As mães ganharam mais presentes e os comerciantes comemoraram bastante a data. Foi o melhor Dia das Mães desde 2003, ano em que começou o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Segundo o levantamento, na semana da data comemorativa, as vendas do comércio cresceram 12,4% em comparação ao período do ano passado.
No final de semana da data, de 6 a 8 de maio, as vendas registraram uma elevação de 8,1%, na comparação com o final de semana da data em 2010, referente aos dias entre 7 a 9 de maio.
Para os economistas da Serasa Experian, os consumidores foram impulsionados pelos parcelamentos com valores cada vez menores. Já são comuns, por exemplo, as parcelas mínimas de R$ 10,00. Além disso, os dias de frio no Sul e Sudeste favoreceram as vendas de confecções, que oferecem várias opções de preços. As promoções do varejo foram outro estímulo para os filhos de plantão.
Mesmo com taxas de juros mais altas, o consumidor foi às compras. "Outro destaque é a volta do pré-datado, alternativa para aqueles consumidores que estão próximos do limite do cartão de crédito. Além disso, o pré-datado é uma forma de escapar do aumento do IOF no crédito".
Mãe e filha a frente do próprio negócioA expectativa é que a o Dia dos Namorados traga bons resultados. As atenções voltadas para a data e para a economia brasileira, que continua aquecida, "a inflação está alta, no acumulado de 12 meses, e a inadimplência do consumidor cresce, fatores que devem justificar novas elevações de juros oficiais e do mercado", de acordo com o Serasa Experian.
Por Lívany Salles
5 dicas de educação financeira que vão te salvar no fim do mês
Dicas para evitar prejuízos e fraudes na Black Friday
Líder do Magazine Luiza criou seu próprio disque-denúncia - Entenda
Quanto ganham os participantes do Big Brother Brasil?
Saque FGTS: especialista indica como gastar e dá dicas de investimento
Os signos favorecidos para o dinheiro em 2017