Foto:Istock
Fazer a lista de convidados de casamento não é uma tarefa fácil, existe a necessidade de lidar com a expectativa dos noivos, dos familiares e algumas vezes é necessário cortar pessoas para se enquadrar no orçamento. “Sejamos francas: esse assunto é o ponto alto da organização de um casamento, não é? Ela é a responsável por gerar muitos desconfortos e até brigas na família. Para não sofrer com essa situação, é fundamental saber o que considerar nesse momento”, fala a psicóloga especialista em noivas Bruna Pereira, do canal Virei Noiva.
Algumas dicas são essenciais para transformar esse momento de tensão, em um aliado para a festa dos sonhos. Veja também um modelo de lista de convidados de casamento no Excel.
1 Considere o orçamento
Você já parou para pensar qual é a verba disponível para o seu casamento? Esse é o primeiro passo para saber quantos convidados você pode chamar. “Acredite: você não vai se arrepender de colocar esse como primeiro passo, pois assim você aprende a andar com as suas pernas. Ficar com dívidas depois do casamento não é o caminho ideal”, indica Bruna.
2 Comece listando a família
Esse é o primeiro passo, principalmente porque algumas noivas saem listando vários amigos e esquecendo aquele tio super especial. “O ideal é criar um mecanismo para que você não se esqueça de ninguém, seja por ordem alfabética, árvore genealógica ou qualquer outro método (começando do mais antigo, como sua bisavó, por exemplo)”, fala a psicóloga.
3- Jogue limpo sobre a lista de convidados de casamento
Sejamos francas: não dá para chamar todo mundo – isso é fato. Para não deixar a situação delicada ou até mesmo desagradável, nada melhor que começar jogando limpo.Para não se estressar com nenhum dos grupos envolvidos, o ideal é ter equilíbrio. “Se você está ganhando o casamento dos seus pais, é bom conversar e explicar que isso não significa que eles possam chamar quem quiserem. O ideal é justamente o meio do caminho: eles convidam uma parte e dão certa autonomia para os noivos”, ensina Bruna.Se vocês estão pagando o casamento, seus pais também devem ter a liberdade de chamar os amigos mais próximos. Assim vocês evitam muitos desgastes e todos ficam felizes.
Foto:Istock
Uma cerimônia de casamento é um momento para ser compartilhado com quem realmente é importante. Portanto, não sinta peso nenhum na consciência em cortar quem é menos próximo, pois você vai mesmo precisar fazer uma seleção criteriosa.A psicóloga Bruna Pereira, ensina uma série de perguntas que você deve se fazer antes de convidar alguém para o casamento. “Uma boa dica é criar uma tabela e sinalizar o nível de importância que essa pessoa tem para o casal”, fala Bruna.
Esse programa fantástico pode ajudar muito você nesse momento. É isso mesmo: ele conta com muitas maneiras de agilizar a organização de um ponto tão importante como esse. “Nele você pode colocar uma ordem de importância, selecionar quem vai para o chá de lingerie, a entrega dos convites e vários outros detalhes”, conclui Bruna.
Por mais difícil que a seleção seja, não é uma tarefa de outro mundo, não é mesmo? Você consegue se programar e escolher as pessoas mais queridas para compartilhar esse momento tão especial e tem certeza que está ao lado das pessoas mais queridas. Veja aqui um modelo de lista de casamento no Excel do site do analista de sistemas, com especialidade em Engenharia de Software Paulo Collares. Baixe aqui.
Orbiting: o término de namoro que está sempre presente
Artista cria 'prêmios' p/ homens que não fazem mais do que a obrigação
Recado para quem está sozinho neste dia dos namorados
5 dicas de presentes para namorados apaixonados por tecnologia
Os 5 signos mais fieis do zodíaco
Aplicativo te ajuda a cuidar do seu casamento de forma prática