Escova progressiva - como manter os cabelos tratados

ter, 29/07/2008 - 17h28

Escova progressiva  como manter os cabelos tratado

Ela é uma das salvações para alisar os cabelos. O método tem esse nome porque seu efeito melhora a cada aplicação, feita com uma chapinha especial que fixa a queratina nos fios.

A progressiva já fez a cabeça de muitas mulheres, por isso, ainda encontramos muitas dúvidas não só sobre ela, mas principalmente do que podemos fazer em casa antes e depois da escova.

É preciso deixar claro que este tipo de escova não alisa cabelos muito cacheados. Ela serve para "domar os cachos" e reduzir volume. Geralmente dura cerca de três meses. Quem costuma tingir os cabelos deve fazer isso pelo menos 15 dias antes de aplicá-la no salão.

Conforme o cabeleireiro Genaro Preite, também é necessário ficar sem lavar os cabelos três dias antes. "E ter um cabelo com condições para resistir ao procedimento. Daí a importância de procurar um profissional que faça uma boa análise da textura do fio, da resistência e elasticidade".

Depois da aplicação, o cabeleireiro recomenda não usar shampoo para cabelos danificados, anti-frizz, anti-resíduo ou de limpeza profunda, pois costumam tirar o efeito da escova.

Os mais indicados são shampoos com pH neutro, sem sal e corantes para que não interfiram na química. Outra opção são os shampoos de criança ou aqueles para cabelos tratados com química, geralmente da marca da escova usada.

Não existem produtos que prologam o efeito. O que você deve fazer é deixá-los bem tratados. Sendo assim, invista na hidratação! "O ideal é fazer semanalmente. Os produtos devem ter substâncias que mantenham a umidade natural dos fios, entre elas, a lanolina, a aloe vera, as proteínas da seda e as ceramidas", explica.

A escova comum com secador é permitida. Só não esqueça de usar um bom protetor térmico antes, isso evita que as escamas dos fios se abram e o produto seja retirado.

Por Juliana Lopes

61 comentários no Vilaclub

Comente!
catia bertini
seg, 11/06/2012 - 18h52 - reportar abuso

olá amei as dicas ,estou em duvidas eu posso usar um finalizadorpois?Eu fiz progressiva,mas não consegui parar de usar o secador e queria proteger os meus cabelos do calor... Obrigado

responder ao comentário
Edneth
sex, 01/06/2012 - 20h25 - reportar abuso

matéria muito boa. No caso eu gostaria de saber,se a hidratação pode ser feita por quinzenas ou mensais.

responder ao comentário
claudineia
sex, 20/04/2012 - 17h09 - reportar abuso

Gostaria de saber se posso alisar a raiz do cabelo ,tendo feito progressiva á apenas 1 mês?O alisante que uso é guadinida tem algo haver?

responder ao comentário
Sonia Maria Aviles
qua, 11/04/2012 - 11h50 - reportar abuso

Os cabeleleiros mantem a quatro chaves,os segredos p/cuidar em casa dos cabelos com escova ´progressiva.E quem não tem condições de comprar produtos exclusivos de salão? Deve existir algo similar nas grandes perfumarias.

responder ao comentário
HELENICE DAS NEVES BARRETO
ter, 20/03/2012 - 12h52 - reportar abuso

Amei a matéria! Agora tenho umas duvidas.. 1. Cauterização, selagem térmica, queratinização... o que são? Por que tantos sinônimos? Que outros nomes têm? 2. Posso passar selagem antes da progressiva? Depois? E pintar? Alisar a \"raiz\"? Meu cabelo está quebrando com marquinhas brancas no meio do fio! Por isso estou desesperada por respostas de profissionais como voces! Obrigada!

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

hidratação cabelospenteadoscortes de cabelotrançascabelos loiroscabelos curtoscabelos vermelhoscabelos com luzes