5 dicas para ser uma boa vendedora

Qua, 28/12/2011 - 09h26

Cinco dicas para ser uma boa vendedora

Trabalha com vendas e quer ter mais sucesso em 2012? O escritor e orientador de excelência pessoal, Luiz Cláudio Gomes, que vai lançar o livro "Ser Vendedor ou Estar Vendedor", dá algumas dicas de como proceder e obter sucesso.

"Ser vendedor é amar vender, é procurar entender e conhecer cada cliente.

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Estar vendedor é ver o cliente como um número que vai pagar a sua conta de telefone quando compra, como um chato quando reclama e como um imbecil quando não quer comprar", destaca Gomes.

1) Crie um diálogo - Ser um vendedor consultivo pode ser o diferencial na hora de fechar um negócio. Este tipo de vendedor é aquele que prevê um diálogo interativo, centrado nas necessidades do cliente.

Quando os concorrentes têm o mesmo nível, a qualidade da conversa do vendedor faz toda a diferença. Os tipos consultivos estabelecem diálogos eficientes, o que os leva a aprender mais e aprofundar os laços a cada conversa. Existem diversos outros tipos como: o carismático, que usa seu charme como arma de convencimento; o técnico, ótimo em conteúdo, mas fraco na orientação para o cliente; e ainda o "matador", que faz qualquer coisa para fechar a venda, mesmo que isso signifique sacrificar um relacionamento.

2) Esteja Sempre Preparada - Um bom vendedor está sempre se preparando - antes e depois de cada encontro com o cliente. Ação ideal: Inicie com um planejamento estratégico. Reflita sobre seus objetivos de longo prazo e estabeleça metas imediatas para a conversa que terá com o cliente. Avalie o resultado do contato e o ritmo de sua argumentação e acelere rumo ao fechamento da venda. Nunca se esqueça de abrir espaço para o cliente falar. O próximo passo é fazer a análise do cliente. Pense nos objetivos do cliente, sua situação, necessidades e critério de decisão. Finalmente, concentre-se na preparação técnica do produto. Mostre como sua linha de produtos atende às necessidades do cliente, antecipe as dificuldades e personalize o material.

3) Confie em suas habilidades - O vendedor deve adquirir confiança em si mesmo e possuir seis principais habilidades: postura, relacionamento, questionamento, compreensão, posicionamento e verificação. É importante procurar sempre aperfeiçoar essas habilidades, avaliando-as uma por uma, e assim, sua performance será melhorada.

4) Não Receie a Rejeição - A maior causa das falhas nas vendas é o medo da rejeição que, muitas vezes, representa um sinal da falta de confiança nas suas capacidades. Quem não tem uma atitude de vitória, tende a encarar a rejeição para o lado pessoal. Elimine este sentimento. O cliente que não aceita uma proposta está rejeitando uma transação e não a pessoa. Estar consciente desse fato ajuda ovendedor a manter-se calmo, paciente e persistente - três dos principais requisitos para uma boa venda. Quem compra um produto ou serviço deseja melhorar a sua situação, resolver um problema ou poupar dinheiro.

5) Sorria sempre - Se você tiver motivos para sorrir: Sorria. Se Não Tiver, Sorria. O motivo virá em seguida.

Por Livany Salles

2 comentários no Vilaclub

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Gabriela Gabriela
Sex, 29/06/2012 - 13h59 - reportar abuso

Muito legal boas dicas obrigado!

responder ao comentário
Silvia Maria Kugler Assum Silvia Maria Kugler Assum
Qua, 28/12/2011 - 11h31 - reportar abuso

ATENÇÃO CONSULTORAS!!!!

responder ao comentário

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