Foto: Rafael França / divulgação Globo.
A carreira começou perto dos 15, como locutora e atriz de rádio-teatro. Depois, já começou a traduzir e adaptar peças literárias para o formato de rádionovelas. "Juntando rádio e TV, fui me entrosando na literatura dramática e aprendendo meu ofício. Por onde a vida foi me levando, eu fui me formando", declarou a atriz.
Na década de 1950 estreou nos palcos, com a peça "Alegres Canções nas Montanhas". E nesse palco conheceu o homem com quem viveria um feliz e longe relacionamento. Casou com Fernando Torres em 1953, com quem teve os filhos Fernanda Torres (atriz) e Cláudio Torres (cineasta).
Fernanda (mãe) foi a primeira atriz contratada pela extinta TV Tupi e por lá atuou ao lado de nomes como Cacilda Becker, Nathália Timberg, Sérgio Britto e Raul Cortez. Em 1964 fez seu primeiro filme, "A Falecida". Em 1982 ganhou os prêmios "Molière Especial" e de "Melhor Atriz" pelo desempenho na peça "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant". Na tevê, papéis em novelas como "Guerra dos Sexos" (1983), "Rainha da Sucata" (1990), "O Dono do Mundo" (1991), "Zazá" (1997) e "Belíssima" (2005) rechearam a carreira de Fernanda com personagens inesquecíveis.
Nas telonas, atuou em sucessos como "Eles Não Usam Black-Tie" (1980), "O Auto da Compadecida" (2000), "Redentor" (2004), "Casa de Areia" (2005) e "O Amor nos Tempos do Cólera" (2007). Mas foi com "Central do Brasil" (1998), que ela desenhou um marco (e sua marca) no cinema brasileiro. O drama rendeu indicações ao "Oscar" e ao "Globo de Ouro". Pelo filme, ganhou um "Urso de Ouro", no Festival de Cinema de Berlim.
[galeria]
"Não tenho nada com essa fantasia de grande dama do teatro ou da televisão. Tenho uma vida de trabalho, ofício. O que possa ter da chamada 'boa imagem' não é para ser uma imagem, é resultado de uma consciência", afirmou recentemente com uma lucidez invejável.
Sem falsa modesta, é dona de uma carreira invejável, impecável. E nem pensa em parar. Já foi escalada para a próxima novela das oito, "Passione", que vai substituir a recente "Viver a Vida". Além disso, vai trabalhar com o filho Claudio Torres, em mais um filme.
Por Sabrina Passos (MBPress)
Pai de Meghan Markle diz que ela está apavorada com a vida de realeza
Os jogadores mais gatos da Copa do Mundo 2018
10 coisas que Meghan Markle não pode fazer por ter casado com Harry
Os 10 atores mais gatos da novela 'Segundo Sol' + Instagram de todos!
5 novidades para esperar de "Segundo Sol", nova novela das nove
Met Gala 2018: todos os looks e novidades do Baile do Met