Especial de Páscoa

Cartão de crédito: vilão ou solução?

Sex, 11/04/2008 - 12h12

Cartões de crédito estão entre os produtos financeiros mais criticados pela mídia, quando o assunto é problema financeiro. Crítica injusta, na minha opinião. Quando mal utilizados, sim, cartões de crédito são motivo de ruína de muitas famílias, em razão da facilidade com que seu uso pode conduzir ao descontrole. E o descontrole não custa barato nesta modalidade de crédito!

Porém, grande parte de minha estratégia de ter uma vida financeira equilibrada está relacionada aos cartões de crédito. Se usados de maneira inteligente, ou seja, com os pagamentos de faturas sempre à vista, são uma excelente ferramenta de controle, pois concentram a maior parte de nossas despesas em uma única data.

Publicidade

Além disso, concentrar significa economizar, pois basta adquirir um cartão que permita o acúmulo de milhas aéreas para sua próxima viagem sair praticamente de graça. Desde minha lua-de-mel, há seis anos, nunca mais paguei pelas passagens de minhas férias.

Sugiro, então, algumas dicas para não ter mais problemas com seu cartão:

- Escolha uma data de vencimento do cartão próxima de seu dia de recebimento, para facilitar o orçamento doméstico.

- Se você planeja gastar muito no cartão, prefira os cartões que oferecem bônus como milhagens ou descontos. Concentre suas compras em um único cartão para adquirir mais vantagens.

- Jamais entre no crédito rotativo ou pagamento mínimo. Na falta de dinheiro para pagar, faça um empréstimo pessoal.

- Consulte o saldo de seu cartão ao menos a cada dez dias, para não levar sustos no dia do recebimento da fatura.

- Nas compras pela Internet, certifique-se de que o site é seguro e a empresa é idônea. Não compre com empresas pouco conhecidas.

- Jamais use o cartão de crédito para efetuar saques em dinheiro. Para valores baixos, os juros e a tarifa podem sair mais caros que o próprio valor do saque.

Com inteligência, seu dinheiro rende mais.

Gustavo Cerbasié especialista em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica. É sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e desenvolve treinamentos, palestras e consultorias para diversos públicos por todo o Brasil. É autor dos livros “Dinheiro - os segredos de quem tem”, “Casais inteligentes enriquecem juntos” e “Filhos inteligentes enriquecem sozinhos”

2 comentários no Vilaclub

Comente!
tmrvrdnrdd tmrvrdnrdd
Dom, 24/11/2013 - 13h37 - reportar abuso

VilaMulher - Cartão de crédito: vilão ou solução?
utmrvrdnrdd
tmrvrdnrdd http://www.g1nj4zqzo6odlg26gn36m60a4033r939s.org/
<a href="http://www.g1nj4zqzo6odlg26gn36m60a4033r939s.org/">atmrvrdnrdd</a>

responder ao comentário
Seg, 14/04/2008 - 11h31 - reportar abuso

Olha.... realmente as dicas sao boas e preciosas.
No entanto, eu acredito que a utilização do cartao de credito, deve ser realizado em casos especiais, como uma compra de valor alto que pode ser parcelada sem juros em X vezes.
Mais rapido e pratico do que entrar no tal do cheque (processo ja antigo) no entanto, para as compras pequenas do mes o melhor é pagar sempre a vista.

Gastos com higiene pessoal, ou supermercado, ou seja la o que for empre a vista.

O meu banco me da opcção de utilziar o mesmo cartao para credito e débito.

A grande sacada é usar ou um ou outro.

E um cartao so ta bom demais... nao sei como tem gente que ainda tem 2,4,10 cartoes de credito!
è como ter sempr euma navalha no pescoço...ou melhor no bolso.

rsss

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos