Com os juros baixos e financiamentos em longo prazo parece que o sonho de ter o primeiro carro, e novo, fica ainda mais fácil. O número de pessoas que compraram um carro zero quilômetro pela primeira vez cresceu 284% entre 2004 e 2007!
A primeira vista, o financiamento parece um bom negócio. Mas não se engane. Veja as dicas do economista Humberto Veiga.
Vila Mulher: Carro novo ou usado. Qual é o melhor negócio?
Humberto Veiga: O carro usado sempre é uma opção melhor quando se tem confiança com relação ao seu estado mecânico. Infelizmente, não é fácil termos esta segurança, a menos que haja serviços de vistoria disponíveis na sua cidade. Esses serviços fazem, por um certo valor, a avaliação dos itens mais relevantes para o bom funcionamento do veículo e com maiores custos de manutenção.
Vila Mulher: Quem optar pelos usados também deve escolher os modelos mais novos?
Humberto Veiga: Há uma questão muito importante que é a depreciação dos veículos. Realmente, veículos mais usados tendem a demandar muito mais reparos que os modelos mais novos. Certamente, se você puder adquirir um modelo mais novo é a melhor opção.
Vila Mulher: O financiamento é uma boa alternativa em quais casos?
Humberto Veiga: Evite ao máximo financiar qualquer coisa. Se tiver que fazê-lo, procure aquele que tiver o menor CET (Custo Efetivo Total. Estão inclusos os juros, encargos e demais custos). Antes de fechar qualquer negócio, faça uma peregrinação no maior número de bancos e financeiras possíveis. Além disso, financie no prazo mais curto possível. Acho que um CET de 1,5% ao mês pode ser um valor razoável, embora ainda seja muito caro.
Vila Mulher: Qual é o mínimo de parcelas para se fazer um bom negócio?
Humberto Veiga: O mínimo possível! Cada dia a mais significa mais juros a pagar. A regra é: prazo mínimo que você agüentar. O melhor é juntar sempre e financiar só quando estritamente necessário.
Por Juliana Lopes
5 dicas de educação financeira que vão te salvar no fim do mês
Dicas para evitar prejuízos e fraudes na Black Friday
Líder do Magazine Luiza criou seu próprio disque-denúncia - Entenda
Quanto ganham os participantes do Big Brother Brasil?
Saque FGTS: especialista indica como gastar e dá dicas de investimento
Os signos favorecidos para o dinheiro em 2017