Como instalar luminárias pendentes

qua, 13/07/2011 - 15h44

Como instalar luminárias pendentes

Luminárias pendentes nas laterais da cama, além de serem um charme, facilitam muito no dia a dia. No entanto, é muito importante escolher o tipo de luminária e lâmpada adequadas e instalar da forma correta para que funcionem harmoniosamente.

A arquiteta Carla Dichy dá as dicas de como criar um ambiente aconchegante e iluminado na medida certa.

"Normalmente, as luminárias ao lado da cama devem ser mais delicadas e preferencialmente instaladas acima de um criado-mudo, mesa lateral ou banco para que o espaço esteja delimitado pelo piso e ninguém bata com a cabeça. A altura ideal depende da luminária escolhida, mas em geral deve ser instalada de 60cm a 90cm acima do criado-mudo ou outro móvel escolhido", explica.

Como o quarto é um local de descanso e relaxamento, o recomendado é que as lâmpadas não sejam muito fortes. "As lâmpadas dicróicas, neste caso, não são indicadas por esquentarem muito.

O ideal é uma cúpula revestindo a lâmpada de forma a deixar a luz mais difusa e menos direcionada para prover uma iluminação mais agradável e não ofuscar a visão", recomenda Carla.

No entanto existem também luminárias direcionáveis com lâmpadas halógenas. Por serem bem fortes, elas são específicas para leitura, porém, a arquiteta recomenda que a luminária tenha uma cúpula de vidro tipo opalina (fosca) para que proporcione uma luz mais agradável.

Por Jessica Moraes

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas