Abrir seu próprio negócio, conquistar a independência financeira e botar em prática uma atividade profissional que lhe permita administrar melhor seus horários fazem parte dos sonhos de inúmeras mulheres cansadas de sua rotina, mas que têm força, disposição e boas idéias para começar uma nova empresa.
Com pouco dinheiro, é possível iniciar um negócio. Para que tudo dê certo, porém, é preciso começar devagar, estabelecendo um bom plano de negócios e evitando os erros que podem ocasionar a falência prematura.
Segundo Pedro João Gonçalves, consultor do SEBRAE-SP, muitas empresas não dão certo devido à falta de planejamento prévio das atividades. “Antes de entrar no mercado, deve-se pensar sobre o negócio com detalhes”. Entre os itens que devem ser estudados estão:
- qual o número de clientes que se pretende atender e seus hábitos de consumo (se compram à vista ou a prazo, por exemplo).
- localização da empresa.
- número de concorrentes e suas práticas (como estratégias de preços, qualidade dos produtos).
- número de fornecedores e suas práticas (prazos e preços).
- qualificação da mão-de-obra necessária.
- valor do investimento para abrir o negócio.
- aspectos legais (normas sanitárias e de segurança) do setor em que pretende abrir a empresa.
Os empreendedores devem estar preparados para enfrentar um mercado altamente concorrencial. “Portanto, as mulheres que desejam ter sua empresa devem se capacitar para atuar num ambiente competitivo”. Em particular, diz o consultor, os seguintes cuidados devem ser tomados:
- Após a abertura da empresa, cuidar de sua gestão, o que envolve ficar atenta às mudanças de hábitos dos clientes, acompanhar a evolução de receitas e despesas, divulgar adequadamente os produtos da empresa, estar de olho na evolução da economia (inflação e juros, por exemplo), conhecer a legislação sobre micro e pequenas empresas e procurar assessoria especializada quando necessário.
Leia também - Trabalhar com parentes dá pé?
Por Adriana Cocco
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante