Especiais > Espelho da Beleza |

Porque o meu cabelo não cresce?

sex, 28/05/2010 - 05h08

Porque o meu cabelo não cresce

"O meu cabelo não cresce!". O cabeleireiro Paulo Paes do salão Yes de São Paulo, está bem acostumado a ouvir essa frase de suas clientes, mas apesar da maioria de nós termos certeza do que estamos falando na hora da reclamação, ele explica que dificilmente isso é o que realmente está acontecendo.

De acordo com Paulo, todos os cabelos crescem entre 1 e 1,5 cm por mês, mas o problema é que muitas vezes o cabelo está fraco e acaba quebrando ou caindo e isso dá a falsa impressão de que os fios não estão crescendo. "É bastante comum o cabelo ficar quebradiço devido ao uso de química, nesses casos é importante que a pessoa faça hidratações ou cauterizações, que conseguem controlar o PH do cabelo".

E aquela frase que todas nós já ouvimos de nossas mães de que cortar o cabelo faz com que ele cresça mais rápido? O cabeleireiro explica que ao cortar o cabelo conseguimos visualizar melhor o seu crescimento, já que como o cabelo não cresce de forma igual fica difícil visualizar. Sem contar que os fios ficam mais bonitos sem pontas duplas e ressecadas. A dica é pelo menos aparar as pontas a cada três ou quatro meses.

Para toda regra existe uma exceção, por isso, se na maioria dos casos o cabelo está crescendo sim, pode acontecer dele não estar. Mas aí a questão vai além dos fios. A dermatologista especializada em tratamento capilar da Clínica Tykocinski Medical Group, Leila Block, explica geralmente o problema acontece por causa de problemas como anemia e deficiência de ferro. "O tratamento é feito com reposição de vitaminas para corrigir esses problemas. Também devemos repor as proteínas principalmente em mulheres que estão em dieta alimentar".

Algumas situações retardam o crescimento do cabelo, por isso se você está sonhando com um cabelo longo e saudável a dica é evitar esses problemas. A deficiência nutricional, em especial as de ferro, zinco, selênio, complexo B e aminoácidos é uma delas então é importante aumentar o consumo de frutas secas como nozes, castanha do pará e amêndoas. "Cuidar do couro cabeludo, principalmente no controle de oleosidade, também é fundamental para ajudar o cabelo a crescer de forma equilibrada".


Apesar das possíveis causas a dermatologista alerta: "Ao perceber que o cabelo não está crescendo menos de um centímetro ao mês, é importante procurar ajuda de um médico dermatologista".

Por Larissa Alvarez

6 comentários no Vilaclub

Comente!
pamela cardoso
seg, 18/06/2012 - 17h44 - reportar abuso

o meu cabelo nao cresce o q eu fasso para ele crescer

responder ao comentário
Genair Pereira de Almeida
ter, 27/03/2012 - 00h20 - reportar abuso

Tenho uma amiga que desde que a conheço há oito anos, tem o cabelo no mesmo tamanho. Curtinho como o de um homem. Sinto que ela sofre com esse problema. Gostaria muito de ajudá-la de alguma forma,porém nenhuma de nos temos condições financeira para talvéz solucionar esse problema. Ficaria muito feliz se alguém a ajudasse.

responder ao comentário
Tati
seg, 31/05/2010 - 17h33 - reportar abuso

Eu faço de tudo pra deixar ele crescer, me alimento bem uso shampoo sem sal e nao adianta. Se ele cresce, cresce desparelho, tenho toda a paciencia pra deixa-lo crescer, mas chega uma hora que não da mais, fica muito desparelho e vo la e corto! Já escutei falar em uns remedios e tal, ja fui em uma dermatologista e ela me disse q nao existe remedio para isso ( foi ate bm grosseira comigo). Uma coisa q fiz e luzes e por cima uma progressiva, noto q minha raiz cresceu bastante e q com progressiva ta dando resultado! Mas meu medo é q se eu fizer daqui uns 6 meses estrague meu cabelo pq notei q o produto q foi usado é bm forte! Escutei falar tbm no Monovim A, acho q um remedio pra cavalo, mas q colocado no shampoo ele acelera o crescimento. Não sei o q posso fazer pra ajuda no crescimento, esperem q me ajudem, nao aguento mais

responder ao comentário
katia Silva Andrade
dom, 30/05/2010 - 17h52 - reportar abuso

Eu tenho uma filha de 7 anos, e o cabelo dela é muito dificíl de crescer.O que faço para everter esse quadro?

responder ao comentário
JOSISLANE DIAS DE SOUZA SILVA
dom, 30/05/2010 - 18h06 - reportar abuso

EU TB TENHO UMA FILHA DE 7 ANOS,ELA VIVE RECLAMANDO QUE SEU CABELO Ñ CRESCE,TEM CABELOS CACHEADOS E CURTOS,É PORQUE NA ESCOLA AS COLEGUINHAS TEM OS CABELOS COMPRIDOS,ME AJUDEM???COMO POSSO FAZER PARA ELES SE DESENVOLVEREM MELHOR.BJOKAS E OBRIGADO.

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas