Frases para não dizer em uma entrevista de emprego

quin, 27/08/2009 - 05h07

Frases para não dizer em uma entrevista de emprego

Você faz uma entrevista de emprego e sai achando que foi super bem. Os dias passam e nada de receber aquele tão esperado telefone. O que será que você fez de errado? Saiba que em um mercado tão concorrido você pode ter perdido a vaga a apenas por causa de uma frase.

De acordo com o especialista em recolocação profissional Marcelo Abrileri, a utilização de frases de efeito, vazias ou que não demonstram pleno domínio do que querem dizer, podem prejudicar o candidato.

Para te ajudar a conseguir o sonhado emprego, Abrileri fez uma lista das frases que devem ser evitadas, confira:

1) "Sou criativo, com bom relacionamento interpessoal, sou dinâmico, tenho facilidade para trabalhar em equipe, tenho liderança...": quando a pessoa diz ser muita coisa, a impressão que dá é que ela não o é. É como uma pessoa dizer que é bom goleiro, bom centro-avante e bom zagueiro. Pode até ser verdade, mas a impressão que passa é que esta pessoa está desesperada, e se está assim é porque anda sem emprego. Melhor do que dizer tudo isso é utilizar um destes pontos, dois no máximo, e mostrar os motivos pelos quais acredita ter estas habilidades, através de suas realizações de trabalho e resultados em empregos anteriores.

2) "Estou aqui para aprender": o local de aprender é a escola e normalmente se paga para obter conhecimento. A empresa é local de desempenhar e trazer resultados, onde se recebe por isso. O objetivo dele é trazer resultados relacionados ao cargo para o qual será contratado.

3) "Meu principal defeito é ser perfeccionista": esta é uma resposta normalmente dada para quando se pergunta ao candidato qual seu maior defeito. É uma resposta clichê e, na realidade sabemos que, muito embora perfeccionismo seja um defeito, é também uma forma de demonstrar uma qualidade. O melhor é realmente apontar um defeito que implique pouco em sua vida no trabalho e em que o candidato, de alguma maneira, esteja trabalhando para corrigi-lo.

4) "Minha empresa anterior não era um bom lugar para se trabalhar": deve-se evitar falar mal de empregadores anteriores. Nenhuma companhia que está prestes a contratar um novo profissional gosta de imaginar que amanhã ela poderá ser a próxima a ser mal-falada.

5) "Saí da empresa porque puxaram meu tapete": mesmo que isso tenha acontecido, é grande a chance de o candidato se atrapalhar caso seja solicitado a detalhar o assunto. Ele pode acabar falando mal de outras pessoas, o que pode não ser bem-visto, já que estas não estão presentes para se defender.


6) "Sou o melhor profissional que a sua empresa pode contratar": é uma tentativa de marketing que pode ir contra o profissional, pois pode gerar interpretações como "a empresa não tem poder para contratar alguém melhor" ou julgamentos quanto à arrogância dele.

Por Larissa Alvarez

6 comentários no Vilaclub

Comente!
valeria
sex, 04/03/2011 - 10h45 - reportar abuso

Quando uma picicologa peg em uma entrevista.o que vc faz se faltar dinheiro em um caixa?o que seria ideal responder? e se ela me perg qual meu pior defeito ? e qual minha qualidae ? O que resp? obrigada

responder ao comentário
MARIA LIVRAMENTO DE SOUSA
dom, 28/02/2010 - 09h42 - reportar abuso

QUANDO O ENTREVISTADOR PERGUNTA \" COM QUE ANIMAL VC SE INDENTIFICA? O QUE RESPONDER? QUAL O ANIMAL CORRETO E PORQUE?

responder ao comentário
thiago
seg, 26/12/2011 - 09h25 - reportar abuso

Formiga... Ela trabalha em equipe, é muito organizada e desempenha o papel com muita determinação pensando no bem de todos.

Lucas
sex, 22/01/2010 - 13h33 - reportar abuso

Você so falou oq nos nao podemos fala mais nos gostariomos de sabe oq nos podemos fala

responder ao comentário
MOnica
dom, 06/09/2009 - 10h54 - reportar abuso

\"vcs deram dicas do q não falar... porém gostaria de dicas O Q SE DEVA DIZER NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO!!! OBRIGADA\" [2] Concordo com o q a colega postou. De q adianta apontar os defeitos se não podem ensinar a corrigi-los???? Ou seja, quem pronuncia estas frases na entrevista ficou sem saber como podem substituí-las ao ser cravado com tais perguntas... NÃO FOI UMA REPORTAGEM INSTRUTIVA!

responder ao comentário
Gente Fina
seg, 31/08/2009 - 17h50 - reportar abuso

Terei cautela em uma futura entrevista. Essas dicas mostraram o que devo falar e fazer.

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas