Especiais > Espelho da Beleza |

Resiliência no ambiente de trabalho

quin, 14/07/2011 - 16h05

Resiliência no ambiente de trabalho

Problemas pessoais, chefe mal humorado, crises financeiras, computador lento, atrasos, preocupações com metas. Não importa se é um pequeno ou grande empecilho, todos estamos sujeitos a situações inesperadas no dia a dia. Nessas horas, é preciso concentrar e saber agir. "No mundo corporativo, há um conceito utilizado para explicar essa capacidade de superação do indivíduo: a resiliência", explica o especialista Antonio Luis Staut.

"Conceito emprestado da Física, em que resiliência é a capacidade que alguns materiais apresentam de voltar à sua forma original após serem submetidos à tensão máxima, é bem empregado ao ser humano por sua capacidade de enfrentar experiências avassaladoras e recuperar-se frente às adversidades", completa.

Existe, na visão de Antônio, uma forma de lidar melhor com as adversidades. Ele desenvolveu o chamado "RARA" (Ritual de Ações para Resistir às Adversidades), que consiste em conhecer o controle que acreditamos poder exercer diante de situações adversas; a origem do problema que enfrentamos, para que possamos focar a atenção em planejar alguma forma de controlar ou alterar o resultado do problema.

Existem perguntas que podem auxiliar, tais como:

1 - Específica: Quais aspectos da situação posso influenciar diretamente para alterar o curso do evento adverso?

2 - Visualização: Qual o efeito positivo de minha ação sobre as pessoas envolvidas?

3 - Colaboração: O que podemos fazer, individualmente e de forma coletiva, para conter os danos e transformar a situação em oportunidade?

Para obter resultados, é preciso saber as respostas das perguntas e como agir no momento de um obstáculo. Para isso, faz-se necessário interiorizar as perguntas e respondê-las, antes mesmo de uma adversidade. "Escrever dá um domínio sobre uma situação adversa que apenas o pensar não consegue fazer, sendo mais eficaz tratar o ritual de resiliência como um exercício de tempo controlado", finaliza.

Por Lívany Salles

Assuntos relacionados: carreira empresa resiliência

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas