Escova Progressiva

Ter, 11/03/2008 - 07h49

Tire suas dúvidas


Escova Progressiva

Ainda existem muitas dúvidas em relação à escova progressiva.

Publicidade

A principal delas está no uso do formol, substância apontada como tóxica pelo Instituto Nacional do Câncer. Segundo informação divulgada pela Anvisa, ‘os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios’.

Além disso, seu uso excessivo pode causar irritações na pele. No Rio de Janeiro, a Vigilância Sanitária já recebeu denúncias de vários salões que estariam produzindo clandestinamente o material necessário para a escova progressiva.

Telma Piacesi, técnica da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, comprovou o uso de alisantes caseiros, não sendo fabricados por nenhum laboratório. "Confirmamos que nos próprios salões as pessoas estavam misturando formol, queratina e cremes, e aplicando nas clientes", afirma.

Somente no Rio de Janeiro, dois salões de beleza foram interditados e outros 36 multados pelo uso inadequado do produto. Como recomendação, a Anvisa sugere que as clientes dos salões de beleza verifiquem se o produto a ser usado tem registro no órgão.

Outro lado

Apesar das medidas tomadas pela Vigilância Sanitária, algumas mulheres parecem não acreditar nos riscos. A cabeleireira Zenaide Widmel testou a técnica nela mesma antes de aplicar nas clientes e garante que nunca teve problemas.

"Antes de colocar a escova progressiva no ‘menu de serviços’ do salão, testei a técnica em mim mesma e nada ocorreu. A maioria das minhas clientes aderiu à técnica e a procura cresce a cada dia", conta a profissional.

Para a dermatologista Edileia Bagatin, da Universidade Federal de São Paulo, o formol pode causar irritação, mas não é cancerígeno. "Eu me informei e consultei médicos patologistas que estão há anos no mercado e trabalham diretamente com o produto em cadáveres e todos os tipos de órgãos. Eles me garantiram: o formol causa irritação à pele, com vermelhidão ou alergias, mas não causa câncer", explica.

Adepta do processo, a jornalista Carolina Monteiro, 22 anos, conta que chegou a ter receio, mas que não sofreu nenhum tipo de problema. "Só depois que fiz soube da utilização do formol. Fiquei muito preocupada e com medo do meu cabelo cair ou ficar fraco, mas não aconteceu isso. Já faz três meses que fiz e não tive nenhuma reação", explica.


Apesar de ter gostado do resultado, Carolina, que pagou R$ 80 pela escova, diz que tentaria um novo processo em outra oportunidade. "Gostei muito (do resultado) e faria novamente, mas procuraria outro método de alisamento que não tenha formol".

Quer ver como fica o seu visual com outros cortes de cabelo? Conheça o Simulador de Beleza do Vila Batom!

Fonte - MBPress

292 comentários no Vilaclub

Comente!
Janaina Janaina
Sáb, 26/07/2014 - 09h28 - reportar abuso

Eu ja usei amônia e um ano depois dei progressiva com formol . Ja tem 8 meses que nao uso quimica alguma ,e aquele efeito liso nao aparece mais ,quando escovo o cabelo fica inchado ,com muito volume. Eu gostaria de saber qual metodo eu posso usar para alisar novamente

responder ao comentário
ana ana
Ter, 22/07/2014 - 23h37 - reportar abuso

Eu estou com uma duvida, preciso urgente da resposta, eu tenho cabelos grandes e sao ondulados e eu tava querendo fazer uma progressiva fui no salão e a cabelereira disse que há 3% de formol nos produtos que ela usa, mas eu nunca fiz nenhum tipo de quimica a não ser a pintura normal. sera que eu corro risco?

responder ao comentário
Elisangela Elisangela
Sáb, 21/06/2014 - 15h39 - reportar abuso

Utilizei a progressiva da Fox Gloss, pela terceira vez, na primeira, após uma semana me apareceram bolinhas no pescoço e em alguns pontos do couro cabeludo. Na segunda vez vários caroços no pescoço e feridas em todo couro cabeludo e agora há mais ou menos uma semana estou sofrendo com vários problemas resultantes do uso de tal produto. Inchaço no rosto, uma inflamação de garganta, sinusite, tosse continua, já tomei duas injeções e não cessam os sintomas. O corpo todo está cheio e bolhinhas que coçam muito. Dores no pescoço e nas costas. O produto foi usado em minha filha adolescente e ela não teve nenhuma reação, fiquei surpresa com o resultado em meu organismo.

responder ao comentário
Michele Ap. Barreto Queir Michele Ap. Barreto Queir
Qua, 28/05/2014 - 14h49 - reportar abuso

Sempre tratei meu cabelo com químicas a base de guanidina, gostaria de saber quais os produtos de progressivas combinam com guanidina? Tenho muito medo pois ja fiz uma progressiva que o quebrou todo.

responder ao comentário
josilene pessanha rodrigu josilene pessanha rodrigu
Qui, 13/03/2014 - 23h57 - reportar abuso

eu,gostaria de saber se posso fazer uma escova progressiva sem danificar o meu cabelo pois tem apenas tres meses que eu nao uso hene.

responder ao comentário
Cristina Cristina
Sex, 27/12/2013 - 10h35 - reportar abuso

Olá, olha o formol é cancerígeno sim. Quem te informou quem te informou que não está equivocado. Mas os resultados do abuso de substâncias tóxicas não aparecem na hora, como são as irritações nos olhos (que por sinal podem cegar) e pele, mas a longo prazo mulheres principalmente podem desenvolver sim tumores devido a alterações celulares provocadas por essas substâncias químicas. Trabalho com formol em laboratório,diariamente, e tenho que tomar o maior cuidado com esse produto.

responder ao comentário
Regina Maris Regina Maris
Ter, 19/11/2013 - 11h07 - reportar abuso

As escovas progressivas não são nada inofensivas.Posso afirmar que meu cabeleireiro(que não trabalha mais nem com tintura por proibição médica) sobreviveu a uma forte leucemia.Ele fazia uma média de 15 escovas venenosas( as quem só tem no rótulo a Res.343/2005 ou AF 2,0000-00) e irregulares.

responder ao comentário
ECO - PLASTIA ECO - PLASTIA
Seg, 14/10/2013 - 20h21 - reportar abuso

ECO - Plastia
Progressiva com Óleo de Ojon
www.escovaprogressivabrasil.com.br
1 L RS 129,00 com frete gratis !

responder ao comentário
vivian cristina vivian cristina
Qua, 25/09/2013 - 22h56 - reportar abuso

vendo escovas progressivas importadas a preço de custo. Tenho para gravidas e lactantes, cabelos descoloridos, com henne e outras químicas. Tenho progressiva exclusiva para cabelo masculino.suprimentos@live.com

responder ao comentário
micaela micaela
Seg, 08/07/2013 - 15h46 - reportar abuso

posso pintar meu cabelo de loiro e depois da selagem de órgão no tudo
msm dia ??/

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cabelos curtos cortes de cabelo escova progressiva penteados penteados para formatura tranças
X
Aprenda a lavar as madeixas sem errar
Aprenda a lavar as madeixas sem errar Veja aqui por vilamulher