Especial de Páscoa

Comissária de vôo: mercado em alta!

Seg, 07/07/2008 - 15h58

Comissária de vôo mercado em alta

Qual mulher não se imaginou vestida em um uniforme de aeromoça passeando por vários aeroportos mundo afora? Símbolo de elegância, a profissão de comissária de bordo não é tão simples e glamorosa quanto se imagina. A boa notícia é que o mercado está em alta no Brasil, principalmente pela chegada da companhia Azul e pela entrada da Emirates na rota brasileira.

Publicidade

“A Azul e a TAM vão contratar vários candidatos no próximo semestre. Este ano, a oferta é muito boa e os salários giram em torno de dois mil a três mil reais por mês para vôos nacionais”, garante Celso Batista de Andrade, instrutor da Escola Técnica Congonhas.

Ao saber disso, a jornalista Roberta Dantas, 30 anos, decidiu apostar na profissão. Em busca de um emprego que garanta mais estabilidade, ela está prestes a concluir o curso de formação de comissária de vôo. Durante quatro meses, ela passou por aulas teóricas, que incluíram regras de etiqueta, direito trabalhista, saúde e higiene. “Até aprendemos a fazer um parto”, comenta.

Combate a incêndios, primeiros-socorros e sobrevivência na selva e mar está entre as disciplinas práticas. “Passamos um final de semana no litoral de SP. No sábado, caminhamos no mangue, aprendemos a identificar animais e insetos, tirar água do bambu, além de saber o que serve de alimento, como bromélias e frutos. Foi uma experiência e tanto”, explica.

No dia seguinte, o grupo aprendeu a nadar com o colete salva-vidas, além de salvar pessoas que por acaso estão sem o colete, tarefas que exigiram muita resistência física. Na etapa final, as futuras comissárias fazem um teste teórico e só podem se candidatar a uma vaga se passarem na difícil prova da ANAC.

“Quando são contratadas pelas companhias, as profissionais passam por outros treinamentos de primeiros-socorros, combate a incêndios, além de um curso específico para aeronave que vão trabalhar, desde a cozinha até os equipamentos”, acrescenta a instrutor.

Comissária há 13 anos, Valery Schiff, diz que o mercado já mudou bastante desde que ela começou. A chegada de novas companhias exigiu ainda mais dos profissionais “apesar do serviço a bordo ter caído”, revela.

Apaixonada pelo que faz, ela acredita que não vale apenas ter boa postura e aparência. “Durante a carreira é necessário aperfeiçoar o idioma e até aprender novas línguas”. Requisitos para quem quer entrar na profissão? “Muita paciência, cordialidade e jogo de cintura. Quem tem gênio forte não pode entrar nessa”.

Por Juliana Lopes

121 comentários no Vilaclub

Comente!
Juliana Andreza Juliana Andreza
Qui, 19/09/2013 - 12h33 - reportar abuso

A prova da ANAC é muito facil,pelo menos para mim foi,é só fazer o curso em uma boa escola

responder ao comentário
Izabel Cristina Izabel Cristina
Qua, 03/07/2013 - 13h54 - reportar abuso

Olá, tenho 28 anos e pretendo fazer um curso de comissária de bordo e quero saber se tem algum limite de idade para começar a atuar na área, desde já agradeço obrigada.

responder ao comentário
Sex, 10/05/2013 - 11h28 - reportar abuso

Bom Dia tudo bem?
Gostaria de tirar uma duvida, estou cursando comissaria de voo , e junto estou fazendo inglês e espanhol , e gostaria de saber qual faculdade posso fazer para me aperfeiçoar melhor nessa aréa?
Beijos
Aguardo Resposta

responder ao comentário
Janaína Silva Janaína Silva
Sex, 15/02/2013 - 16h19 - reportar abuso

Boa tarde,
Este mercado está em alta?

Deixei o meu curso de finanças para fazer o curso de comissária de voo, terminei e agora estou cursando a graduação em transporte aéreo. estou apostando todas minhas fichas nesta área.
Só uma dica para todas que acessam o VilaClub e que quer ser uma comissária.
Na USP tem curso de linguas super parato, acredite $ 370,00 o semestre.

responder ao comentário
Samira Samira
Seg, 04/06/2012 - 08h09 - reportar abuso

Olá, tenho 21 anos, pretendo fazer o curso de comissaria de bordo,a minha dúvida é se há algum curso na região de Guarulhos que encaminha para estágio ?

samira.edmilson@hotmail.com

responder ao comentário
Fernanda Fernanda
Sex, 25/05/2012 - 11h17 - reportar abuso

Ola, eu tenho 12 anos e meio, meu nome é fernanda e meu maior sonho é ser comissária de bordo da TAM, pois no que analizei, parece que é a com melhores condiçoes de trabalho e queria que vocês me mandasem toda o material possivel sobre isso. A cada matéria que eu leio, a cada comissária que converso, é uma força a mais para mim, que realizarei meu sonho, vencendo todas as barreiras, inclusive os óculos! Ja que uma comissaria de bordo nao pode usar oculos, entao nao usarei, ja que uma comissaria tem que passar natais longe de casa, eu passarei, ja que a comissaria tem que deixar a familia querida em casa no aniversario, eu deixarei! Por que nada vai me inpedir de me mudar para sao paulo e fazer a cirurgia no meu olho, depois cursar o cursinho de comissarias, fazer o provao da ANAC e VENCER! Serei contratada pela TAM aos 18 anos, esse é o meu sonho! Obrigado por quem leu esse post! Que deus abençoe quem vooa agora! Amém

responder ao comentário
fabiola ferraro moreira fabiola ferraro moreira
Qui, 03/05/2012 - 01h42 - reportar abuso

óla pessoal sou fabiola tenho 20 anos estou muito afim de ser comissaria de bordo , ja estou fazendo o inglês , mas a duvida. quamto tempo leva para si forma no curso ? alquem sabi me responder?

responder ao comentário
ivonaldo Simplicio gomes ivonaldo Simplicio gomes
Qui, 26/04/2012 - 23h40 - reportar abuso

Eu,sou Comissario formado pela Escola de Aviacao Congonhas sp mas ainda nao estou voando mas se Deus quiser em breve meu sonho se torana-ra realidade.

responder ao comentário
regina regina
Sex, 20/04/2012 - 19h05 - reportar abuso

Olá ,estou fazendo as aulas de comissaria e também de inglês porem so tenho uma duvida ,será que mesmo tendo um Inglês intermediário eles não aceitam ?

responder ao comentário
Denise Di Marco Denise Di Marco
Qui, 19/04/2012 - 22h43 - reportar abuso

È minha filha, vale a pena sim. È uma vida maravilhosa. Estou escrevendo minhas memórias, leia mais em:

http://diariodagatamadura.blogspot.com.br/


Divirta-se

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos