que fez esta matéria.
Obrigado!

responder ao comentário
Flaviane Flaviane
Sáb, 23/06/2012 - 11h44 - reportar abuso

Olá, tenho cabelos enrolados e não troco eles por nada.
Mas gostaria do contato desse cabeleleiro da reportagem. Seria possóvel?

Grata.

responder ao comentário
NATALIA CESAR NATALIA CESAR
Ter, 22/05/2012 - 09h54 - reportar abuso

adoro meus cachos nao troco ele por cabelos lisos

responder ao comentário
NATALIA CESAR NATALIA CESAR
Ter, 22/05/2012 - 09h49 - reportar abuso

amo meus caabelos cachiados mas é bom variar um pouco sem que os cachos saiam.

responder ao comentário
Sex, 20/04/2012 - 09h12 - reportar abuso

Ola eu tenho cabelo bem cacheados gostaria de saber como posso cortar ele,pois nao quero ter cabelos longos,quem puder me responder desde ja obrigada.

obs.tenho rosto triangular

responder ao comentário
NANNY OLIVEIRA NANNY OLIVEIRA
Qua, 22/02/2012 - 16h26 - reportar abuso

Gostaria muito de rerceber dicas de cortes para os cachos que são enormes mas sem vida que não perdece tando no comprimento,desde já agradeço

responder ao comentário
NANNY OLIVEIRA NANNY OLIVEIRA
Qua, 22/02/2012 - 16h15 - reportar abuso

gostaria muito recebe dicas para lidar com os meus cachos,eles estão enormes mas estão sem vida,portanto gostaria muito das dicas de cortes sem perder muito o comprimento,espero que possa me ajudar desde já agradeço!

responder ao comentário
NANNY OLIVEIRA NANNY OLIVEIRA
Qua, 22/02/2012 - 16h09 - reportar abuso

gostaria muito recebe dicas para lidar com os meus cachos,eles estão enormes mas estão sem vida,portanto gostaria muito das dicas de cortes sem perder muito o comprimento,espero que possa me ajudar desde já agradeço!

responder ao comentário
Veja mais comentários

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cabelos curtos cortes de cabelo escova progressiva penteados penteados para formatura tranças
X
Anos 90 na cabeça das famosas!
Anos 90 na cabeça das famosas! Veja aqui por vilamulher