Hímen complacente

qua, 15/04/2009 - 15h12

Hímen complacente

Antigamente era comum deixar o lençol manchado de sangue na noite de núpcias, pois a maioria das mulheres se casava virgem, caso contrário o casamento correria o risco até de ser anulado. Mas ter hímem não é sinal de virgindade se observarmos o hímem complacente. Mulheres que tem hímem complacente tem muita elasticidade no hímem e este volta ao normal depois do ato sexual. Apenas se rompe na ocasião do parto normal, pois a pressão é maior do que a penetração.

Hoje em dia, para muita gente ter o hímen ainda é sinal de virgindade. Mas quem pratica sexo oral e anal, pode ser considerada virgem? Polêmicas a parte, a questão é que existe uma pequena parcela de mulheres que já teve relações e ainda mantém a membrana, essa irrigada por pequenos vasinhos de sangue que se estouram.

"O hímen complacente não sangra na primeira relação. Antes isso gerava muito preconceito e problemas, pois as pessoas achavam que toda mulher virgem devia sangrar", diz Sueli Raposo, ginecologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica

Isso acontece por uma simples razão. Conforme a ginecologista Rosa Maria Neme, o hímen é uma membrana elástica. Entretanto, o complacente tem muita elasticidade e volta ao normal depois do ato sexual. Apenas se rompe no parto normal, pois a pressão é maior do que a penetração.

Este caso não indica que a mulher tenha alguma doença ou mesmo precise fazer uma cirurgia. Ela só é necessária quando não se consegue ter relações sexuais por causa da dor, quando é feita uma pequena incisão para abrir a membrana. Este tipo de procedimento cirúrgico é ainda mais indicado para hímens imperfurados.

"É sim preciso fazer a cirurgia, pois o hímen tem que ter uma abertura por onde saem as secreções e a menstruação. A membrana cobre toda a entrada da vagina e prejudica também as relações sexuais. Se for imperfurado, o sangue fica coletado causando muitas dores e podendo levar a infecções", explica Sueli Raposo.


Rosa acrescenta que a operação deve ser feita antes da primeira menstruação, logo na puberdade. "Mas como muitas pré-adolescentes apenas vão ao ginecologista após o início da menstruação, o diagnóstico é feito sempre depois".

Segundo a ginecologista, a cirurgia é simples. Enquanto a mulher está sedada é feito um pequeno corte e pontos, que cicatrizam em pouco tempo. No mesmo dia, ela já pode ir para casa.

Por Juliana Lopes

42 comentários no Vilaclub

Comente!
Miguel DAvila
sex, 08/08/2014 - 15h34 - reportar abuso

Hímen é um mito. Não existe em nenhuma espécie de primatas. Homens e muitas mulheres acreditam, outros são calados, e no passado a mulher tinha que encenar defloramento. São muitas as formas de dissimulação e encenação, algumas até lamentáveis. Um caso deplorável foi de uma mulher que uma ginecologista deu pontinhos no introito vaginal, e a primeira vez com o noivo, que era para ter sido um momento de linda intimidade e prazer, tornou-se difícil para ambos e doloroso para ela.

responder ao comentário
deborah
dom, 22/06/2014 - 22h26 - reportar abuso

tive minha primeira relação meu namorado disse que ouve a penetração mais eu não sentir so sentia dor muita dor tem algum remedio que me deixe mais calma e relaxada pra mim não sentir mais dor se eu ter outra relação pode ocorrer a dor novamente nunca fui a um genecologista sei que tenho que marca um consulta mais falta tempo pq moro no interior e e tudo longe espero há Resposta Bjus

responder ao comentário
Marcos rodrigues de oliveira
ter, 25/03/2014 - 03h09 - reportar abuso

A se eu posso; é tudo que quero.

responder ao comentário
thayna ...
ter, 10/12/2013 - 10h39 - reportar abuso

tenho uma vida sexual ativa mas ah maioria das vezes que transo parece ser ah primeira vez mas nao ah sagramento e ja faz 3 anos que perdi a virgindade nao entendo como volta ao normal em pouco tempo ...sera que alguem pode me ajudar a entender issu? agradeço ....

responder ao comentário
maria eduarda
seg, 01/07/2013 - 11h55 - reportar abuso

quando uma pessoa tem um himem complasente pode-se enfia o dedo depois que se perde a virguindade ? e quando a pessoa tem uma vida sexual ativa pode doer todas as vezes ? e todas as vezes si a pessoa tiver tido relaçao no dia anterior e tiver no outro dia vai sentir a sensaçao de esta virguem do mesmo jeito?

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas