Miguel (Mateus Solano) com os filhos que teve com Luciana. Foto: Alex Carvalho/ divulgação Globo.
Que as novelas pecam pela previsibilidade, isso todo mundo sabe. Mas em Viver a Vida, a coisa toda ficou ainda mais complicada. As novidades, durante toda a novela, se dividiram nos depoimentos no final de cada dia da trama e, claro, no destaque de personagens que começaram pequenos e se tornaram gigantes. De resto, tudo simples, redondo, como viver a vida deveria ser.
No último capítulo da novela de Manoel Carlos, que vai ao ar nessa sexta (14), o óbvio reina - leia-se ‘casamentos e nascimentos’. Helen e Ricardo e Ariane e Jorge sobem ao altar juntos, sob o olhar atento dos amigos Helena e Bruno. Final feliz para as três amigas. Luciana, também feliz da vida, dá luz a gêmeos, frutos do amor com o apaixonante Miguel. Os filhotes irão ao desfile de moda onde a mamãe cadeirante é estrela, ao lado da top Helena.
Se no meio da novela, Gustavo ganhou destaque, com a ótima atuação como o canalha apaixonado pela prima (e pela esposa), no final, ele não poderia ficar sozinho. Depois de passar uns dias sem Betina, se rende e pede desculpas à esposa. A ex não resiste ao charme do mulherengo convertido. Malu fica com Carlos, claro.
Outro que passou a novela toda como "canalha light", como José Mayer mesmo define, foi Marcos. Ganhou filho, neto, amante, esposa, ex-mulher, tudo numa novela só. Como será que ele termina na trama? Com Tereza, claro. Ela até tentou dar uma chance ao francês Jean, mas o amor da vida gritou bem mais alto. E Marcos acabou se dando bem.
Na dúvida se ele ainda é pai do filho de Dora? O segredo de Manoel Carlos vazou e a gente adianta. O menino é filho de Maradona mesmo. E até a malvadinha Rafaela, ganhará um pai. O argentino boa gente vai registrar a menina como filha - e tudo indica a formação de uma família feliz. Com mais uma gravidez!
O que vai esquentar o último capítulo é a tentativa de Mia e Neto fazer amor. Adivinha quem estraga tudo? Isabel, é claro. A menina certinha vai ter que esperar a próxima trama para perder a virgindade.
A emoção deve ficar por conta da conversa entre Helena e Tereza. "Nunca seremos amigas, Helena. A maior mágoa da minha vida, aquela que jamais se apagará, jamais será esquecida - eu devo a você. Sei que não foi de propósito e que se você soubesse o resultado, não teria feito, mas… Meu coração de mãe, ao mesmo tempo em que sabe perdoar, também é difícil esquecer quando alguma coisa atinge um filho", é uma das falas de Tereza.
A top, apagada na novela t-o-d-i-n-h-a, vai ouvir poucas e boas da mãe de Luciana, que se destacou na trama como a mãe amiga e protetora. Deixou a amargura do começo da novela de lado e se tornou a preferida de grande parte do público. A discussão entre ela e Ingrid, há algumas semanas, foi o ponto alto da interpretação das duas grandes atrizes, Lilia Cabral e Natália do Vale. Ela, infelizmente, não "perdoa" completamente a atitude dos filhos. A vilã pegou tão forte que não largou mais. Aliás, destaque total para a família dela na novela.
Por Sabrina Passos (MBPress)
Pai de Meghan Markle diz que ela está apavorada com a vida de realeza
Os jogadores mais gatos da Copa do Mundo 2018
10 coisas que Meghan Markle não pode fazer por ter casado com Harry
Os 10 atores mais gatos da novela 'Segundo Sol' + Instagram de todos!
5 novidades para esperar de "Segundo Sol", nova novela das nove
Met Gala 2018: todos os looks e novidades do Baile do Met