Pesquisa revela que as famílias brasileiras estão mais preocupadas em pagar as dívidas e menos confiantes sobre a economia. Os dados divulgados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que em fevereiro houve queda do Índice de Expectativas das Famílias (IEF), de 67,2 pontos para 65,3 pontos.
O endividamento é um dos pontos que mais preocupa as famílias. A expectativa de pagamento das contas atrasadas piorou. Em janeiro, 19,2% das famílias acreditavam que pagariam totalmente as dívidas. Em fevereiro, este percentual estava em 15,4%.
A perspectiva para a economia nos próximos 12 meses também caiu: o percentual de chefes de família que consideram que em um ano a situação do país estará melhor caiu de 64% em janeiro para 61,8% em fevereiro.
Segundo o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, a queda pode ter sido causada pelo aumento dos juros, o corte do orçamento federal e a correção do salário mínimo sem ganho real. Porém, há uma observação: "ainda é cedo para identificar se o índice é uma tendência de queda de otimismo ou se houve acomodação", avalia o presidente do Ipea. Os dados alertam, mas somente nos próximos meses será possível avaliar o comportamento do índice.
Por Lívany Salles
5 dicas de educação financeira que vão te salvar no fim do mês
Dicas para evitar prejuízos e fraudes na Black Friday
Líder do Magazine Luiza criou seu próprio disque-denúncia - Entenda
Quanto ganham os participantes do Big Brother Brasil?
Saque FGTS: especialista indica como gastar e dá dicas de investimento
Os signos favorecidos para o dinheiro em 2017