Crianças aprendendo finanças em um acampamento, cena difícil de imaginar. Mas já é realidade em várias cidades brasileiras.
Essa é a proposta do programa infantil de alfabetização financeira “The Money Camp”, que começou nos Estados Unidos em 2002 e chegou aqui no país há mais de um ano. Adaptado a nossa realidade, ele promove cursos de educação financeira para crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos. Habilidades de comunicação, liderança, criatividade e conquistas de objetivos também são assuntos abordados durante as aulas.
As aulas são feitas nas férias ou nas próprias escolas como atividade extracurricular. O método usado explica os quatro pilares da administração do dinheiro - ganhar, gastar, investir e compartilhar com foco direcionado para o universo das crianças. Elas aprendem como não cair nas armadilhas dos crediários, cartões de crédito e cheques especiais.
Uma equipe de pedagogos, economistas e administradores foi treinada para que as crianças pudessem assimilar todos esses conceitos, que incluem até o funcionamento do mercado de ações.
Para ensinar termos que até gente grande desconhece, os professores utilizam jogos, brincadeiras e encenações, sempre adaptadas a situações cotidianas das crianças. “Ter uma aula da Money Camp é muito mais legal do que ir à aula de História ou Geografia. Aqui a gente aprende e brinca, brinca e aprende.”, diz o aluno Lucas Kato, de 11 anos.
Veja também:
Livros infantis sobre educação financeiraPor Juliana Lopes
5 dicas de educação financeira que vão te salvar no fim do mês
Dicas para evitar prejuízos e fraudes na Black Friday
Líder do Magazine Luiza criou seu próprio disque-denúncia - Entenda
Quanto ganham os participantes do Big Brother Brasil?
Saque FGTS: especialista indica como gastar e dá dicas de investimento
Os signos favorecidos para o dinheiro em 2017