Foto: divulgação
Antes de mais nada, uma pergunta: por que incentivar a criança a acessar um site e não ler um livro? Stela tem a resposta na ponta da língua. Ela diz que, atualmente, os pequenos estão familiarizados com o uso e manipulação de equipamentos eletrônicos desde muito cedo. Não é raro crianças passarem mais de três horas em frente a um computador. Porém Stela afirma que O Pequeno Leitor não substituiu o livro, mas é sim uma ferramenta de incentivo a leitura complementar ao livro. "Quero mais é que a criança saia do site e sinta prazer em entrar numa livraria. Ou que saia de uma livraria e queira "passear" no site para ler", diz.
Como funciona
O site usa ferramentas como histórias animadas, com legendas e áudio. Ao se cadastrar no site a criança ganha um amiguinho imaginário, personagem que ficará o tempo todo ao seu lado, dando dicas de navegação e estimulando-a a voltar ao site.
A partir do momento que a criança for interagindo no O Pequeno Leitor, ela poderá: armazenar seus contos favoritos na sua própria "Estante de Histórias", guardar os itens colecionáveis que ganhou ao longo das atividades do site na sua "Estante de Tranqueiras" e ainda terá também o seu "Baú de palavras" que um dicionário que vai enriquecer o seu vocabulário com palavrinhas novas e diferentes. Ao criarem suas próprias histórias, os pequenos podem publicá-las, dividi-las e até mesmo indicá-las aos amiguinhos virtuais, formando assim um "Clubinho Literário". A ideia é trocar experiências e formar multiplicadores da leitura.
Outro detalhe bacana é a participação dos pais que recebem via e-mail todas as historinhas que seus filhos criam. Para não perder nada do desenvolvimentos dos pequenos!
Por Larissa Alvarez
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'