Quanto você paga de imposto?

quin, 11/06/2009 - 05h06

Quanto você paga de imposto

Em tudo o que se compra no Brasil, está embutido uma carga tributária pesada. Apenas no ano passado, segundo estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a carga tributária por aqui chegou a 36,56% do Produto Interno Bruto. No mesmo período, cada brasileiro pagou aproximadamente R$ 5.572 em impostos! Muito desse valor você nem percebe que está pagando, todos os dias, na compra do mercado, no shopping, na loja preferida de roupa ou até na academia.

Para ajudar você a ficar mais consciente de quanto paga sobre cada produto ou serviço, o Vila Sucesso foi perguntar para o IBPT como estão as cargas daquelas ‘necessidades’ que fazem parte da lista de despesas das mulheres. E descobriu que no preço de uma calça jeans ou uma bolsa de couro, quase 40% é imposto. Condicionadores de cabelo e xampus também têm carga alta, variando entre 37% e 44%.

Com o dia dos namorados chegando - e o consumo aumentando - saiba que grande parte do preço que você vai pagar naquela caixa de bombons deliciosa é imposto puro: 38,60%. Se ganhar uma joia do amado, lembre que metade do preço que ele pagou na peça tem mesmo peso de ouro. É imposto! Se o programa da noite for cinema ou teatro, é bom o casal saber que 30% do preço do ingresso vão para os cofres públicos.

Muitas vezes o imposto embutido chega à metade do valor do produto ou serviço, resultado da alta carga tributária em todas as etapas de produção e comercialização dos bens. “Isso gera um efeito ‘cascata’, com todos os impostos incidentes em cada operação”, explica o diretor-técnico do IBPT, João Eloi Olenike.

O Sistema Permanente de Acompanhamento das Receitas Tributárias, batizado de Impostômetro pelo IBPT, é uma ferramenta para ajudar os consumidores. Ele considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária. No site

http://www.impostometro.com.br/ é possível apurar e comparar a carga tributária individual e dos diversos setores da economia, além de analisar dados oficiais sobre os tributos cobrados no Brasil.

Outra ferramenta, que faz parte da campanha do Instituto de esclarecer quanto ao valor da carga tributária é a “Calculadora do Imposto”. Com ela, é possível conhecer o peso dos impostos sobre o orçamento. Basta acessar www.calculadoradoimposto.org.br. O objetivo das campanhas encabeçadas pelo IBPT e pelas associações comerciais do Brasil é mobilizar a sociedade na busca de maior transparência tributária e consequente aplicação dos recursos em serviços públicos de qualidade.

Como a transparência ainda é sonho e não está clara, por meio de informações em Notas Fiscais, embalagens, rótulos ou etiquetas, o consumidor acaba não se dando conta de que está pagando impostos e que o governo está arrecadando. “Para a garantia dos direitos do consumidor/contribuinte, ele deveria se unir em órgãos e entidades de classe e demonstrar insatisfação com a situação atual. Além disso, promover cobrança da efetivação de uma reforma tributária voltada aos interesses e condições econômicas da população - e não só aos anseios arrecadatórios de nossos governos”, alfineta.

Muita gente não sabe, mas trabalhou até 27 de maio apenas para pagar tributos. Em comparação com outros países, o brasileiro trabalha 50% a mais que os mexicanos, argentinos e chilenos para pagar os impostos incidentes sobre os rendimentos, Imposto de Renda Pessoa Física, contribuição previdenciária, contribuições sindicais, além dos embutidos no consumo (PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, etc) e sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR).


O IBPT constatou também que, hoje, se trabalha o dobro, em comparação à década de 70, para pagar impostos, já que a média para o período era de 76 dias trabalhados.

Saiba o quanto você paga de imposto!

Impostos

Impostos - Fonte: IBPT

Por Sabrina Passos (MBPress)

1 comentários no Vilaclub

Comente!
Brunna Roberta
qua, 01/06/2011 - 15h02 - reportar abuso

Nossa, uma simples calça Jeans ;s

responder ao comentário
everton
qua, 18/04/2012 - 17h11 - reportar abuso

eu nao vou mais pagar inpostos/

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas