Festas de formatura - dicas de penteados

seg, 14/02/2011 - 15h42

Festas de formatura  dicas de penteados

Penteado do desfile da Neon/SPFW Inverno 2011/Foto Gustavo Scatena Agência Fotosite

Como se não bastasse passar horas, dias, meses à procura de um vestido de formatura perfeito, as formandas também podem empacar na hora de escolherem um penteado, ainda mais quando o intuito é fugir dos clássicos. Você pode pegar boas ideias das passarelas, principalmente da última edição da São Paulo Fashion Week, como mostra a galeria logo abaixo.

"A questão principal para acertar é utilizar o bom senso. Se a intenção for a de usar cabelo solto ou semipreso, de nada adiantará escolher um vestido com detalhes no colo ou nas costas, pois o cabelo irá cobrir este diferencial, apagando-o. O mesmo vale para os acessórios", ilustra Bruno Galdino, profissional do JJ Cabeleireiros.

"Um belíssimo brinco pede orelhas descobertas, para que possa aparecer. O ideal é pensar em tudo, aliando a escolha do vestido e dos acessórios ao tipo de penteado que fica melhor para o seu estilo e para a ocasião, principalmente".

Outra dica que o profissional dá é ter uma conversa franca com quem fará o penteado, deixando claro seu estilo pessoal. "Se você não gosta de suas orelhas, explique isso a ele, que certamente descartará o cabelo preso. Deixar seu estilo claro e definido evita surpresas, facilita o trabalho do profissional e aumenta as chances de arrasar no visual".

Bruno conta que, ao decidir que penteado usar em sua formatura, o ideal é prestar atenção em seu formato de rosto, já que, hoje em dia, é mais fácil alisar, cachear ou ondular qualquer tipo de cabelo.

Aliás, as cacheadas que optarem por algum penteado preso podem se preparar para enfrentar a escova. "A necessidade de escovar os cabelos antes da elaboração de um penteado se deve ao fato dos cabelos lisos deixarem o penteado mais ‘limpo’, ou seja, com os fios alinhados na mesma direção", explica o cabeleireiro.

"Um acessório sempre cai muito bem com os cabelos crespos soltos, pois valoriza ainda mais essa opção. O importante é deixar os cachos bem definidos, com produtos específicos para este tipo de cabelo. Desta forma, ficará evidente que o cabelo é tratado e bem cuidado", completa.

Segundo Bruno, hoje em dia os cabelos soltos são mais tolerados. "Porém, é sempre bom lembrar que fios muito ‘ao natural’ podem passar uma idéia de desleixo. Então, em cerimônias formais, como é o caso de uma formatura, um preso ou um semipreso, com detalhes, seria mais adequado", alerta.

Confira as dicas do cabeleireiro Bruno Galdino para cada tipo de rosto:

Redondos: devem evitar cabelos muito armados, pois deixam o rosto mais cheio. O ideal neste caso é puxar as laterais para trás, afinando o rosto e deixando os detalhes que farão a diferença na parte de trás da cabeça.

Quadrados: com ossos angulosos, são reconhecidos como ótimas oportunidades para abusar do volume e ou cachos modelados, pois proporcionam um visual sexy, sem perder a elegância. É um

formato de rosto que permite mais liberdade para o cabeleireiro criar.

[galeria]


Triangulares: demandam a necessidade de um pouco de cabelo solto nas laterais, para disfarçar o queixo. Atrás da cabeça, o profissional poderá criar à vontade.

Ovais: esse tipo é o formato perfeito. O profissional poderá criar o que desejar, pois ele permite e fica bem com tudo.

Por Ana Paula de Araujo (MBPress)

2 comentários no Vilaclub

Comente!
Eu
sex, 17/02/2012 - 13h13 - reportar abuso

Só vi imagens de coques. Uma matéria sobre penteados deveria exibir fotos dos mesmos, principalmente em relação às formas de rosto citadas.

responder ao comentário
geordete silva
quin, 17/02/2011 - 18h43 - reportar abuso

participar

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas