Projeto universitário permite que grama seja impressa em formatos 3D! Foto: Reproduçãosciencepost
Já imaginou ter um jardim em qualquer formato: pode ser desenhos, letras, escritas, enfim, uma grande gama de possibilidades, até onde sua criatividade alcançar. E isso é possível graças a invenção inovadora de cinco estudantes da Universidade de Maribor, na Eslovênia.
Maja Petek, Tina Zidanšek, Urška Skaza, Danica Rženinik e Simon Tržan criaram uma impressora 3D, batizada de PrintGREEN, cuja produção tem capacidade de fazer grama, isso mesmo! A invenção imprime uma mistura de terra em qualquer forma e tamanho, podendo abusar da criatividade na hora de montar projetos de jardinagem.
A impressora é uma máquina de comando numérico computadorizado especialmente modificado, que ao invés cartucho de tinta, utiliza uma mistura orgânica de solo, água e sementes de grama, permitindo, assim, que o que foi impresso "cresça verde", com o tempo e cuidado adequados.
Foto: Reprodução/designforfun
Assim, o projeto uni arte, criatividade e natureza, numa abordagem inovadora: o dispositivo de impressão. Por isso, é sobre a criação de um 'design vivo', já que é possível ver o crescimento biológico real na peça impressa.
Por Lívia Duarte