Numa das entrevistas que concedi à imprensa me perguntaram sobre as profissões do futuro. Eu não consigo ver quais serão exatamente essas profissões. O que é possível ver é a atitude que os profissionais que querem ser bem-sucedidos precisam ter.
Quantas vezes você já se pegou pensando nas mudanças que teriam que ser feitas no seu modo de atuar profissionalmente, mesmo quando você acreditava que aquilo era certo até ontem? Eu costumo dizer que as mudanças são tão imediatas que até quiromante está fazendo previsões de curto prazo, de seis meses no máximo, o que tem aumentado seu faturamento.
Creio que está faltando coerência quando as pessoas pensam em previsões para o futuro. Pois você hoje é fruto do que foi ontem, e será amanhã resultado do que estiver fazendo hoje. Logicamente que precisamos ter metas e objetivos claros, mas atentos em relação à competitividade que iremos ter, e para isso, temos que nos voltar para coisas básicas, como:
Se você ficar atento a essas atitudes básicas, com certeza estará preparado (a) para qualquer profissão do futuro. Pois, daqui a 5 ou 10 anos, não teremos necessariamente profissões específicas, mas sim profissionais tão capacitados e bem-sucedidos que dificilmente não terão empresas interessadas em suas habilidades. Recicle-se sempre, e mantenha sua mente aberta para o aprendizado de novas habilidades para potencializar as que você já tem.
Boa Sorte!
Colunista do Vila Sucesso e Vila Equilíbrio, Leila Navarro é palestrante motivacional e comportamental, além de ser empresária e Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano.5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante