Cada dia que passa surgem novos jogos de computadores, vídeo games e programas de TV que prendem a atenção das crianças. Essas novas formas de diversão mudaram o comportamento infantil, mas uma coisa continua igual ao tempo em que as mamães de hoje eram crianças: os heróis continuam tendo uma grande participação na formação dos meninos.
A fabricante de brinquedos Mattel, realizou uma pesquisa com meninos de seis a dez anos com o objetivo de entender qual a função destes personagens no imaginário infantil. O estudo revelou que eles são essenciais para a formação das crianças, porque incentivam valores como a ética, coragem e humildade.
Ainda de acordo com o estudo, os heróis estimulam nas crianças virtudes como a coragem de enfrentar desafios, vencer os medos, proteger os mais fracos, defender ideais e combater o inaceitável. Ou seja, representam os atributos que os humanos mais admiram em si próprios.
A psicóloga Ana Paula Teixeira da Silva, que atua em escolas infantis há 20 anos, explica que as brincadeiras relacionadas aos personagens, tanto com bonecos quanto entre os meninos “atuando” como heróis podem ser consideradas bons ensaios para a vida em sociedade.
“Além de ser uma brincadeira que promove a integração entre as crianças e até entre pais e filhos, os meninos aprendem a seguir regras e colaborar com os amigos que são seus parceiros na brincadeira, ao contrário do que acontece quando a criança passa todo o tempo brincando sozinha no computador.”
Por Larissa Alvarez
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'