Especial de Páscoa

Como agir numa entrevista com mais de um gestor?

Qua, 20/04/2011 - 05h00

Como agir numa entrevista com mais de um gestor

Para se sair bem em uma entrevista de emprego não basta responder à algumas perguntas e ter um currículo compatível com a vaga disponível. Além de se preocupar com a imagem e com a comunicação, ou seja, modo correto de expor suas ideias, o candidato também pode se deparar com mais de um gestor para entrevistá-lo. E agora?

Basicamente, os cuidados devem ser os mesmos. De acordo com a professora Maria Aparecida Alves Araújo, da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting Ltda, o principal erro cometido pelos candidatos nesse tipo de entrevista é não dar atenção para todos os gestores em questão.

"O candidato deve olhar para todos os gestores, intercaladamente.

Publicidade

Ele precisa mostrar respeito e deixar claro que está prestando atenção em todos", afirma. Maria Aparecida também diz que está é a única mudança em relação a uma entrevista comum.

O entrevistado também pode se confundir na hora de saber para qual gestor olhar na hora de responder a uma pergunta feita por apenas um deles. "Neste caso, o candidato dele olhar para quem está fazendo a pergunta e, logo em seguida, deve responder para todos, não somente para quem perguntou", explica a professora.

Para Maria Aparecida Alves Araújo, o primordial é estar bem preparado, seja para conversar com um ou mais gestores. Um candidato que leu sobre a empresa onde será entrevistado, está ciente da vaga que disputa e tem certeza de que está na área certa de seu interesse pessoal. "É imprescindível que ele tenha estudado a organização e a vaga para qual concorre. Uma pessoa preparada tem 75% menos chance de ficar nervosa na hora desse tipo de entrevista", ressalta.

A professora da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting Ltda diz que existe uma técnica de respiração que ajuda o entrevistado a se acalmar minutos antes de entrar na sala e se deparar com os gestores. Ela explica: "Sempre ensino aos meus alunos e clientes a técnica da respiração pausada. Ele deve chegar ao local da entrevista com antecedência, a fim de não parecer ofegante porque correu muito para não se atrasar. Ele deve ir ao banheiro, tomar um café e revisar os dados que colheu sobre a empresa antes da entrevista para criar confiança, sem se esquecer de respirar profunda e pausadamente. É muito interessante também que o candidato já idealize algumas coisas que tenha vontade de falar ou ressaltar em sua entrevista, porque evita uma ideia desconexa".


No mais, deve-se ter os mesmo cuidados de quem é entrevistado por apenas um gestor. Lembrando que a imagem é o seu cartão de visitas, evite decotes exagerados, transparência, boné e calçados desgastados. Opte por cores neutras e sapatos devidamente engraxados. As bijuterias também devem ser usadas com cautela, já que brincos e anéis enormes nem sempre cabem na hora de uma entrevista de emprego.

Tenha cuidado redobrado na hora de se expressar. Evite gírias e palavrões enquanto estiver conversando com os gestores da entrevista. Existem alguns segmentos que até aceitam uso de frases mais coloquiais, mas em outras isso é inaceitável. Cabe a você o bom senso neste momento.

Por Carolina Pain (MBPress)

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos