Especial de Páscoa
Suyen Miranda

Faça de sua família um time de sucesso financeiro!

Qua, 07/10/2009 - 05h00

Costumo dizer que família para funcionar deve ser pensada como um time de futebol da primeira divisão do campeonato. Para entender melhor, faço a comparação a partir de uma premissa fundamental: a família tem um objetivo comum que é a felicidade e bem estar de todos os seus integrantes.

Publicidade

Ok, há casos nos quais as disputas prevalecem, mas o resumo, o mais profundo das famílias está voltado a trazer satisfação para todos os envolvidos. E neste caso, a questão financeira tem um peso muito expressivo.

Sou perguntada sobre como fazer a família tornar-se mais econômica, mais contida nos gastos. A fórmula é simples: envolva todos os membros da família no desafio de economizar, e nisso vale qualquer pessoa com idade suficiente para entender o peso do dinheiro em nosso cotidiano. Há crianças de três anos que entendem muito bem o conceito de "caro" e "barato", sem falar nas que preferem algumas marcas a outras, mesmo sem saber pronunciar o próprio nome corretamente.

Quando a família está envolvida no conceito de economia todos os membros dela tornam-se jogadores comprometidos. Querem fazer o gol de cada dia reduzindo despesas e mesmo criando alternativas inteligentes para fazer mais dinheiro. Vale desde fazer a sobrancelha das vizinhas a R$ 5 (o investimento necessário custa a metade disso), aulas de culinária (afinal, poucas pessoas fazem um brigadeiro de colher tão bom quanto o que é feito na sua casa...), pequenos reparos de costura, vender cosméticos.... a lista é grande, assim como são inúmeras as possibilidades de sucesso.

Da mesma forma que todos se uniram para economizar, todos devem se unir no momento de festejar a economia conseguida. Seja para comprar um eletrodoméstico desejado ou para assinar a compra da casa própria, leve toda a família para comemorar. Depois, divida uma pizza ou algumas esfihas que custem menos de R$1 para que as vitórias sejam lembradas por todos como um reforço nas emoções que só uma família feliz pode proporcionar.

E se sua família ainda não é tudo isso, faça a primeira atitude neste sentido convidando todos a participar ativamente da vida financeira da casa. Deixe o orgulho de lado, troque por motivação e boa vontade para colher resultados rapidamente. E principalmente, não tenha medo de fazer gols!

Suyen Miranda é publicitária e consultora de finanças pessoais, atuando no Brasil, Mercosul, Portugal e Angola. Já foi consumidora compulsiva voraz e tornou-se poupadora e empreendedora, e acredita que toda mulher pode e deve ser autônoma e independente financeiramente. suyen@suyenmiranda.com.br

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Carmé Carmé
Qui, 26/01/2012 - 14h17 - reportar abuso

Olá!!
Muito interessante esse artigo pois nos ensina a aprender a lidar com as finanças.
Excelente!!!!

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos