Relaxamento x Escova Progressiva: qual o melhor para o seu cabelo?

seg, 09/08/2010 - 12h11

Relaxamento x Escova Progressiva qual o melhor par

Com a moda dos cabelos lisos, cada dia mais inventam algum produto ou processo para que a chapinha seja deixada de lado e a facilidade dos fios lisos seja permanente. Os mais conhecidos entre esses métodos são o relaxamento e a escova progressiva. Se você está pensando em alisar definitivamente os seus cachos, pode ser que um desses dois procedimentos seja para você.

Segundo a hairstylist Sonia Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio de Janeiro, cada processo tem uma característica bem distinta com relação ao tratamento dado ao fio. "O relaxamento é uma química de transformação do fio. Ele trata mais, tira o volume e acaba com o frizz", explica a profissional. "Já a progressiva é uma química de fechamento do fio temporário. Mas, danifica mais o fio em relação ao relaxamento", completa.

Sonia também explica: "A progressiva não é alisamento. Ela age fechando as cutículas, funciona externamente apenas. O que alisa mesmo é hidróxido de cálcio, hidróxido de guanidina, tioglicolato. Tem que ser químico. As defrisagens químicas são as mais aconselháveis desde que seja feita por uma boa marca (indica Wella e L'Óreal - elas tem o tioglicolato da melhor qualidade e o hidróxido). Produto bom na mão de um mau profissional é ruim. E produto ruim na mão de um bom profissional pode se tornar bom. Indico o relaxamento para quem quer alisar mesmo. Um cabelo elétrico, que tem muito volume, mas não é crespo, deve ser tratado antes pra depois usar um tipo de escova progressiva. Uso sempre um pré químico da Essenziale antes do relaxamento. Acho esse procedimento mais leve do que a progressiva porque tem como fazer um relaxamento mais leve. Tem níveis de acordo com a necessidade e o tipo de fio: vai do leve ao mais forte", conta.

Tendo ações diferentes, cada procedimento funciona melhor para diferentes tipos de cabelo. Sonia afirma que, se a sua intenção é apenas diminuir o volume e domar os fios rebeldes, a melhor opção ainda é o relaxamento. Mas, se o seu cabelo é extremamente cacheado, crespo ou volumoso demais, a progressiva tem um poder bem mais eficiente. "Porém, deve ser feita só duas vezes no ano", ressalta Sonia. "Quem desrespeita e faz diversas vezes no ano, pode causar séria queda de cabelo. Os fios enfraquecem e quebram", alerta a cabeleireira. "Já o relaxamento não oferece danos, pois não agride o fio como pode acontecer na progressiva".

Sonia diz que, se usado um bom produto (uma boa química), o relaxamento consegue ser menos agressivo que a escova progressiva. "A maioria das escovas progressivas tem formol e nada é pior que isso para o cabelo. Acima de tudo, o profissional tem que conhecer o cabelo, porque cada caso é um caso. Se pega um cabelo fininho e fraco e coloca um produto errado, vai prejudicar", alerta.


Antes de bater o martelo na sua decisão, escolha um profissional qualificado para aplicar o produto.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

29 comentários no Vilaclub

Comente!
cristinadosanjos
quin, 26/04/2012 - 09h17 - reportar abuso

a unica que vi ,que teve senso e que estar certìssima e a nossa amiga ana! a unica que teve razão. beijos .

responder ao comentário
lydia
ter, 31/05/2011 - 21h53 - reportar abuso

Nossa progressiva é mais agressiva que relaxamento??

Para mim não funciona assim progressiva da um efeito natural já o relaxamento efeito alisado(dependendo de como é feito)

As progressivas que faço saem com o tempo e o relaxamento só cortando

Conclusão:Os dois arrebenta o cabelo mas não caem nesta não!

responder ao comentário
Andreia
ter, 24/05/2011 - 18h12 - reportar abuso

Gente a matéria esta correta. A progressiva deixa o cabelo muito bonito no ínicio, mas como é um procedimento que fecha a cutícula, nenhum produto de hidratação penetra no fio, ou seja com o tempo o cabelo vai ficando opaco e quebradiço.Pesquisem, a maioria das reportagens não indicam a progressiva.

Eu faço relaxamento e hidrato em casa e no salão, não tenho do que reclamar

responder ao comentário
Rayane
sex, 05/11/2010 - 15h07 - reportar abuso

Uma vez fiz relaxamento pra nunca mais, meu cabelo com um tempo depois ficou horrível, quebrou todinho na parte de cima, e pior ele estava bonito antes e fui nessa besteira de acreditar na cabeleireira que disse que relaxamento era bom. Já a progressiva eu fiz 3 vezes e gostei, mas deve-se procurar alguém capacitado e pegue referências tambem pra ajudar. Bom deixo minha opinião.

responder ao comentário
thays
qua, 13/10/2010 - 17h36 - reportar abuso

na kinha opniao os dois estragam o cabelo ja usei mtos relaxamentos e meu cabelo se partiu mto dai fiquei cinco anos sem quimica nenhuma nos cabelo mas resolvi voltar a alisar os cabelos fiz uma progressiva e o resultado na hora foi matavilhoso, mas com tres dias o meu cabelo começou a partir todinho no pezinho e fez um buraco enorme, ja faz um mes e meio0 q ele começou a se partir, os que partiram primeiros ja estao crescendo mas ele ainda continua se partindo na parte de traz nao mto mas ainda esta se partindo, estou com medo que le n pare de se partir e eu fique careca... quimica nunca mais, me arrependo ate hje

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

hidratação cabelosorgasmo femininomaquiagemluzesescova progressivapenteadosansiedadecortes de cabelomechastrançascabelos loiroscabelos curtosbolo de cenouracabelos vermelhosbepantoldicas de cabelocabelos com luzes