Moda das Famosas

5 dicas para ser uma boa vendedora

Qua, 28/12/2011 - 09h26

Cinco dicas para ser uma boa vendedora

Trabalha com vendas e quer ter mais sucesso em 2012? O escritor e orientador de excelência pessoal, Luiz Cláudio Gomes, que vai lançar o livro "Ser Vendedor ou Estar Vendedor", dá algumas dicas de como proceder e obter sucesso.

"Ser vendedor é amar vender, é procurar entender e conhecer cada cliente.

Publicidade

Estar vendedor é ver o cliente como um número que vai pagar a sua conta de telefone quando compra, como um chato quando reclama e como um imbecil quando não quer comprar", destaca Gomes.

1) Crie um diálogo - Ser um vendedor consultivo pode ser o diferencial na hora de fechar um negócio. Este tipo de vendedor é aquele que prevê um diálogo interativo, centrado nas necessidades do cliente.

Quando os concorrentes têm o mesmo nível, a qualidade da conversa do vendedor faz toda a diferença. Os tipos consultivos estabelecem diálogos eficientes, o que os leva a aprender mais e aprofundar os laços a cada conversa. Existem diversos outros tipos como: o carismático, que usa seu charme como arma de convencimento; o técnico, ótimo em conteúdo, mas fraco na orientação para o cliente; e ainda o "matador", que faz qualquer coisa para fechar a venda, mesmo que isso signifique sacrificar um relacionamento.

2) Esteja Sempre Preparada - Um bom vendedor está sempre se preparando - antes e depois de cada encontro com o cliente. Ação ideal: Inicie com um planejamento estratégico. Reflita sobre seus objetivos de longo prazo e estabeleça metas imediatas para a conversa que terá com o cliente. Avalie o resultado do contato e o ritmo de sua argumentação e acelere rumo ao fechamento da venda. Nunca se esqueça de abrir espaço para o cliente falar. O próximo passo é fazer a análise do cliente. Pense nos objetivos do cliente, sua situação, necessidades e critério de decisão. Finalmente, concentre-se na preparação técnica do produto. Mostre como sua linha de produtos atende às necessidades do cliente, antecipe as dificuldades e personalize o material.

3) Confie em suas habilidades - O vendedor deve adquirir confiança em si mesmo e possuir seis principais habilidades: postura, relacionamento, questionamento, compreensão, posicionamento e verificação. É importante procurar sempre aperfeiçoar essas habilidades, avaliando-as uma por uma, e assim, sua performance será melhorada.

4) Não Receie a Rejeição - A maior causa das falhas nas vendas é o medo da rejeição que, muitas vezes, representa um sinal da falta de confiança nas suas capacidades. Quem não tem uma atitude de vitória, tende a encarar a rejeição para o lado pessoal. Elimine este sentimento. O cliente que não aceita uma proposta está rejeitando uma transação e não a pessoa. Estar consciente desse fato ajuda ovendedor a manter-se calmo, paciente e persistente - três dos principais requisitos para uma boa venda. Quem compra um produto ou serviço deseja melhorar a sua situação, resolver um problema ou poupar dinheiro.

5) Sorria sempre - Se você tiver motivos para sorrir: Sorria. Se Não Tiver, Sorria. O motivo virá em seguida.

Por Livany Salles

2 comentários no Vilaclub

Comente!
Gabriela Gabriela
Sex, 29/06/2012 - 13h59 - reportar abuso

Muito legal boas dicas obrigado!

responder ao comentário
Silvia Maria Kugler Assum Silvia Maria Kugler Assum
Qua, 28/12/2011 - 11h31 - reportar abuso

ATENÇÃO CONSULTORAS!!!!

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos