Revendedoras de cosméticos

Revendedoras de cosméticos

Muita gente recorre às revendas quando as contas não batem no final do mês. A venda direta de cosméticos, lingerie ou mesmo produtos para casa pode ser uma forma fácil e rápida de ganhar uma graninha extra. Não requer um muito investimento para começar. E os clientes podem ser amigos, familiares ou conhecidos.

Hoje em dia, a venda por catálogo ou por consultoria já não é mais considerada um serviço que complementa a renda para algumas pessoas. É o que afirma a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Conforma a organização, só em 2007 foram registrados 1,879 milhão de revendedores ativos, esses movimentaram mais de R$ 16 bilhões, ou 11,7% a mais que o registrado em 2006. Estima-se que a renda média mensal seja de 1,5 salário mínimo.

É o caso da publicitária Fernanda Martinho, 28. Apesar dela ainda fazer alguns trabalhos temporários, a maior parte da renda vêm das vendas de cosméticos da Natura, Avon e Mary Kay, e ainda de um catálogo de produtos para casa. Para cada campanha das marcas, com duração de 15 dias, Fernanda consegue em média R$ 200. Em épocas como Natal e Dia das Mães esse valor dobra.

“Separo as linhas por público-alvo. Avon e o Shopping Mais (produtos para casa) vendo em salões de bairro, porque os produtos são mais baratos. Já Natura e Mary Kay comercializo entre amigas e familiares. É bem fácil porque você faz o pedido pela internet e recebe os produtos em casa, além da planilha com todos os valores e o cálculo do lucro”, explica.

A publicitária começou o negócio na faculdade e cinco anos depois foi promovida como Executiva de Vendas na equipe da Avon por atingir boas metas, entre R$ 350 por campanha. Além de manter as revendas, ela orienta as novatas e explica técnicas de organização e vendas. E consegue ganhar bônus de até R$ 400, mais o valor do INSS referente ao um salário mínimo. “Para mim vale à pena porque faço o meu horário. É só ser uma pessoa organizada e ter iniciativa”.

Venda "Party Plan"

Quem já participou ou ouviu falar das famosas reuniões de tupperware, conhecidas tecnicamente como “party plan”?

Antes de Adriana Viana trabalhar como designer, ela acabou entrando no negócio por indicação de uma amiga. Após conseguir um bom número de clientes, ela agendava os encontros na casa de uma delas e promovia os eventos, ou melhor, uma espécie de chá da tarde, com direito a aulas básicas de culinária. A dona da casa ganhava brindes ou uma pequena comissão. E Adriana uma porcentagem pela vendas dos produtos.

“Foi uma forma de fazer o meu horário e cuidar dos filhos. Na época ganhava o equivalente a R$100. Era bacana porque acabei conhecendo muita gente e consegui superar a minha timidez. Ficava empolgada e começava a vender outras coisas”, conta Adriana.

Veja como funcionam os tipos de vendas diretas:

Venda por catálogo

A decisão de compra se dá em grande parte devido à variedade de produtos e soluções do catálogo, e principalmente pelas condições comerciais disponibilizadas (produtos com descontos e promoções).

Venda Porta a Porta

A escolha da compra ocorre muitas vezes devido à habilidade da revendedora e principalmente pelas condições comerciais disponibilizadas (descontos sobre os preços do catálogo, prazos diferenciados de pagamento, promoções e até brindes).

Venda por consultoria

É altamente dependente de revendedoras capacitadas para entender os benefícios, vantagens e diferenciais dos produtos para estabelecer vínculos de confiança na recomendação junto a seus clientes, criando uma relação continuada e que busca a ampliação do consumo e da rede de relacionamentos da revendedora.

Fonte - Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas

Por Juliana Lopes

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