Moda das Famosas

Frases para não dizer em uma entrevista de emprego

Qui, 27/08/2009 - 05h00

Frases para não dizer em uma entrevista de emprego

Você faz uma entrevista de emprego e sai achando que foi super bem. Os dias passam e nada de receber aquele tão esperado telefone.

Publicidade

O que será que você fez de errado? Saiba que em um mercado tão concorrido você pode ter perdido a vaga a apenas por causa de uma frase.

De acordo com o especialista em recolocação profissional Marcelo Abrileri, a utilização de frases de efeito, vazias ou que não demonstram pleno domínio do que querem dizer, podem prejudicar o candidato.

Para te ajudar a conseguir o sonhado emprego, Abrileri fez uma lista das frases que devem ser evitadas, confira:

1) "Sou criativo, com bom relacionamento interpessoal, sou dinâmico, tenho facilidade para trabalhar em equipe, tenho liderança...": quando a pessoa diz ser muita coisa, a impressão que dá é que ela não o é. É como uma pessoa dizer que é bom goleiro, bom centro-avante e bom zagueiro. Pode até ser verdade, mas a impressão que passa é que esta pessoa está desesperada, e se está assim é porque anda sem emprego. Melhor do que dizer tudo isso é utilizar um destes pontos, dois no máximo, e mostrar os motivos pelos quais acredita ter estas habilidades, através de suas realizações de trabalho e resultados em empregos anteriores.

2) "Estou aqui para aprender": o local de aprender é a escola e normalmente se paga para obter conhecimento. A empresa é local de desempenhar e trazer resultados, onde se recebe por isso. O objetivo dele é trazer resultados relacionados ao cargo para o qual será contratado.

3) "Meu principal defeito é ser perfeccionista": esta é uma resposta normalmente dada para quando se pergunta ao candidato qual seu maior defeito. É uma resposta clichê e, na realidade sabemos que, muito embora perfeccionismo seja um defeito, é também uma forma de demonstrar uma qualidade. O melhor é realmente apontar um defeito que implique pouco em sua vida no trabalho e em que o candidato, de alguma maneira, esteja trabalhando para corrigi-lo.

4) "Minha empresa anterior não era um bom lugar para se trabalhar": deve-se evitar falar mal de empregadores anteriores. Nenhuma companhia que está prestes a contratar um novo profissional gosta de imaginar que amanhã ela poderá ser a próxima a ser mal-falada.

5) "Saí da empresa porque puxaram meu tapete": mesmo que isso tenha acontecido, é grande a chance de o candidato se atrapalhar caso seja solicitado a detalhar o assunto. Ele pode acabar falando mal de outras pessoas, o que pode não ser bem-visto, já que estas não estão presentes para se defender.

6) "Sou o melhor profissional que a sua empresa pode contratar": é uma tentativa de marketing que pode ir contra o profissional, pois pode gerar interpretações como "a empresa não tem poder para contratar alguém melhor" ou julgamentos quanto à arrogância dele.

Por Larissa Alvarez

7 comentários no Vilaclub

Comente!
valeria valeria
Sex, 04/03/2011 - 10h41 - reportar abuso

Quando uma picicologa peg em uma entrevista.o que vc faz se faltar dinheiro em um caixa?o que seria ideal responder?
e se ela me perg qual meu pior defeito ?
e qual minha qualidae ? O que resp?


obrigada

responder ao comentário
MARIA LIVRAMENTO DE SOUSA MARIA LIVRAMENTO DE SOUSA
Dom, 28/02/2010 - 09h16 - reportar abuso

QUANDO O ENTREVISTADOR PERGUNTA " COM QUE ANIMAL VC SE INDENTIFICA? O QUE RESPONDER? QUAL O ANIMAL CORRETO E PORQUE?

responder ao comentário
Lucas Lucas
Sex, 22/01/2010 - 13h57 - reportar abuso

Você so falou oq nos nao podemos fala
mais nos gostariomos de sabe oq nos podemos fala

responder ao comentário
Priscila thomaz Priscila thomaz
Ter, 15/09/2009 - 13h22 - reportar abuso

olá, gostaria de dicas do que se deve falar numa emprevista de emprego?

responder ao comentário
MOnica MOnica
Dom, 06/09/2009 - 10h57 - reportar abuso

"vcs deram dicas do q não falar... porém gostaria de dicas O Q SE DEVA DIZER NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO!!! OBRIGADA"
Concordo com o q a colega postou. De q adianta apontar os defeitos se não podem ensinar a corrigi-los???? Ou seja, quem pronuncia estas frases na entrevista ficou sem saber como podem substituí-las ao ser cravado com tais perguntas... NÃO FOI UMA REPORTAGEM INSTRUTIVA!

responder ao comentário
Seg, 31/08/2009 - 17h43 - reportar abuso

Terei cautela em uma futura entrevista.
Essas dicas mostraram o que devo falar e fazer.

responder ao comentário
JUGA JUGA
Dom, 30/08/2009 - 00h08 - reportar abuso

vcs deram dicas do q não falar... porém gostaria de dicas O Q SE DEVA DIZER NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO!!! OBRIGADA

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos