Especial de Páscoa

Como abrir o próprio negócio: cursos gratuitos via internet!

Sex, 19/09/2008 - 18h16

Abrir o próprio negócio

Abrir o próprio negócio sempre é um desafio, principalmente para os marinheiros de primeira viagem. Não basta apenas ser um bom empreendedor também é preciso lidar com finanças e saber em qual mercado você irá pisar.

Publicidade

Antes de tudo é preciso estabelecer um bom plano de negócio - documento primordial para saber como será a sua pequena empresa. Ele nada mais é do que um teste com todas as perguntas vitais para se abrir um empreendimento. Com ele fica bem mais fácil para você avaliar se ele tem chances de dar certo.

O Sebrae oferece cursos gratuitos, via internet, que ajudam a fazer o seu. Chamado de IPGN (Iniciando um Pequeno Grande Negócio pela Internet), as aulas são feitas durante 60 dias em cinco módulos, tudo pelo computador. É indicado se dedicar pelo menos cinco horas por semana para as atividades.

Em dois meses, o futuro empresário analisa o segmento que vai atuar, isso inclui pesquisa da concorrência, conhecimento dos fornecedores, enquadramento tributário, análise financeira, custos do negócio e rentabilidade.

A instituição também deixa disponível no próprio site o plano em PDF, com todo passo a passo. Confira algumas dicas sobre análise da concorrência:

- Procure identificar quem são seus principais concorrentes. A partir daí visite-os e examine suas boas práticas e deficiências.

- Lembre-se de que concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que você e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes.

- Faça comparações entre a concorrência e o seu próprio negócio. Enumere os pontos fortes e fracos em relação à qualidade dos materiais empregados - cores, tamanhos, embalagem, variedade-, preço cobrado, localização, condições de pagamento, atendimento prestado, serviços disponibilizados - horário de funcionamento, entrega em domicílio, etc

Cursos Sebrae (http://educacao.sebrae.com.br)

Por Juliana Lopes

48 comentários no Vilaclub

Comente!
daniele daniele
Qui, 28/02/2013 - 18h22 - reportar abuso

Olá, pessoal, vocês ja pensaram em abrir um negocio proprio pela internet? As vantagens são muitas: você não precisa pagar aluguel, funcionários, impostos, ter estoque e etc.Conheci uma oportunidade maravilhosa de ter um negocio na internet usando apenas 15 minutos por dia (postando anuncios) NÓS FAZEMOS A PROPAGANDA PRA EMPRESA E ELA NOS PAGA.Pessoal..Vc gasat 15 MINUTOS POR DIA, COPIA E COLA O ANUNCIO EA EMPRESA TE PAGA E PAGA MUITO BEM.Parece mentira mas é verdade. Caso desejem conhecer sobre essa empresa mande-me um e-mail daniellypacheco2012@bol.com.br

responder ao comentário
Kleber Batista Soares Kleber Batista Soares
Ter, 26/06/2012 - 19h27 - reportar abuso

oi estou querendo abrir uma pequena serralheria p mim ja tenho local algumas maquinas e alguns serviços,mas preciso de dicas de como fazer orçamentos, de como pesquisar materias e como tratar c fornecedores.aguardo dicas

responder ao comentário
shaylanne oliveira dos sa shaylanne oliveira dos sa
Ter, 29/05/2012 - 22h15 - reportar abuso

moro em uma cidade que esta começando a crescer mas, aqui e dificil achar pessoas capacitadas para atuar em diversos serviços gerais por isso estou querendo abrir um negocio tipo uma agencia de serviços gerais ,penso em formar uma equipe de pessoas que sabem trabalhar,cada um com uma funçao diferente oferecer diversos serviços por exemplo:cuidador de idosos,babas,faxineiras,garçonetes para festas,churrasqueiros,limpadores de area externas,hotel de animais,animadores de festa infantil etc...na minha cidade nãõ tem esse tipo de serviços como poderia classificar minha empresa?

responder ao comentário
alex sandro alex sandro
Ter, 27/03/2012 - 10h55 - reportar abuso

como faço p abrir uma loja de consertos de maquinq de lqvar e refrigeração

responder ao comentário
celia regina g magdalena celia regina g magdalena
Dom, 11/03/2012 - 18h32 - reportar abuso

ainda nao mas gostaria de fazer parte

responder ao comentário
claudia claudia
Sáb, 10/03/2012 - 01h25 - reportar abuso

oi gostaria de montar um pequeno pet shop, so de raçao por onde eu começo. como faço para pesqusar o produto mais barato.

responder ao comentário
claudia claudia
Sáb, 10/03/2012 - 01h19 - reportar abuso

oi gostaria de montar um pequeno pet shop so para vender raçao. por onde eu começo.

responder ao comentário
claudia claudia
Sáb, 04/02/2012 - 01h53 - reportar abuso

eu gostaria de saber como faco para abrir um brecho virtual,mas eu vivo nos Estados unidos, tenho muitas roupas importadas que nao uso e gostaria de vender, e possivel fazer negocio no brasil mesmo vivendo em outro Pais? desde ja agradeco pela atencao.

responder ao comentário
edinei barbosa sales edinei barbosa sales
Qua, 11/01/2012 - 17h47 - reportar abuso

oi boa noite .gostaria de saber como abrir meu propio negosio. se tem um curso espesifico

responder ao comentário
edinei barbosa sales edinei barbosa sales
Qua, 11/01/2012 - 17h40 - reportar abuso

oi boa tarde , gostaria de saber o que fazer para abrir meu pripio negosio. se tem augum cursos espesifico.

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos