Anorexia e bulimia são assuntos importantes no diálogo entre pais e filhos. Para se ter uma idéia da gravidade desse transtorno psicológico, somente a anorexia nervosa atinge cerca de 1% da população de adolescentes e adultos jovens do sexo feminino.
De acordo com o cirurgião dentista, Raul Azuaga, o primeiro sinal tanto da anorexia quanto da bulimia na boca é a maior incidência de cáries, que aumenta 40% em ambos os casos, além da erosão, principalmente nos dentes anteriores.
Mas não é só isso. Portadores desses transtornos alimentares apresentam erosão do esmalte adjacente de dentes restaurados com amálgamas, hipersensibilidade dentária, problemas na gengiva e podem também apresentar bruxismo, hábito de ranger os dentes durante a noite que provoca desgaste, dores de cabeça, na mandíbula, nos ouvidos e na nuca.
Azuaga destaca que sob o aspecto técnico não há diferença no trabalho de restauração, mas a reconstituição dos dentes melhora a auto-estima e ajuda o paciente a se recuperar do transtorno. Ele afirma que entre pessoas com anorexia ou bulimia muitos dos problemas nos dentes são causados pela mudança do PH da boca.
No caso dos anoréxicos, explica, a excessiva diminuição de saliva na boca, devido ao uso de medicamentos para reduzir o apetite, eleva o risco tanto do surgimento de cáries, como de problemas periodontais, pois a salivação tem o papel de lavar os dentes.
Já nos bulímicos, os sucessivos vômitos provocados aumentam a acidez bucal causando desgaste em toda a estrutura dental. Diante dessa nova realidade que tem os padrões atuais de beleza como uma importante causa, para Azuaga hoje mais do que restaurar e devolver a função da mastigação, o dentista tem a função de trabalhar a auto-imagem do paciente.
Ele conta que quando percebe que se trata de uma pessoa com transtorno alimentar é importante conversar com o paciente para mostrar que está correndo o risco de perder os dentes. “Isso faz com que se tornem mais cuidadosos com a higiene e ajuda na recuperação do equilíbrio”, conclui.
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'