Suyen Miranda

Faça de sua família um time de sucesso financeiro!

Qua, 07/10/2009 - 05h00

Costumo dizer que família para funcionar deve ser pensada como um time de futebol da primeira divisão do campeonato. Para entender melhor, faço a comparação a partir de uma premissa fundamental: a família tem um objetivo comum que é a felicidade e bem estar de todos os seus integrantes.

Publicidade

Ok, há casos nos quais as disputas prevalecem, mas o resumo, o mais profundo das famílias está voltado a trazer satisfação para todos os envolvidos. E neste caso, a questão financeira tem um peso muito expressivo.

Sou perguntada sobre como fazer a família tornar-se mais econômica, mais contida nos gastos. A fórmula é simples: envolva todos os membros da família no desafio de economizar, e nisso vale qualquer pessoa com idade suficiente para entender o peso do dinheiro em nosso cotidiano. Há crianças de três anos que entendem muito bem o conceito de "caro" e "barato", sem falar nas que preferem algumas marcas a outras, mesmo sem saber pronunciar o próprio nome corretamente.

Quando a família está envolvida no conceito de economia todos os membros dela tornam-se jogadores comprometidos. Querem fazer o gol de cada dia reduzindo despesas e mesmo criando alternativas inteligentes para fazer mais dinheiro. Vale desde fazer a sobrancelha das vizinhas a R$ 5 (o investimento necessário custa a metade disso), aulas de culinária (afinal, poucas pessoas fazem um brigadeiro de colher tão bom quanto o que é feito na sua casa...), pequenos reparos de costura, vender cosméticos.... a lista é grande, assim como são inúmeras as possibilidades de sucesso.

Da mesma forma que todos se uniram para economizar, todos devem se unir no momento de festejar a economia conseguida. Seja para comprar um eletrodoméstico desejado ou para assinar a compra da casa própria, leve toda a família para comemorar. Depois, divida uma pizza ou algumas esfihas que custem menos de R$1 para que as vitórias sejam lembradas por todos como um reforço nas emoções que só uma família feliz pode proporcionar.

E se sua família ainda não é tudo isso, faça a primeira atitude neste sentido convidando todos a participar ativamente da vida financeira da casa. Deixe o orgulho de lado, troque por motivação e boa vontade para colher resultados rapidamente. E principalmente, não tenha medo de fazer gols!

Suyen Miranda é publicitária e consultora de finanças pessoais, atuando no Brasil, Mercosul, Portugal e Angola. Já foi consumidora compulsiva voraz e tornou-se poupadora e empreendedora, e acredita que toda mulher pode e deve ser autônoma e independente financeiramente. suyen@suyenmiranda.com.br

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Carmé Carmé
Qui, 26/01/2012 - 14h17 - reportar abuso

Olá!!
Muito interessante esse artigo pois nos ensina a aprender a lidar com as finanças.
Excelente!!!!

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza
X
Multa por consumir água em excesso
Multa por consumir água em excesso Veja aqui por vilamulher