Moda das Famosas

Cadernos artesanais

Qua, 29/10/2008 - 16h48

Caderninhos

Fotos: reprodução restaure.org

“Às vezes percebo que as pessoas ficam intrigadas com meus caderninhos, afinal estamos numa era cheia de tecnologias para anotações, celulares, mini-notebooks e outros tantos artefatos eletrônicos que sequer consigo guardar seus nomes e características”, diz Raquel Sallaberry Brião em post em um dos seus blogs.

Publicidade

Pois vejam só, a criadora desses lindos cadernos artesanais, sabe muito bem que o barato da coisa é justamente o charme quase vintage das peças. E é nos blogs Restaure.Org e Jane Austen em português que Raquel pinta e borda.

Há mais ou menos oito anos ela fez um curso de encadernação e restauro. O que era um passatempo, encapar livros e presentes, acabou virando algo para fazer depois de aposentada. Em 2008, ela decidiu finalmente vender seus caderninhos e assim surgiu o Restaure.Org, onde exibe seus trabalhos.

A confecção das peças é toda artesanal: corte do papel, dobraduras, arredondamento de cantos, costuras, pinturas, colagem e montagem. A inspiração é variada, mas muito ligada a literatura, paixão de Raquel. Quer prova maior disso que a série de cadernos em homenagem as heroínas da escritora inglesa Jane Austen? A inspiração para os cadernos surgiu quando ela leu uma carta de Jane para a irmã Cassandra e começou a inventar mini-historietas sobre as cores que combinariam com as heroínas: Elizabeth, Emma, Elinor, Anne, Marianne...

Jane Austen (1775-1817) escreveu seis romances (completos): A Abadia de Northanger, Razão e sentimento, Emma, Mansfield Park, Persuasão e Orgulho e preconceito. Aliás, se você não viu os filmes “Razão e sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito” corre pra locadora já.

Além da série “Heroínas de Jane Austen”, há outras opções como cadernos de notas, o Livro de Receitas (sob encomenda) e a série gótica. Os cadernos são vendidos no site Elo7.

Leia também - Viva os moleskines!

Por Karina Conde

2 comentários no Vilaclub

Comente!
valdelis dias de brito valdelis dias de brito
Dom, 15/11/2009 - 20h25 - reportar abuso

Eu quero aprender, onde encontrar um curso?

responder ao comentário
Qui, 30/10/2008 - 12h43 - reportar abuso

Adoro este tipo de trabalho. Eu faço pra mim de vez em quando.

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos