Especiais > Espelho da Beleza |

Salão especializado em cabelos crespos

ter, 05/05/2009 - 12h33

Salão especializado em cabelos crespos

A sociedade tem dado uma valorização desenfreada aos cabelos lisos. Diante disso, as mulheres entraram em uma cruzada frenética, na tentativa de também se adequar ao padrão. O resultado? Pessoas com personalidades e belezas distintas, mas com o mesmo tipo de cabelo. Enquanto a maioria tenta se enquadrar - para ser apenas mais uma na multidão -, há quem pense diferente e rompa com as barreiras do óbvio.

Há 16 anos no mercado, o Salão Beleza Natural, com matriz no Rio de Janeiro, optou por valorizar o cabelo que as mulheres têm ao invés de tentar torná-los o que não são. "Somos um salão de beleza especializado em crespos ou ondulados e preservamos a estrutura natural dos fios", explica Anthony Talbot, diretor geral da rede. Segundo ele, cerca de 70% da população brasileira tem fios cacheados, que vão do crespo ao ondulado. "E isso é o que mais instiga a empresa a estudar cada vez mais esse tipo de fio e a buscar soluções para ele", declara.

Salão especializado em cabelos crespos

Zica, proprietária do Salão Beleza Natural

A iniciativa de abrir um salão com um propósito diferente surgiu quando Heloísa Helena de Assis, a Zica, não encontrava uma solução para manter seus cabelos crespos maleáveis, sem ter que se render ao alisamento. Decidiu então trabalhar como cabeleireira e se apaixonou pela profissão. Ao lado do marido Jair, do irmão Rogério e da cunhada Leila, e depois de muitas pesquisas e testes, viu que andar na contramão da maioria era a direção correta.

A prova disso veio em 1993, quando abriu o primeiro salão, em um espaço pequeno e simples no bairro da Tijuca. Ciente do fato de que a maioria das pessoas tem cabelos enrolados, Zica decidiu declarar guerra às chapinhas e às madeixas escorridas. Para chegar à composição perfeita, contou com ajuda de um químico profissional e, depois de muita mistura, chegou ao produto batizado de ‘Super-Relaxante’. "Ele é nosso tratamento carro-chefe, relaxa a raiz dos cabelos, hidratando, fortalecendo e proporcionando maleabilidade aos fios", conta Anthony.

Salão especializado em cabelos crespos

A equipe do BN trabalhou duro e encontrou não apenas a receita para os cabelos rebeldes, mas também a fórmula para o sucesso. O que era um salão modesto virou o Instituto Beleza Natural. Hoje, existem oito salões no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Em outubro, a cidade de Salvador, Bahia, também terá seu próprio IBN. E estima-se que em 2010 seja inaugurado um em São Paulo. A rede ainda conta com 1100 funcionários a atende cerca de 70 mil clientes por mês.

Pensando em ser um templo acolhedor para aquelas que acham que a única solução para o cabelo enrolado é o alisamento, o salão criou um book de cortes específicos para fios cacheados, com 30 opções que vão desde o mais curto até o mais longo. "Investimos alto no treinamento dos profissionais que realizam os cortes para manter o padrão em todas as filiais", afirma o diretor geral.

Quem visita o local se depara com um ambiente descontraído e agradável. As crianças também são público cativo e recebem tratamento vip, com direito a um espaço direcionado apenas para elas e com produtos específicos da linha "Ziquinha".

Salão especializado em cabelos crespos

Espaço infantil dentro do salão com produtos da linha “Ziquinha”

Segundo Anthony, dentre os ‘milagres’ que o salão oferece estão a ‘Hidraforce’, uma super hidratação que repõe a queratina, e a ‘Hidracor’, uma hidratação que tonaliza e hidrata ao mesmo tempo, disponível em seis opções de cor.

Uma das conquistas alcançadas durante esses anos de atuação no mercado foi a própria fábrica de cosméticos, a Cor do Brasil. "Além de fabricarmos os produtos que são usados nos serviços exclusivos da rede, temos uma linha de manutenção para ser usada em casa", conta Anthony.

Todo esse empenho pode ser notado quando se visita o salão. Lá, os funcionários adotam o esquema de linha de produção para trabalharem. Sendo assim, os clientes vão passando por vários profissionais especializados, cada um na sua função. Para que o esquema funcione, as pessoas ficam em uma fila esperando para serem atendidas.

A tamanha dedicação do IBN em proporcionar uma injeção de ânimo à mulher brasileira fez o estabelecimento ser reconhecido pelo empreendedorismo, conquistando diversos prêmios na categoria!


Por Cínthya Dávila (MBPress)

Assuntos relacionados: cabelos cortes de cabelo cabelos cacheados

412 comentários no Vilaclub

Comente!
Larissa Dayanne
qua, 15/10/2014 - 11h30 - reportar abuso

Olá! Uso rastafári há 4 anos mais eu tiro um tempo e coloco de novo, e sinceramente quero para de usar. E queria hidratar minhas madeixas, que são super rebeldes. Gostaria de ter o endereço do Salão da Dona Zica, que irei aonde estiver

responder ao comentário
tamiris
ter, 26/08/2014 - 17h29 - reportar abuso

ola sou baiana e moro de recife como faco para fazer meu tratamento? aqui ne recife perbanbuco

responder ao comentário
Joyce
dom, 17/08/2014 - 20h22 - reportar abuso

Boa noite, gostaria de saber o endereço do salao aqui em sao paulo, gostaria de ir e poder fazer um orçamento!! Obrigado e aguardo resposta...

responder ao comentário
Marlisson
dom, 10/08/2014 - 12h30 - reportar abuso

Olá bom dia. to começando a deixar meu cabelo crescer mas como ele é cacheado fica um pouco difícil, eu gostaria de saber como adquirir seus produto!! agradeço de já!

responder ao comentário
vanessa santos
qua, 06/08/2014 - 22h13 - reportar abuso

Oi Zica... adorei saber sobre o Instituto Beleza Natural, e queria saber se cabelos com muito tempo de química podem voltar a ser cachiado... se sim , como posso conseguir seus produtos...morro em Uberlândia, aqui seu Instituto fará muito sucesso.

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas