O segredo para ser uma secretária de sucesso

Kátia Alves Pereira

Kátia Alves Pereira / foto acervo pessoal

Elas são essenciais para os chefes. Parecem ter a solução para quase todos os problemas dentro de uma empresa e, a cada dia que passa, ganham mais importância no mercado. As secretárias executivas mostram para o que vieram, ganhando respaldo para tomar decisões e administrar processos de trabalho.

Lidar e resolver problemas são uma das principais funções das secretárias, mas essas atividades podem variar de acordo com o porte e o tamanho da empresa. Kátia Alves Pereira é diretora e fundadora do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de Minas Gerais. Segundo ela, o reconhecimento da profissão perante as empresas e ao mercado de trabalho se dá devido à solidificação do novo perfil do profissional de secretariado o que, consequentemente, leva à valorização financeira.

Em vista desse reconhecimento, Kátia vê de maneira positiva a empregabilidade para profissionais nessa área. “Sempre haverá trabalho para o profissional com formação em secretariado que tenha responsabilidade pessoal pelo conhecimento”. Kátia ressalta que é importante ser flexível, ter capacidade de ouvir e ter uma atitude positiva em relação a possíveis mudanças. “Hoje considerada um agente facilitador, a secretária atua como elo entre clientes internos e externos”.

A pessoa que trabalha como secretária ou secretário executivo tem grande responsabilidade porque tem contato com dados muitas vezes sigilosos da empresa e do chefe. Diante dessa situação, Kátia explica que, conforme o código de ética do profissional de secretariado, ele deve guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados.

Quem acha que tem vocação para o secretariado e quer fazer carreira nesse ramo deve buscar um bom curso de Secretariado Executivo que seja reconhecido pelo MEC e que, por conseqüência, dará direito ao registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Um curso de inglês também é imprescindível para quem quer trabalhar na área. “Essa é uma real exigência do mercado e não fica apenas na área do secretariado, mas em todas as esferas de uma empresa”.

Entenda que a profissão de secretária vai muito além de atender ao telefone e anotar recados. Mas, para o sucesso e crescimento, é essencial vestir a camisa da organização, se empenhar na função e, como conseqüência, se tornar vital para o bom andamento da empresa.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

casamentogravidezsexoorgasmoorgasmo femininoperfumes importadosemagrecersapatoscosméticosmaquiagempenteadosperfumedepilaçãoansiedadecortes de cabelobatominício das aulasblushpulseirachurrascobolo de cenouraformaturajusta causadecoração para festa infantilpensão alimentíciahoróscopo diário