Moda das Famosas

Empregada doméstica deve ser registrada?

Sex, 22/08/2008 - 17h55

Empregada doméstica deve ser registrada

Quais os nossos deveres na hora de contratar uma empregada doméstica, uma diarista, copeira, babás, motoristas, jardineiro e acompanhantes de enfermos? A relação de trabalho entre o empregador e o empregado doméstico nem sempre é construída em bases legais, o que pode se transformar em uma indesejável reclamação trabalhista.

Em primeiro lugar, devemos ter em mente o que configura o vínculo empregatício, “dor de cabeça” de muitos empregadores que não se preocupam com o registro em carteira.

Publicidade

O empregado doméstico é aquele que trabalha todos os dias em nossa casa, continuamente, sempre subordinado a uma pessoa física. Já o diarista não presta serviço contínuo, e é caracterizado por conta própria, podendo possuir vários empregadores.

A nossa legislação não especifica precisamente quantos dias por semana configura o vínculo empregatício do empregado doméstico, portanto pode ocorrer do juiz do trabalho interpretar a sua maneira a habitualidade na prestação de serviço em uma ação trabalhista.

Embora saia mais caro, a recomendação é registrar a sua empregada doméstica e efetuar mensalmente os recolhimentos ao INSS. Com isso, elas terão direito a férias, décimo terceiro, licença-maternidade, vale-transporte (se não morar na residência de trabalho), aviso prévio e FGTS.

Leia também - Imposto de renda - veja as despesas que podem ser deduzidas.

Por Karina Conde (fonte consultada: site Doméstica em Dia)

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Amanda Beatriz Amanda Beatriz
Sex, 08/11/2013 - 17h50 - reportar abuso

Olá! Boa tarde, gostaria que me esclarecesse...
Eu trabalho 5 dias por semana, sendo 7 horas diárias porém não faço horário de almoço. Quais são os meus direitos?

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos