O segredo para ser uma secretária de sucesso

quin, 05/02/2009 - 09h05

Kátia Alves Pereira

Kátia Alves Pereira / foto acervo pessoal

Elas são essenciais para os chefes. Parecem ter a solução para quase todos os problemas dentro de uma empresa e, a cada dia que passa, ganham mais importância no mercado. As secretárias executivas mostram para o que vieram, ganhando respaldo para tomar decisões e administrar processos de trabalho.

Lidar e resolver problemas são uma das principais funções das secretárias, mas essas atividades podem variar de acordo com o porte e o tamanho da empresa. Kátia Alves Pereira é diretora e fundadora do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de Minas Gerais. Segundo ela, o reconhecimento da profissão perante as empresas e ao mercado de trabalho se dá devido à solidificação do novo perfil do profissional de secretariado o que, consequentemente, leva à valorização financeira.

Em vista desse reconhecimento, Kátia vê de maneira positiva a empregabilidade para profissionais nessa área. “Sempre haverá trabalho para o profissional com formação em secretariado que tenha responsabilidade pessoal pelo conhecimento”. Kátia ressalta que é importante ser flexível, ter capacidade de ouvir e ter uma atitude positiva em relação a possíveis mudanças. “Hoje considerada um agente facilitador, a secretária atua como elo entre clientes internos e externos”.

A pessoa que trabalha como secretária ou secretário executivo tem grande responsabilidade porque tem contato com dados muitas vezes sigilosos da empresa e do chefe. Diante dessa situação, Kátia explica que, conforme o código de ética do profissional de secretariado, ele deve guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados.

Quem acha que tem vocação para o secretariado e quer fazer carreira nesse ramo deve buscar um bom curso de Secretariado Executivo que seja reconhecido pelo MEC e que, por conseqüência, dará direito ao registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Um curso de inglês também é imprescindível para quem quer trabalhar na área. “Essa é uma real exigência do mercado e não fica apenas na área do secretariado, mas em todas as esferas de uma empresa”.

Entenda que a profissão de secretária vai muito além de atender ao telefone e anotar recados. Mas, para o sucesso e crescimento, é essencial vestir a camisa da organização, se empenhar na função e, como conseqüência, se tornar vital para o bom andamento da empresa.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

24 comentários no Vilaclub

Comente!
bruna
seg, 16/06/2014 - 21h31 - reportar abuso

bom ,eu vou começar a trabalhar daqui uns dias e nunca trabalhei nessa area queria saber se podem me dar alguma dicas para iniciante..

responder ao comentário
ronise dos santos gomes
ter, 26/11/2013 - 16h53 - reportar abuso

ola dona katia tenho uma pergunta eu é a primeira vez que estou a trabalhar como secretaria em um armazém que foi aberta recentemente e como não tinha experiencia nessa área porque antes eu era balconista responsável de um hotel 5 estrelas chamada Mélia Tortuga Beach situado em Cabo Verde, a minha pergunta é a seguinte sendo pela primeira vez que exerço esse cargo tenho chances de ganhar esse cargo visto que no hotel onde trabalhava entrei sem experiencia fui-me aperfeiçoando e ate a data de hoje sentem a minha falta por ser um excelente profissional consigo essa vaga de secretaria.

responder ao comentário
Mayra
quin, 14/03/2013 - 10h54 - reportar abuso

Bem eu sou secretária a um ano, trabalho com um agronomo, no final do ano passado ele foi eleito a vereador, antes já era uma correria para ele, hoje nem se fala, queria ajuda-lo mais, pois acho que não consigo exercer minha funçao corretamente, queria ter lábia com os clientes e saber como lindar com eles em tds as situações, pois o pessoal vive atraz dele pra pedir coisas sem necessidade as vezes, e ele sempre muito ocupado, vive viajando, e quando não viaja é no escritório fazendo bilhoes de projetos sem pará, e o pessoal atraz dele direto, e queria saber resolver, administrar melhor meu cargo.. Se alguém puder me ajudar, por favor manda um i-mail .... mayra.saraiva54@gmail.com

responder ao comentário
ERIKA BIRELLO
seg, 27/08/2012 - 14h17 - reportar abuso

Bom eu trabalho como secretaria a 1 ano e 3 meses, em um escritóriono de Advocacia no começo foi muito dificil era muita correria, não sabia nada fui aprendendo de acordo com que minha patroa ma pedia e também me esplicava, demorou um pouco as aprendi muitas coisas, como arquivar documento, atender telefone corretamente, atender o cliente bem independente de qualquer situação,e não só isso faço muitas coisas, hoje praticamente eu resolvo quase todos os problemas do escritório da minha patroa por que ela tem essa confiança em mim, posso dizer que hoje tiro de letra tudo que faço e aprendi, não foi facil, mas lutei para chegar até aqui. Nunca desistam dos seus sonhos por que eles podem se tornar realidade, lute tome atitude levante a cabeça e siga em frente, sucesso para todas, Deus abençoe.

responder ao comentário
Maislanny Alencar
qua, 09/01/2013 - 09h22 - reportar abuso

adoreeei_!!!!

Maislanny Alencar
qua, 09/01/2013 - 09h15 - reportar abuso

adoreeei_!!!!

ananda
sex, 23/11/2012 - 16h58 - reportar abuso

eu to assim to nu escritorio de advogacia to tao sem jeito pra atende e conversa com os cliente nao ta sendo facil mas vou fazer o que eu puder me dar uma dica por favor

KATTIANN KELLY
ter, 30/10/2012 - 12h28 - reportar abuso

AMEI SEU COMETARIO, E COM FÈ EM DEUS ME TONAREI UMA GRANDE SECRETARIA

KATTIANN KELLY
ter, 30/10/2012 - 12h16 - reportar abuso

AMEI SEU COMETARIO, E COM FÈ EM DEUS ME TONAREI UMA GRANDE SECRETARIA

caro cardoso miguel francisco
sab, 13/10/2012 - 15h08 - reportar abuso

gostei muito do que li espero me tornar numa pessoa como voce,porque o meu sonho e me tornar numa grande secretaria que nem voce.

Sara Alves Ribeiro
qua, 22/08/2012 - 20h48 - reportar abuso

Olá gente,tudo bem?Comecei trabalhar nesta função no dia 02 deste mês em uma grande empresa,fiquei muito nervosa,o telefone não para rsrsr,é um corre corre,mas me adaptei,nunca fui de brigar(graças a Deus),mas observei que tem uma colega de trabalho que parece que não vai com minha cara,isso pode atrapalhar meu desenvolvimento?

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas