Dentro do setor privado, a moda é o segundo ramo que mais emprega no Brasil, sendo que 80% das pessoas envolvidas são mulheres, principalmente, chefes de família.
A indústria da moda é um mercado em expansão e algumas áreas são pouco conhecidas e estão carentes de mão-de-obra, ótima oportunidade para quem deseja mudar ou ingressar nesse setor.
O Vila Sucesso fez uma lista com algumas profissões da área de moda que estão em crescimento, confira:
Beauty Artist - É a nomenclatura utilizada para maquiadores e cabeleireiros, essenciais para completar o look de uma coleção.
O que estudar - Pode-se fazer um curso que ofereça registro de trabalho DRT, assim você pode trabalhar na TV ou cinema. È muito importante estudar anatomia facial e luz, ler bastante sobre o assunto, principalmente, revistas para estar por dentro das tendências.
Figurinista - Monta o estilo que os personagens devem ter para compor seus papéis. Podem trabalhar em novelas, filmes, peças de teatro, programas de TV ou com publicidade.
O que estudar - Para atuar nessa área é preciso estudar moda, se especializar em história da moda, entender sobre consultoria de imagem e procurar cursos livres para se aperfeiçoar e reciclar.
Stylist - Cria o conceito visual da coleção ou pessoa (no caso da personal stylist), cuida de todos os processos que envolvem o ciclo da criação da imagem, passando pela pesquisa, processo de concepção e realização da proposta. Geralmente trabalha diretamente com a produtora de moda.
O que estudar - Faculdade de moda, e deve ter amplo conhecimento sobre história da moda e da arte. O profissional precisa mostrar de forma conceitual ou comercial o uso das referências escolhidas para fazer parte da coleção.
Vitrinista - Constrói a imagem da loja, criando um ambiente que atraia o cliente.
O que estudar - Cursos livres ou técnicos ajudam na formação do profissional, mas é de extrema importância que os estudos e pesquisas sobre as tendências sejam realizados constantemente.
Desenvolvimento de coleções - é responsável pela por organizar e estipular a quantidade de peças, opções de modelos e tamanhos que irão fazer parte da coleção. Trabalha diretamente com o estilista, mas não participa do processo de criação.
O que estudar - Faculdade de moda, cursos de aperfeiçoamento e pós na área.
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante