A loucura para fazer um desfile acontecer

A loucura para fazer um desfile acontecer

Backstage Reinaldo Lourenço. Foto: arquivo MBPress.

Os desfiles que acontecem nas semanas de moda duram menos de 10 minutos. Aliás, quando duram esse tanto é porque foram mais longos do que deveriam. As modelos entram, saem, o estilista vem até a metade da passarela e pronto, acaba. Mas para acontecer assim, redondinho, com música, luz, ordem, timing... é preciso muita dedicação, muito tempo de organização, muito profissionalismo.

Caroline Braga trabalha na PRCOM Estratégia de Comunicação, de São Paulo. A agência, além de assessorar a SPFW, ainda presta serviço de produção de desfiles. Já é a segunda temporada em que Carol trabalha com isso - no verão ela estreou. Esse ano, participou da organização de shows como os da Colcci, Triton e Forum.

Segundo ela, as principais atividades desenvolvidas para a produção de um desfile é a organização dos looks a serem desfilados, das modelos para não se atrasarem com make e hair, além de acompanhar e passar informações do desfile para a imprensa. "O cenário é idealizado e produzido com antecedência. Temos equipe de iluminação, DJ, limpeza, costureiras, escolta e muito mais".

Além de todos esses e os profissionais de beauty, há ainda espaço para o coordenador de desfile, stylist, produtor - o grande regente da coisa -, camareiras, fotógrafo, numa cadeia produtiva que não para de crescer. Carol diz que, apenas no dia do desfile, cerca de cem pessoas trabalham no backstage, contando as modelos. "Muitas pessoas trabalham apenas nessa época. Elas enviam currículo para as empresas e são contratadas como free lancers". O valor pago a esses profissionais varia se o produtor é temporário ou contratado.

A rotina por trás de um desfile se resume bem com uma palavra: adrenalina. "Produzimos um cronograma para os fornecedores e, lá dentro, tudo é bem corrido. Normalmente o mostruário chega às 9 da manhã e já é organizado no camarim. Na parte da tarde os outros fornecedores chegam (montagem de catering, equipe de make-up e hair, limpeza) e umas quatro horas antes dos desfiles as modelos vão chegando e começam a serem produzidas.


Já pensou que isso tudo é a mágica necessária para um desfile? Na SPFW Inverno 2010, são mais de 35, acontecendo em apenas uma semana... Haja adrenalina!

Por Sabrina Passos (MBPress)

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